Publicado em Deixe um comentário

Primeiro Workshop de NARRATIVA ESPACIAL EM INSTALAÇÕES AUDIOVISUAIS INTERACTIVAS

    






Primeiro Workshop de NARRATIVA ESPACIAL EM INSTALAÇÕES AUDIOVISUAIS INTERACTIVAS
15 a 19 de Abril de 2008
Universidade Católica Portuguesa, Porto


O Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa organiza o primeiro Workshop de Narrativa Espacial em Instalações Audiovisuais Interactivas. O workshop destina-se principalmente a estudantes do ensino superior artístico nas áreas das Artes Digitais, Multimédia, Audiovisual, Design, Tecnologias Interactivas, mas está também aberto a outras pessoas interessadas pela área.


O workshop insere-se na apresentação da instalação audiovisual “A Casa dos Afectos” que irá estrear no Auditório Ilídio Pinho da Universidade Católica Portuguesa às 21h45m no dia 17 de Abril de 2007. A Casa dos Afectos baseia-se e busca inspiração na obra do filósofo francês Gaston Bachelard, A Poética do Espaço. Nesta obra, Bachelard medita em termos filosóficos sobre o espaço onírico, abrindo caminho para a pesquisa do significado arquétipo do espaço vivido da arquitectura ao cinema. ?Uma casa que foi habitada,? afirma, ?não é uma casa inerte. O espaço vivido transcende o espaço físico.?


É esta a ?topophilia? que ?A Casa dos Afectos? vai buscar os seus pontos de referência. Os lugares da casa estão carregados das vivências e é justamente o recurso à memória afectiva que modelará a experiência de revisitação do espaço íntimo. Seguindo a inspiração de Bachelard, os sótãos são espaços de sonho e brincadeira, as caves lugares de receio, os cantos lugares de protecção. À parte isto existem os espaços pequenos onde a imaginação pode penetrar, gavetas e arcas onde se encontram os objectos com ?valor afectivo?. A possibilidade de sonhar o espaço íntimo, através da utilização do interface audiovisual, permite ao utilizador/actor atravessar as leis físicas do espaço cartesiano e criar mesmo espaços imaginários, ‘deformar’ as imagens e habitar dentro delas.
 
Workshop
O objectivo do workshop é estimular a discussão sobre o uso da narrativa espacial no desenvolvimento de instalações interactivas de forma a estimular a produção artística nesta área. Durante o workshop será explorado o espaço tridimensional como local de intersecção de múltiplas narrativas interactivas. O workshop propõe-se analisar vários exemplos de narrativa espacial desenvolvidos no âmbito do projecto de investigação ”Casa dos afectos” e produzir múltiplas variantes desenvolvidas pelos participantes.


Esta instalação apresenta a singularidade de aliar a disposição espacial de ecrãs de projecção à tecnologia de visão por computador, o que permite uma abordagem narrativa ao conteúdo audiovisual apresentado sem necessidade de qualquer outro interface a não ser o próprio corpo do visitante à medida que se desloca no espaço.
A partir da estrutura criada para esta instalação pretende-se que os 12 participantes do workshop se constituam em 3 grupos de 4 elementos cada produzindo em 3 dias uma peça narrativa interactiva que poderão ter em exibição durante o dia de sábado 19, aberta ao público geral.


A participação é gratuita mas limitada. A data limite para inscrição é 10 de Abril de 2008.


Os participantes deverão trazer computadores (laptops) e meios de gravação video (câmara ou telemóvel com câmara) e devem ter conhecimentos rudimentares de edição. Os trabalhos utilizarão a plataforma de programação e exibição da Casa dos Afectos e terão exibição pública em toda a tarde de sábado 19 de Abril. Os interessados deverão contactar: econdorcet@gmail.com <mailto:econdorcet@gmail.com> .
 
Agenda do Workshop:

  
Terça, 15 de Abril de 2008   
  
10h00-13h00   Eduardo Condorcet (Citar, Cambridge University)
 Narrativa e espacialidade 1: O espaço na escrita Maureen Thomas (Cambridge University), Eduardo Condorcet (Citar, Cambridge University)
 Narrativa e espacialidade 2: Distribuição narrativa na intersecção do espaço virtual com o espaço físico Giorgos Artopoulos (Cambridge University)
 Correlational Design:  Correlating digitally distributed Narrative to computational processes in Architecture Luís Sarmento, Pedro Baptista (Citar)
 Visão por computador: Desenvolvimentos das tecnologias de motion capture na performance e instalação. Luís Sarmento, Eduardo Condorcet (Citar, Cambridge University)
 Edição e Metatagging: A preparação de material audiovisual para a instalação interactiva.
  
  
15h00-18h00   Sessões de Trabalho em Grupo
 Desenvolvimento de conceitos interactivos ? Captura de Elementos Audiovisuais
  
  
Quarta, 16 de Abril de 2008
  
  
10h00-13h00   Sessões de Trabalho em Grupo
 Apresentação dos conceitos dos grupos seguido de discussão
 Produção I
  
  
15h00-18h00   Sessões de Trabalho em Grupo
 Apresentação dos conceitos dos grupos seguido de discussão
 Produção II
  
  
Sábado, 19 de Abril de 2008
  
  
14h30-17h30   Montagem
  
  
18h00-19h00   Apresentação Pública de Trabalhos
 Auditório Ilídio Pinho
 


Oradores
 
Maureen Thomas
– (screenwriter, dramatist, librettist and integrated media director) is a Senior Research Fellow of Churchill College, University of Cambridge, where her current practice-based research focuses on the spatial organisation of narrative, and interactivity in screen and performance media.  From 2004-2007 she produced three digital moving-image research productions for the EC FP6 project, ?New Millennium/New Media? www.ist-nm2.org/ <http://www.ist-nm2.org/> . In 1998, Maureen co-founded Cambridge University Digital Studio, where she was co-director of the MPhil in ?Architecture and the Moving Image? until 2006, when it was absorbed into the CU ?Screen Media and Cultures? MPhil, on which she is a core tutor and workshop leader. From 1986 ? 1998 Maureen taught screen-writing and supervised the development of creative projects at the National Film and Television School, UK, becoming a Head Tutor in 1993. Since 1998, as well as writing and directing, Maureen has held a Senior Creative Research Fellowship at the Interactive Institute?s Narrativity Studio, Sweden, been Visiting Artist at the Media Lab, University of Art & Design, Helsinki and Visiting Professor in Dramaturgy, Narrativity and Interactivity at the Norwegian Film School and Goldsmiths Digital Studios, University of London. She has published widely on the relationship between film and game fictions, is a member of the editorial board of the journal ?Digital Creativity? and an Expert Advisor to the European Commission?s Framework 7 INFSO.2E ?Digital Content & Knowledge Technologies? unit.


Giorgos Artopoulos – A qualified architect, explores the effect of conceiving form as ephemerally stabilized, a manifestation of the structure’s actualization, in the procedural design that impels its transformation from a definitive (e.g. conclusive) solution to a dynamic constellation of possibilities. He co-authored It’s a Parasite! interactive installation for the participation of Digital Studio, Department of Architecture, Cambridge University in the ‘International Biennale of Contemporary Art’, Czech National Gallery, Prague, 2005 and currently works on the House of Affects, an experimental installation, part of the PerFormaSpace project pursued at the University of Cambridge, UK (DIGIS) and Goldsmiths College London, U.C.L. (Digital Studios), and CITAR/EA-UCP, Portugal. A PhD Candidate in the Department of Architecture, Cambridge University, he worked as an architect in Greece and as a Research Assistant in the Department of Architecture, Cambridge University. He received the Best International Short Film award in ‘Mestre Film Festival’, Venice. His films were presented in the 11th and 12th ‘Biennale of Young Creators of Europe’, in the ’63rd Venice Film Festival, La Biennale di Venezia’, Venice and in many International Film Festivals and Exhibitions.

Eduardo Condorcet Ferreira Pais Mamede – nasceu em Coimbra em 1972. Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (especialização em Cinema) em 1995, obteve o grau de Master of Arts in Film na Leeds Metropolitan University (Reino Unido) em 2001, com uma tese dedicada à Narrativa e Novos Media. Efectuou um período de especialização na Hochschule für Film und Fernsehen ? Konrad Wolf em Potsdam-Babelsberg, arredores de Berlim, na Alemanha. Presentemente está em doutoramento em Arquitectura e Imagem em Movimento na Universidade de Cambridge, em Inglaterra, dedicando a  sua tese à confluência do corpo no espaço em teatro, cinema e instalações audiovisuais.



Eduardo Condorcet utiliza também a vídeo-art e a narrativa interactiva como forma de expressão artística Em 2002 estreou com António Coelho, a instalação vídeo Contos/M, na Galeria Municipal de Almada e na CM Macedo de Cavaleiros, tendo ainda realizado a instalação vídeo A Casa e a Escuridão, baseada no trabalho de José Luís Peixoto. Em Março de 2008 será apresentada A Casa dos Afectos, Instalação Narrativa Interactiva, no Auditório Ilídio Pinho, o Porto (projecto financiado pelo Instituto das Artes ? Transdisciplinares).


Desde 1999 que enquanto docente tem ensinado: Argumento; Escrita Criativa; Representação; Direcção de Actores; Análise de Personagem e Escrita Interactiva, para diversas universidades e outras instituições de ensino, incluindo: Escola Superior de Teatro e Cinema; Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto); Universidade Autónoma de Lisboa;  Escuela Internacional de Cine y TV em San Antonio de los Baños, em Cuba, Escuela Oficial de Teatro y Danza de Extremadura, Olivenza, Espanha e o Departamento de Arte e Comunicação da Universidade de Aveiro.


Luís Sarmento Ferreira – Docente convidado da Universidade Católica Portuguesa desde 2006. Colaborador no CITAR (Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes) da mesma instituição desde Março de 2005.
Licenciou-se em Som e Imagem na especialização de Artes Digitais na Escola das Artes da UCP.
No primeiro ano no CITAR esteve envolvido no projecto Porto Virtual no séc.XVI, uma reconstrução 3D de uma área da cidade do Porto. Actualmente trabalha no desenvolvimento de plataformas para a criação de narrativas não lineares em ambientes virtuais e reais.
Na Escola das Artes da UCP é docente da disciplina de Projecto Artístico no programa de licenciatura da Escola.
Neste momento os seus interesses prendem-se com o campo genérico das interfaces adaptativas/generativas no contexto da produção artística.
Pedro Baptista – teaches Art and Digital Communication ? MSc program on Digital Arts, at School of Arts – Portuguese Catholic University ? Porto, Portugal. Also teaches Web Pages Technologies at the graduate program.

He?s also researching at CITAR [Research Center for Science and Technology in Art] of the Portuguese Catholic University ? Porto, since June 2006. Currently working on House of Affects ? an interactive multimodal installation project (Computer Vision) and reshaping CITAR?s website.

His main interests focus on distributed artistic creation, hybrid digital systems (mixed physical and virtual), information sharing, interface design and information architecture representation.

Holds a graduate degree on Sound and Image, specializing in Digital Arts from the Portuguese Catholic University. Wins a study grant award from Portugal Telecom [2005] and a merit award by the same institution [2006]. Also holds a professional degree on Electronic Pre-Press Techniques, EU?s 3rd degree.
Beyond his academic work, he also develops graphic and web design projects as a freelancer since 1997. Also produces interactive installation and Net. Art projects over the last years.


________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Telef. 253 601109
Fax. 253 601105

gcii@reitoria.uminho.pt


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *