Publicado em Deixe um comentário

Futebol de combate rumo aos CNUs







                                                            Fotos disponiveis online na Galeria BIG




 

Após uma excelente performance no I Torneio de Apuramento (TA), no qual apenas soçobrou na final às mãos dos campeões nacionais (Instituto Politécnico de Leiria), os minhotos apresentavam-se em Viseu com claras aspirações a mais uma vez lutar pela conquista desta prova de qualificação, a última antes da Fase Final dos CNUs.

 

Colocada conjuntamente com a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) e a Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologias de Viseu (AEESTV) no Grupo A, tudo apontava para que neste, o futebol fosse “rasgadinho” (neste grupo ainda nenhuma das equipas tinha garantido o bilhete para os CNUs).

 

Por sua vez, no Grupo B, o IPLeiria apresentava-se como o mais forte candidato à passagem às meias-finais, sendo que a outra vaga sairia do duelo entre a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) (IPLeiria e AAUAv já estavam qualificadas para os CNUs).

 





Maka da UMinho, num salto à Matrix, evita uma entrada menos ortodoxa de um adversário da AAUTAD

 

Fase de Grupos… “sempre abrir”

 

Como seria de esperar, o Grupo A foi o mais disputado. AAUMinho e AEESTV, duas formações que já envergaram as insígnias de campeãs nacionais universitárias, apresentavam-se como candidatas à passagem, mas a outsider AAUTAD (com uma base assente em alunos de desporto) não deveria ser posta de fora da equação.

 

Na primeira partida do grupo, a AEESTV levou de vencida a AAUTAD por 2-1. O segundo encontro do dia iria opor os minhotos a transmontanos, no jogo do tudo ou nada para os últimos. Num jogo de futebol que acabou por ser mais disputado do que jogado, os nervos andaram sempre muito à flor da pele, sobretudo por parte dos transmontanos. No final, e após um empate a duas bolas, restava agora à AAUTAD esperar o desfecho entre o embate de ex-campeões.

 






João Costa apontando o golo do empate frente a Viseu

 

 AAUMinho a AEESTV tornaram a reeditar a final do CNU de 2004, e mais uma vez, após o término do tempo regulamentar, a partida terminou empatada 1-1. Se no primeiro tempo Viseu teve mais posse de bola, no segundo tempo tudo isto se inverteu, tendo mesmo a AAUMinho desperdiçado três claras oportunidades de golo.

 

Michael Varela, técnico dos minhotos, após o término da fase de grupos dizia-nos estar agradado com a performance da sua equipa. Varela afirmou: “faltou-nos um pouco de humildade e atitude no primeiro jogo, algo que não se repetiu no segundo, e ao qual juntámos uma excelente troca de bola”.

 

No outro grupo, e como seria de esperar, IPLeiria e AAUAv apuraram-se para as meias-finais. Após terem empatado 0-0, estas duas formações baterem respectivamente por 4-0 e 1-0 a AAUAlg, pelo que os leirienses conquistaram o primeiro lugar do grupo devido ao melhor goal average.

 





Messi celebra com os seus colegas de equipa o golo apontado ao IPLeiria

 

Meias-Finais, Final e CNU

 

Nas meias-finais, muitos golos e emoção. O duelo AAUAv/AEESTV proporcionou alguns casos que dariam muito que falar em alguns programas televisivos. No final, e após sete golos marcados (!) no total, A AEESTV levou de vencida por 4-3 a sua congénere aveirense.

 

Na outra meia-final, AAUMinho e IPLeiria proporcionaram um bom espectáculo de futebol, e também ele com muitos golos. A grande figura desta partida, e do torneio, haveria de ser João Costa (Educação) da AAUMinho, que apontou um hat-trick e ajudou desta forma de sobremaneira a que os minhotos reservassem um lugar na final e nos CNUs. O resultado desta partida após os 60 minutos   regulamentares foi um 4-2 favorável aos minhotos.

 

A final iria mais uma vez por frente a frente Viseu e AAUMinho. Foi uma partida jogada no limite, e na qual, mais uma vez, os atletas do interior demonstraram nem sempre ter as melhores atitudes competitivas. No final, e apesar de uma maior posse de bola por parte da AEESTV (em parte consentida, pois os minhotos procuram quase sempre jogar em contra-ataque), terminou tudo a zeros.

 






Esta foto retrata bem a forma nem sempre correcta com que os atletas de Viseu disputam os lances

 

Na lotaria das grandes penalidades, a sorte não quis nada com a AAUMinho. Com apenas um penalty para apontar, o guardião de Viseu brilhou mais alto e negou a vitória nesta TA aos minhotos.

 

No jogo do 3º e 4º lugares, o IPLeiria vingou-se na AAUAv, repetindo o score pelo qual havia perdido nas meias-finais: 4-2.

 

Apesar de mais uma vez ter ficado em 2º lugar num TA, Michael Varela mostrava-se visivelmente satisfeito e afirmou ao UMDicas que: “Os nossos objectivos foram alcançados: atingimos a final do TA e garantimos a qualificação para a Fase Final dos CNUs. Para a Fase Final vamos com a mesma postura que apresentamos em ambos os torneios, e jogar um jogo de cada vez.”

 






Michael Varela, técnico da UMinho, deu nota positiva à equipa neste TA

 

Quem se mostrava mais rejubilante era o avançado João Costa que agradeceu aos seus companheiros pelo contributo que tiveram na obtenção dos seus 5 golos, dedicando no entanto esta mão cheia de tentos às suas colegas do 1º ano de Educação.

 

Com AAUMinho, IPLeiria, AEESTV, UMadeira (apuramento directo) e AAUAv já qualificados para o CNU de Futebol, resta esperar pelo término dos regionais universitários de Lisboa e do Porto para saber quem serão as restantes equipas presentes em Aveiro na luta pelo ceptro de Campeão Nacional Universitário.

 

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

nunog@sas.uminho.pt
                    “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *