Publicado em Deixe um comentário

I Congresso VIVER AMBIENTE

    






I Congresso VIVER AMBIENTE


Complexo Pedagógico II, Campus de Gualtar, Universidade do Minho, Braga, dias 10 e 11 de Abril


 


VIVER AMBIENTE, que terá como tema as alterações climatéricas, pretende debater as preocupações e a intervenção dos jovens para com as questões ambientais, nomeadamente sobre alterações climáticas. Qual o grau de impacto que a acção humana tem no ambiente e suas consequências no planeta Terra, actuais e futuras? Que atitudes e gestos podemos ter para melhorar a qualidade do planeta? Que precauções devemos tomar para as agressões de um clima em mudança?

 

Neste ano em que se comemora o Ano Internacional do Planeta Terra a geologia e os processos geológicos assumem particular destaque. Pretende-se realçar o impacto que a Geologia tem para o Homem, em questões como os riscos naturais (ex. erosão costeira, deslizamentos de terra), as alterações climáticas (ex. registos climáticos no passado, a influência da tectónica e do vulcanismo) e a exploração dos recursos naturais (ex. extracção de hidrocarbonetos, contaminação de solos).


 

A QUEM SE DESTINA

O I Congresso VIVER AMBIENTE é destinado à intervenção de alunos do ensino secundário, com o apoio e participação dos seus professores. Este primeiro congresso contará com a participação cerca de 500 alunos de escolas da zona Norte do País. Todos os alunos participantes foram convidados a participar de uma forma especial neste evento, enriquecendo-o com a contribuição de comunicações orais ou posters. Como forma de incentivo e recompensa pela dedicação serão premiados  e publicados no livro de actas do congresso os melhores trabalhos, tendo em conta a originalidade, o conteúdo científico e a apresentação.

 

OBJECTIVOS

§                      Sensibilizar os alunos do ensino secundário para a problemática ambiental, em particular no que diz respeito às alterações climáticas;

§                      Desenvolver nos participantes um conjunto de competências de modo a torná-los cidadãos activos na resolução de problemas globais;

§                      Promover a partilha de ideias e experiências entre estudantes, professores e investigadores das universidades;

§                      Incentivar a cooperação entre diferentes instituições;

§                      Debater o conceito de “desenvolvimento sustentável”;

§                      Valorizar, conservar e divulgar o património natural e debater eventuais efeitos negativos provocados pelas alterações climáticas.

 

SUBTEMAS

A – Poluição e Clima

B – Processos Geológicos e Alterações Climáticas

C – Exploração dos Recursos Naturais

D – Riscos Naturais

E – Sustentabilidade e Educação Ambiental

 

O programa do Congresso, prevê a apresentação de comunicações e posters durante o dia 10 de Abril. Estas comunicações decorrerão nos Auditórios B1 e B2, no Complexo Pedagógico II.

A recepção dos congressistas está prevista para as 09h00 do dia 10 de Abril.

Estão previstas também saídas de campo com 5 itinerários distintos, durante dia 11 de Abril:

1 – Dunas e biodiversidade – Parque Natural Litoral Norte

2 – Erosão costeira no litoral minhoto

3 – Alterações climáticas – um regresso ao passado no Gerês

4 – Vestígios de glaciares na Serra da Cabreira

5  Em busca dos fósseis – indicadores do ambiente/clima na Terra (Arouca)

 


 

________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Telef. 253 601109
Fax. 253 601105

gcii@reitoria.uminho.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *