Publicado em Deixe um comentário

Três foi a conta que o Andebol fez







Fotos brevemente disponiveis online no UMDicas





 

A cidade beirã da Covilhã foi o palco para mais um TA de andebol, TA esse que decidiria quem iria acompanhar a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) na viagem até à Fase Final dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNUs), que este ano se vão realizar em Aveiro.

 

Com seis equipas inscritas e divididas por dois grupos, o quadro competitivo ficou organizado da seguinte forma: AAUMinho, como cabeça de série no Grupo B, iria defrontar a Associação Académica de Aveiro (AAUAv) e a Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg).

 

No Grupo B, coube ao IPLeiria o papel de cabeça de série, tendo como adversárias as equipas da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) e da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).

 






Edu, como sempre, em GRANDE

 

Fase de Grupos

 

A primeira partida do dia colocou frente a frente as equipas da AAUBI e do IPLeiria. Foi um embate equilibrado no qual acabou por sair vencedora a equipa com mais determinação: a AAUBI. 12-10 foi o resultado final.

 

A AAUMinho entrou logo de seguida em acção. Frente a uma aguerrida equipa da AAUAv, os minhotos entraram displicentes e não fizeram jus à história da camisola que envergam. Ao intervalo os aveirenses venciam por sete golos. No segundo tempo, com outra atitude e um raspanete pelo meio por parte do Técnico Gabriel Oliveira, os atletas da AAUMinho lá puxaram pelos galões e conseguiriam empatar a partida a 23-23, resultado esse com o qual se encerrou a contenda.

 

Contra a AAUAlg, os minhotos entraram em campo com outra atitude e levaram facilmente de vencida por 16-10 o frágil conjunto algarvio. Na outra partida do grupo, a AAUAv venceu também ela com facilidade a AAUAlg por 18-11.

 

Contas feitas, os aveirenses venceram o grupo, tendo os minhotos sido relegados para o segundo lugar. No grupo A, a AAUBI foi a grande vencedora ao empatar a 11-11 com a AAUTAD, beneficiando assim de um melhor ?goal average? sobre os trasmontanos, que haviam vencido o IPLeiria por 15-14.

 





A tradicional luta entre pivot e defesas

 

Meias-Finais, Final e muita emoção…

 

Nas meias-finais AAUMinho e AAUAv passaram do papel para a prática o seu favoritismo, impondo o seu andebol de melhor recorte técnico à AAUBI e à AAUTAD. Os minhotos venceram os beirões por 17-12, enquanto que por sua vez os aveirenses despacharam os transmontanos com um 18-13 final.

 

A final iria ter então um certo “dejá-vous”… ou talvez não. Conscientes de que não poderiam sobrestimar os seus adversários, os minhotos entraram a todo o gás na partida, controlando com rédea curta o comando das operações. Desta forma, e sem ser necessário outro puxão de orelhas, os atletas da AAUMinho levaram de vencida os seus opositores por 24-19, alcançando assim o pleno dos três TAs de 2007/08.

 






Niko, lateral direito da AAUMinho, prepara-se para mandar mais uma bomba para o fundo das redes

 

Para o fim estava no entanto reservado o melhor. No jogo de atribuição do 3º e 4º lugar, AAUBI e AAUTAD iriam disputar entre si a ultima vaga que dava acesso à Fase Final dos CNUs. Numa partida extremamente emotiva e muito disputada, a AAUBI a jogar em casa acabou por levar a melhor e venceu a sua congénere transmontana por 16-15, reservando desta feita o seu lugar na Fase Final.

 






Atletas da AAUBI celebrando a qualificação para os CNUs

 

Gabriel Oliveira, técnico da AAUMinho, no final da prova confidenciou ao UMDicas que “ambos os objectivos para este TA foram alcançados: vencer sem derrotas e observar alguns jogadores que ainda nunca tinham jogado pela AAUMinho”.

 

Quando questionado acerca das diferenças entre o primeiro jogo frente à AAUAv e à final, o técnico minhoto resumiu tudo numa só palavra: “Atitude”.

 






Gabriel Olveira, técnico da AAUMinho, “puxando as orelhas” aos seus atletas no desconto de tempo pedido na primeira partida que ôpos minhotos e aveirenses. 

 

Para finalizar, perguntámos quais seriam os objectivos para a Fase Final, algo a que Gabriel Oliveira respondeu da seguinte forma: “Para os CNUs, o nosso objectivo, e os jogadores sabem disso e não lhes passa outra coisa pela cabeça, é sermos campeões!”

 

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves


 
            “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *