Publicado em Deixe um comentário

RUN: ”Instalações Interactivas”

    






RUN: ”Instalações Interactivas”


Fórum da Maia, Maia, entre os dias  29 de Março e 12 de Abril

 


Decorrerá entre o próximo dia 29 de Março e o dia 12 de Abril, no Fórum da Maia. Esta amostra apresentará os projectos realizados no âmbito do Mestrado, nos quais a componente interactiva constitui o denominador comum.


 

Estes trabalhos, que decorrerão, de segunda a sábado, entre as 15h00 e as19h00 e à quarta, entre as 10h00 e as 19h00,  contemplam, não só a vertente artística, como a vertente educativa e tecnológica.

Lista de Projectos em exibição:

Fenomena Visual
Uma performance e/ou instalação, na qual cada nota musical tem o seu lugar no mundo das cores. Os sons de um instrumento são traduzidos visualmente em tempo real a partir de software interactivo. A imagem é assim uma sintaxe pictural da música. Fonema Visual foi pensado para provocar reacções nos sentidos.

Autores:
Luis Miguel Cunha
Marta Duarte
Rui Figueiras

G7 – Galeria 7

G7- Acrónimo de Galeria 7 concretiza-se na construção e imediata exposição de obras efémeras, fruto do uso controlado de sete cores associadas a cada espectador/ autor. As obras serão elaboradas individualmente, porém, apresentadas como obra colectiva,resultado da interação humano-computador.

Autores:
Ana Sofia Oliveira
Carolina Oliveira

Human Puzzle

Apesar de visar um interface lúdico, pretende-se com este projecto estabelecer um ambiente típico da vivência em comunidade, em que são evocadas as emoções próprias das relações humanas e em que os mecanismos de comunicação são estimulados, de maneira a atingir um objectivo comum. A construção de um puzzle surge como uma analogia, em que cada pessoa ocupa um espaço físico que se complementa com o espaço de outras pessoas, permitindo assim uma construção ordenada e simultaneamente resolver em grupo o problema num ambiente virtual, por oposição à realidade, questionando desta forma o individualismo. O trabalho em grupo é recompensado com a apresentação de um vídeo. Neste caso a interacção humano-computador preveligia a interacção humano-humano.

Autores:
António Lopes
José Filipe Silva
Nuno Miguel Nogueira

Pink Music on FFsale 
InterActive Price
Venda de Faked flesh* a um preço variável, dependendo do número e proximidade dos observadores a uma escultura.

*VitorLS conceito atribuído a um material de escultura: parafina colorida com tinta de óleo.

Accidental Music (pink music)
Música interactiva e aleatória num espaço sensível ao movimento de pessoas. Através de uma webcam os observadores em movimento funcionam como actuadores do som ambiente da instalação. Ambientes sonoros Mutantes.Testagem em ambiente virtual (Second Life) actuação do sensor.

Autores:
Custódio Ricardino Lomba
Vitor Lago Silva

Virtually Brushing my Tooth

Este projecto é dirigido ao público infantil que “aprende” brincando, e pretende de um modo lúdico sensibilizar as crianças para a higiene oral. Recriamos a lavagem dos dentes com um dente de 70 cm, onde “passeiam” bactérias virtuais que as crianças terão que eliminar com a ajuda de uma escova, numa experiência audiovisual que pode mesmo ser feita em grupo.

Autores:
Cristina Sylla
Heduino Rodrigues 

YMYI – You Move You Interact

YMYI é uma instalação interactiva onde se pretende criar um diálogo corporal com um sistema artificial, do qual resulta uma performance sincronizada entre um corpo real e um objecto virtual. O projecto visa a exploração de um espaço onde o utilizador desenvolve um processo criativo com base nos gestos e movimentos do seu corpo.

Autores:
João Martinho Moura
Joaquim Jorge Sousa

mais informações em: http://www.mtad2008.org

 

________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Telef. 253 601109
Fax. 253 601105

gcii@reitoria.uminho.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *