Publicado em Deixe um comentário

Exposição: Alberto Sampaio no seu Tempo


Nela apresenta-se a principal bibliografia de Alberto Sampaio, constituída por monografias (de entre as quais se destacam as várias edições de “As vilas do norte de Portugal” e “As póvoas marítimas”) e artigos em publicações periódicas, em especial na “Revista de Guimarães” e na “Portugália”. Mostra-se ainda um conjunto muito significativo de estudos sobre a vida e obra do historiador vimarenense, que tem suscitado o interesse de inúmeros investigadores credenciados nos domínios da história, da arqueologia, da vitivinicultura e da economia.


Finalmente são exibidos alguns dos mais importantes títulos de autores que com ele conviveram, quer no plano da amizade, quer a nível intelectual, como foi o caso de F. Martins Sarmento, Antero de Quental, Jaime de Magalhães Lima, Luís de Magalhães e do Abade de Tagilde.


Com esta exposição, a Biblioteca Pública de Braga revela mais uma vez a riqueza e variedade dos seus fundos bibliográficos, incentivando os investigadores e outros interessados a acorrerem à sua Sala de Leitura para satisfazerem a sua curiosidade intelectual ou para prosseguirem as suas investigações.


A exposição está patente no Átrio da Reitoria da Universidade do Minho (Largo do Paço) até 16 de Maio, podendo ser apreciada nos dias úteis entre as 9 e as 17.30 horas.


A BPB anuncia ainda que no Dia Mundial do Livro (23 Abril) como habitualmente terá à disposição dos seus leitores, para oferta, alguns livros (fundos editoriais oferecidos, duplicados, etc.).


O espaço Destaque será igualmente dedicado  à temática do livro. A partir de 5 de Maio o destaque incidirá sobre Maio de 1968-40 anos depois (Sous le pavé, la plage…)


Outras iniciativas
O Centenário da morte de Alberto Sampaio (Guimarães, 1841/V N Famalicão, 1908) é assinalado na Universidade do Minho através de iniciativas conjuntas de duas das suas unidades culturais. O Centro de Estudos Lusíadas promoveu no passado dia 18 de Abril, um colóquio, que teve lugar no Campus de Gualtar, intitulado “A geração de 70: Alberto Sampaio e os outros” com comunicações de 8 professores e investigadores especializados na temática abordada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *