Publicado em Deixe um comentário

Alunos do secundário cantam em alemão







 

A organização esteve a cargo da Dr.ª Natália Nunes, do Departamento de Estudos Germanísticos da UMinho, com o apoio do Goethe Institut Portugal, da Blaupunkt e da Gabor, um evento único no país que já vai na sua 3ª edição e como refere Natália Nunes “Desde 2006, data da primeira edição o evento tem vindo a crescer. Ano passado, tivemos a participação de uma escola lisboeta que repetiu a sua presença este ano, juntando-se mais uma escola vinda de Alverca do Ribatejo e o Colégio Internato dos Carvalhos, do Porto, por exemplo. O número de escolas interessadas aumentou tanto que já pensamos em fazer edições eliminatórias, provavelmente a sul. Um evento desta dimensão necessita meios, este ano tivemos o apoio do Goethe Institut Portugal, da Gabor e da Blaupunkt. Se os apoios continuarem, haverá, com certeza, novas edições”.

 






 

O concurso foi destinado aos alunos do ensino básico e secundário e teve como objectivo fomentar o gosto pela aprendizagem da língua alemã, de uma forma divertida. Como nos disse a responsável “pretendemos provar que o alemão não é uma língua impossível de se aprender, muito pelo contrário, pode ser divertido até. Tentamos com isto travar o movimento de extinção de turmas de alemão no secundário e incentivar o estudo cada vez mais precoce desta língua”:

 






 

Em prova estiveram 9 escolas participantes: Colégio Internato dos Carvalhos, Porto; Escola E/B de Alverca do Ribatejo; Escola S/3 Arquitecto Oliveira Ferreira, Arcozelo; Escola Secundária Camões, Lisboa; Escola Secundária D. Maria II, Braga; Escola Secundária de Barcelos; Escola Secundária de Ponte de Lima; Escola E.B. 2, 3 de Vila das Aves; Escola Secundária Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim. Ao todo, entre participantes e público, estiveram presentes mais de 700 pessoas, alunos e professores destas e doutras escolas do país e muitos discentes da própria UMinho. A concurso estiveram aproximadamente, 80 alunos, desde o 7º ao 12º ano, a cantar e dançar ao som de grupos tão diferentes como os Juli, Mia ou os inevitáveis Tokio Hotel, Christine Stürmer e Söhne Mannheims, por exemplo.

 






 

No final do espectáculo que maravilhou todos os presentes, o júri deliberou os vencedores, na categoria de “sem conhecimentos de alemão” em exequo as três turmas do 9º ano da Esc.Sec.de Ponte de Lima. Na categoria com conhecimentos de alemão, o 1º lugar foi para a Esc. Sec. Ponte de Lima, 2º Esc. Sec. Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim e em 3º a Esc. Sec. Barcelos, recebendo 80, 60 e 40 euros respectivamente, valores que foram entregues aos docentes responsáveis.

 

 

Texto: Ana Marques


 

Fotos: Nuno Gonçalves

    “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *