“
PLANO DE PRODUÇÃO
Nome: Orquestra de Câmara do Minho (OCM)
Endereço: Avenida Central, n.º 100 | 4710-229 Braga
Telf.: 253 601 341 Fax: 253 213 907
Responsável pela Produção: Rui Feio
Tlm.: 964 438 197 E-mail orquestra.minho@gmail.com
Data: 18 de Fevereiro de 2008 Hora: 21h30
Duração do Concerto: (+/-) 1 hora Intervalo: Não
Ficha Técnica do Concerto:
Local: Salão Medieval da Universidade do Minho, Largo do Paço, Braga
Ensaio de colocação: 18 Fevereiro 2008 – 20h15
Ensaios: Quinta, 14 de Fevereiro ? 20h30 às 23h30
Sexta, 15 de Fevereiro ? 20h30 às 23h30
Sábado, 16 de Fevereiro ? 17h00 às 19h00 e 20h30 às 22h30
Historial resumido da Orquestra de Câmara do Minho
A Orquestra de Câmara do Minho é formada por cerca de 32 jovens músicos, intérpretes do novo panorama musical português, todos com formação de nível superior em prestigiadas escolas portuguesas e estrangeiras. Pretendendo constituir-se como uma estrutura permanente da Universidade do Minho com a colaboração da Fundação Bomfim, nasceu de uma vontade expressa de dar oportunidade a jovens músicos de relevo no novo panorama musical português e contribuir para a divulgação da música portuguesa em particular
Fundada por iniciativa da Prof.ª Doutora Elisa Lessa (Universidade do Minho), sua Directora Artística, a Orquestra de Câmara do Minho já se apresentou com prestigiados solistas, como Ilya Grubert (violino), Luís Pipa (piano) e Sara Braga Simões (canto). Sob direcção do maestro Vítor Matos, a Orquestra interpretou o Requiem de W.A. Mozart na Igreja do Mosteiro de Tibães tendo como solistas os cantores Magna Ferreira, Picky Resende, Fernando Guimarães e João Merino e o Coro da Academia de Música de Viana do Castelo. O mesmo maestro dirigiu a Orquestra no Dia do Município de Ponte de Lima, sendo interpretadas a Sinfonia n.º 31 em Ré Maior, KV 297 (“Paris”) de Wolfgang Amadeus Mozart e a Sinfonia n.º 7 em Lá Maior, op.92 de Ludwig Van Beethoven. No 33.º Aniversário da Universidade do Minho, a Orquestra foi dirigida por Pedro Carneiro que interpretou na marimba a “Suite D’Aquém e D’Além Mar” de Eurico Carrapatoso, num concerto gravado pela Rádio e Televisão de Portugal (Antena 2). Com a direcção do maestro Luís Filipe Machado, a Orquestra apresentou-se no Concurso Internacional de Instrumentos de Arco ”Júlio Cardona” na cidade da Covilhã.
O maestro norte-americano Toby Hoffman dirigiu a Orquestra de Câmara do Minho em dois concertos que decorreram nos Pólos de Braga e Guimarães da Universidade do Minho, tendo sido interpretadas obras de Arvo Pärt (Fratres para orquestra de cordas e percussão), J. Sibelius (Suite para orquestra op. 46 – Pelléas et Melisande) e F. Mendelsshon-Bartholdy (Sinfonia nº 4 em Lá Maior op. 90 ”Italiana”).
Mais recentemente, a 20 de Novembro passado, a Orquestra, dirigida pelo maestro Luís Filipe Machado, interpretou obras de Alexandre Delgado (Prelúdio) e de Wolfgang Amadeus Mozart (Sinfonia No. 41 em Dó Maior, K551 – ”Júpiter”) num concerto inserido na Conferência de Alto Nível sobre Nanotecnologias, organizada conjuntamente pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Comissão Instaladora do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) e as Direcções-Gerais de Investigação, Tecnologia e Desenvolvimento e da Sociedade da Informação e Media, ambas da Comissão Europeia. A conferência, realizada no âmbito da Presidência Portuguesa da UE, contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, José Mariano Gago, da Ministra da Educação e Ciência de Espanha, Mercedes Cabrera Calvo-Sotelo, da Comissária para a Sociedade da Informação e Media, Viviane Reding e do Comissário para a Investigação, Janez Potočnik.
Currículo do maestro
TOBY HOFFMAN
Nos Estados Unidos dirigiu vários e prestigiados eventos musicais, nomeadamente em Aspen, Ravinia, Saratoga, Chamber Music Northwest, Marlboro e La Jolla and Seattle. A nível internacional, marcou presença em diversos concertos em Salzburgo (Áustria), Taipei (China), Consonances (França), Nápoles, Cremona e Milão (Itália) e Wigmore Hall (Londres), entre outros locais.
Tendo dirigido as orquestras de Philadelphia, Buffalo Philharmonic, Florida Orchestra e Orquestra de Câmara de Praga, Toby Hoffman participou com a Sociedade de Música de Câmara do Lincoln Center, a solo ou acompanhado com Alice Tully Hall.
Recentemente, dirigiu no Festival de Salzburgo a Orquestra de Filadélfia e Charles Dutoit e no La Scala de Nova Iorque tocou música de Câmara com o pianista Maurizio Pollini.
Toby Hoffman é membro do Comité Artístico de Bargemusic em Nova Iorque. Anualmente, é responsável pela programação de cerca de 30 concertos de música de câmara.
Desde há dois anos, é artista residente na Universidade de Harvard e membro das Faculdades de Carnegie-Mellon University e da Steans Institute at the Ravinia Festival. Paralelamente, orienta numerosas master-classes em prestigiados conservatórios de todo o mundo, tal como na Manhattan School of Music em Nova Iorque e no Conservatório Sweelinck de Amsterdão (Holanda).
A sua discografia inclui uma recente gravação em música de câmara francesa com Andre Previn, na BMG, e vários trabalhos de música de câmara de Mozart com o violinista Salvatore Accardo, incluindo seis quintetos para duas violas, e também duos de violino e viola, a Sinfonia Concertante para Violino, Viola e Orquestra. As suas gravações podem ser encontradas em diferentes editoras discográficas, como a CRT, Phillips, Sony, Nuova Era, Dynamic, Arabesque e Teldec.
Toby Hoffman trabalhou com o maestro Jorma Panula, que foi professor da maioria dos jovens maestros como Esa-Pekka Salonen e Jukka-Pekka Saraste. Dirigiu Orquestras como Moscow Symphony Orchestra, Plzen Radio Symphony, Vaasa City Symphony, Kuopio City Orchestra, The Verona Sinfonietta, the Chamber Orchestra of Crevillente (Espanha) e Amsterdam Chamber Orchestra.
Currículo da directora artística
ELISA LESSA
Doutoramento em Ciências Musicais, área de Ciências Musicais Históricas, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a classificação máxima.
Mestrado em Ciências Musicais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a classificação de Muito Bom.
Licenciatura em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Professora Associada do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, com provimento definitivo desde Outubro de 2003.
Directora do curso de Mestrado em Estudos da Criança, especialização em Educação Musical, da Universidade do Minho (desde 2000). Coordenadora de Investigação, área de Estudos Artísticos do Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho (desde 2000). Directora Pedagógica do Conservatório de Música Companhia da Música, da Fundação Bonfim (desde 2001). Directora da Revista de Educação Musical da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM). Presidente da Associação Portuguesa de Educação Musical ( de Setembro de 2004 a Janeiro de 2007).
Directora do Departamento de Expressões Artísticas e Educação Física.(2000/2004).
Directora do Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Musical (1996/2000). Directora do curso de Licenciatura em Ensino Básico (1998/2000).
Professora Auxiliar da Universidade do Minho (desde 1998).
Assistente da Universidade do Minho (desde 1992). Assistente Estagiária da Universidade do Minho (desde1987).
Professora de Formação Musical e História da Música do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (1982/84). Membro da Comissão Instaladora da Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (1982/84).
Professora Efectiva de Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico (1976/82) e 1984/87).
Autora de diversas publicações nacionais e estrangeiras em revistas especializadas nos domínios da Musicologia e da Pedagogia Musical, publicou cerca de 40 artigos científicos em revistas portuguesas e estrangeiras. Tem editado obras de Música Portuguesa e em especial obras de música Portuguesa para a Infância. Recentemente coordenou e apresentou a proposta do Curso de licenciatura em Música, aprovado pelo Senado Universitário da Universidade do Minho. Directora Artística de inúmeros eventos artísticos da cidade de Braga, incluindo concertos, recitais, colóquios e masterclasses internacionais, fundou em 2006 a Orquestra de Câmara do Minho, sendo a sua Directora Artística.
Membro de Júris de Mestrado e de Doutoramento, orientou e continua a orientar vários mestrandos e doutorandos em Estudos da Criança, especialização em Música.
Coordena o seguinte projecto de investigação: Inventariação e Estudo do repertório musical português para a Infância.
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Telef. 253 601109
Fax. 253 601105
gcii@reitoria.uminho.pt