Publicado em Deixe um comentário

Voleibol feminino com categoria no III TA










 

Equipa Feminina

 

O objectivo da equipa feminina para este TA era só um, “Ganhar!”, nas palavras do treinador da equipa, Professor João Lucas. Integrando o grupo B com as Associações Académicas do Algarve (AAUAlg) e Beira Interior (AAUBI), as minhotas não tiveram dificuldades no primeiro dia para garantir o acesso à fase seguinte, vencendo os dois jogos por 2-0. Contra a AAUBI por 25-3 e 25-15 e por 25-9 e 25-8 sobre as algarvias.

 

No segundo dia de competição defrontaram-se as quatro melhores equipas do dia anterior, AAUMinho contra AAUAveiro e AACoimbra contra AAUAlg. Mais uma vez a AAUMinho não teve dificuldades em vencer o jogo por 2-0 (25-21 e 25-9) garantindo, assim, o seu lugar na final. A AAC cumpriu o esperado vencendo o seu jogo por 2-0. O que se antevia desde o início do TA cumpria-se assim: final entre AAUMinho e AAC.

 

O jogo da final foi totalmente controlado pela equipa da AAUMinho. No primeiro set a equipa começou melhor, tendo até uma vantagem de 11-3. Após um tempo técnico a AAC aproximou-se para 12-11 mas depois, uma AAUMinho com atitude personalizada e forte espírito de grupo dominou o resto do set vencendo por 25-18. O segundo set foi mais equilibrado, essencialmente até aos 15 pontos. A partir daí a AAUMinho ganhou vantagem, derrotando a AAC por 25-20. Em terceiro lugar ficou a AAUAv.

 

No final do TA o Professor João Lucas era um treinador satisfeito. “O objectivo da equipa foi cumprido brilhantemente”, afiançou Lucas. Lembrando a necessidade da presença no TA para garantir lugar nos CNUs, Lucas assegurou que “vínhamos para vencer apesar de bastar estar cá. Conseguimos o apuramento da melhor maneira”, concluiu. Para os CNUs Lucas garante que “a partir de agora é treinar mais um bocado para vencê-los”

.

Já a capitã de equipa, Catarina Dias, promete que “a equipa nos CNUs fará tudo para ganhar”.

 






Equipa Masculina

 

À partida para o TA, o treinador da equipa masculina, Francisco Costa traçou como objectivo “a rotação da equipa”. Garantido o apuramento para os CNUs no último TA, em Aveiro os atletas do Minho aproveitaram a competição para “melhorar aspectos da equipa em situação de jogo”.  

 

Inserido no grupo B com a AAUAveiro (AAUAv) e o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), a AAUMinho terminou a fase de grupos em segundo lugar. No primeiro jogo, contra o IPC, antevia-se um jogo equilibrado e isso verificou-se. Os minhotos perderam por 2-0 (25-23 e 21-25), muito por causa do bloco, que não funcionou, e os remates dos pontas que várias vezes foram anulados ou concluídos para fora. No segundo jogo do dia, decisivo para o apuramento para a fase final, as duas equipas, AAUMinho e AAUAv sabiam que quem vencesse seguia em frente. A AAUMinho foi mais forte, corrigiu os erros do jogo anterior e venceu por 2-0 (25-21 e 25-18).

 

A meia-final foi uma reedição do II TA, AAUMinho contra AAUAlgarve. A equipa minhota precisou de jogar a negra para se apurar para a final, (12-25, 25-21 e 14-16) acabando a vitória por ser justa.

 

Contra o IPC a AAUMinho iniciou e terminou este TA, assim como no II TA. Se no II TA os atletas minhotos vingaram-se na final da derrota na fase de grupos, neste isso não se verificou. O IPC venceu a AAUMinho nos dois confrontos. Num jogo equilibrado mais no primeiro set que no segundo, o IPC venceu por 2-0 (25-20 e 25-14).

 

Para Francisco Costa os objectivos a que se tinham proposto foram atingidos. “Acho que foi muito positivo para alguns deles [atletas] este TA. Continuamos a ter caloiros na equipa, o que nos garante renovação com qualidade”, notou ainda o treinador da equipa masculina. Avaliando a participação nos três TAs, Costa julga que “é inédito, dois primeiros lugares e um segundo lugar, utilizando dezasseis atletas”. O capitão de equipa, Pedro Lenho, entende que perder o TA “foi importante para o futuro da equipa e para esta crescer”.

 

Para os CNUs o objectivo é “subir um lugar na classificação final, ou seja, de quarto para terceiro”, declarou Costa. Lenho é da mesma opinião que o seu técnico. “Acho que somos candidatos ao pódio”, garante.

 

Texto e Fotografia: José Ribeiro

zeribeiro13@gmail.com
            “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *