“
A AAUMinho arrecadou as primeiras medalhas de ouro da temporada, dois ouros e um bronze foi o resultado da excelente prestação da equipa minhota nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de Corta-Mato que decorreram no passado dia 8 de Março em Stª Iria da Azóia, Loures. Ercília Machado e Filomena Costa foram ouro e bronze respectivamente na prova feminina, o outro ouro veio do colectivo, que amealhou 127 pontos.
Na prova feminina, na qual participaram 12 atletas de cinco IES, a UMinho esteve presente com duas atletas que efectuaram uma prova de grande nível. Apesar de algumas ausências importantes, como foi o caso de Jéssica Augusto e Laura Silva, a eficácia feminina foi quase 100%. A formação minhota venceu a prova através de Ercília Machado (Eng.ª Biológica) que fez a prova em 11:13.21s, arrecadando ainda o 3º lugar com Filomena Costa (Enfermagem) com o tempo de 11:13.42s., trazendo para a UMinho o bronze. A outra atleta a subir ao pódio foi Joana Costa da UP que levou a prata para a invicta.
Na prova masculina, os atletas da UMinho não seguiram o exemplo feminino, pois não conseguiram qualquer medalha, mas embora não tivessem subido ao pódio, a classificação foi excelente. Como nos referiu o técnico, Paulo Ferreira ”este é um ano em que os atletas estão a preparar a participação no Mundial Universitário de Corta Mato e o nível era de topo. Termos conseguido estas classificações individuais e vencer colectivamente foi muito bom e sintomático da qualidade da equipa e dos seus elementos individuais”. Dos quatro atletas minhotos que participaram o melhor foi o José Silva (Eng.ª Electrónica) com 24:51.70s, conseguindo o 7º lugar, Miguel Ribeiro (Direito) com 26:13.75s, João Antunes (Eng.ª Gestão Industrial) com 26:51.16s e Nuno Couto (Física) com 26:55.82s, foram 9º, 10º e 11º respectivamente.
O vencedor da prova foi Bruno Albuquerque (IPP) com 23:30.71s, em 2º ficou o João Lopes (IPL) com 23:42.22s e 3º Hélio Fumo (AAULHT) com 23:53.23s. Terminaram a prova universitária 38 atletas masculinos de 13 IES.
Os atletas masculinos, ainda que não obtivessem nenhuma medalha individual foram muito importantes para a vitória colectiva, como refere o técnico ”a participação foi excelente pois é o 4º ano consecutivo que a UMinho vence o título colectivo no Corta Mato”. Neste CNU a Academia Minhota venceu assim mais um título colectivo de Corta-Mato com 127 pontos e a consequente medalha de ouro. Em 2º lugar ficou a UPorto com 91 pontos, em 3º a UAveiro com 52 pontos e em 4º UFP com41 pontos.
Com estes resultados, as alunas Filomena Costa e Ercília Machado estão já pré-selecionadas para o Campeonato Mundial Universitário de Corta Mato a realizar de 5 a 6 Abril em Mauquenchy, Forges-Les-Eaux (França).
Paulo Ferreira já antevê o próximo CNU, que é o de pista ao ar livre ”antevejo um CNU ao nosso nível. Relembro que tal como no corta-mato, há três anos que vencemos o título colectivo e vamos fazer tudo para trazer o tetra”.
O CNU teve ainda uma particularidade, foi organizado em conjunto com as finais nacionais de Desporto Escolar que juntou centenas de alunos do ensino básico e secundário de todo o país.
Ana Marques
anac@sas.uminho.pt
“