Publicado em Deixe um comentário

Andebol da UMinho perde na final dos CNUs










 

Durante a tarde que antecedeu o jogo, o atleta da AAUM, Filipe Magalhães, antevia um “jogo difícil, contra jogadores da Liga. Apesar das baixas importantes que temos na equipa neste momento, acredito na vitória”. Ainda assim reconhece que “somos mais equipa que a AEISMAI, e podemos tirar vantagem desse colectivo e do espírito de grupo que nos caracteriza. Somos favoritos pelo que já mostramos nos últimos anos. Até alguém nos ganhar, somos os melhores!”

 

A AAUM começou o jogo a perder e nunca conseguiu estar à frente no marcador. Aos dez minutos de jogo a vantagem era de 6-2. Com o resultado e as faltas marcadas dentro de campo, os ânimos no banco da AAUM exaltavam-se com as decisões dos árbitros, Daniel Freitas e César Carvalho.

 






 

Aos vinte minutos, a AEISMAI tinha alargado o resultado, agora ganhava por 10-3. O nervosismo da AAUM fazia com que falhassem na finalização, ao contrário do adversário que não perdoava cada vez que tinha pela frente o guarda-redes dos minhotos, Nuno Pires.

 

Ao intervalo não restavam dúvidas, o resultado 16-8 mostrava que os atletas do Porto estavam mais fortes e os minhotos de cabeça perdida por se verem numa situação muito desfavorável, e nada lhes familiar.

 

Aos dez minutos da segunda parte, a AAUM parecia ter vontade de dar a volta ao resultado. O resultado de 20-16 para a AEISMAI era o que mostrava no marcador. O ritmo de jogo tornou-se tão intenso, que os cartões amarelos, as sanções disciplinares de dois minutos, e as lesões aqueceram os ânimos.

 






 

Aos vinte minutos, o AEISMAI continuava na frente, agora a ganhar por 26-20. Do resto do jogo não há muito mais para contar, senão o momento menos bom, em que houve duas expulsões, uma para cada equipa, nos últimos momentos do jogo, devido a desavenças que a própria pressão do jogo fomenta.

 

Os favoritos nem sempre ganham e com jogadores fortes de ambas as partes, que jogaram duro, e que souberam disputar o jogo até ao fim, só um podia sair vencedor. De salientar dois jogadores, pela AAUM, Filipe Magalhães com oito golos e André Caldas pela AEISMAI com onze golos marcados.

 






 

A formação da AAUM alinhou com José Teixeira, José Freitas, João Ferreira, João Gonçalves, Eduardo Sampaio, João Castilho, Filipe Magalhães, Diogo Matos, Nuno Pires, Gueorgui Nikolov, Pedro Silva, Jorge Pinto e João Gonçalves.

 

A AEISMAI apresentou-se com Tiago Silva, Filipe Mota, Tiago Miranda, Joel Rodrigues, José Maia, Marco Mateus, Hugo Pereira, André Caldas, André Pires, Pedro Vilaça, André Monteiro e Ricardo Moreira.

 

Parabéns aos vencedores e boa sorte para o Europeu de Andebol Universitário.

 





 

2º Dia

 


E mais uma final para o andebol da AAUM

 

O último jogo do segundo dia de competição pôs frente a frente a AAUM (Associação Académica da Universidade do Minho) e a FADEUP (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto), num jogo equilibrado, com duas equipas que se debateram até ao último minuto para conseguir um lugar na final.

 

Os árbitros Alberto Alves e Luís Cardoso tiveram ”pulso de ferro” com os atletas de ambas equipas, comportamento necessário nesta fase da competição.

 

Filipe Magalhães, o número 9 da AAUM inaugurou o marcador ainda nos primeiros segundos de jogo. Ao intervalo o resultado era 20 – 14 para os minhotos, mas a equipa da FADEUP não se deixou abater e entrou na segunda parte cheia de força para disputar o resultado final. Mesmo tendo estado sempre em vantagem, a AAUM vacilou em alguns momentos do jogo, o que fez com que o produto final não fosse além de 30 golos face a 28 dos atletas do Porto.

 

O jogador número 6 da FADEUP, Bruno Maia, como responsável da equipa agradeceu a todos os colegas o esforço e garra que demonstraram até ao último minuto. ”Não somos uma equipa numerosa, quase não podíamos fazer substituições, e o facto do nosso guarda-redes não o ser de profissão, desequilibrou um jogo que poderia ter tido outro desfecho. Ainda assim quero agradecer a todos, em especial ao João Faria, o nosso guarda-redes de serviço que deu o seu melhor.”

 

Com o fair-play que é exigido a um atleta de alta competição, Bruno Maia deu os parabéns à AAUM e para a final de amanhã revelou que ” a AAUM é uma equipa mais organizada, e vai ser esse o ponto forte deles, frente a uma equipa como o ISMAI que só joga com as individualidades.”

 

O treinador da AAUM, Gabriel Oliveira, também teve um discurso amistoso para com a equipa da FADEUP. ”Parabéns à FADEUP, pois com uma equipa sem jogadores de nomes sonantes, bateram-se bem e fizeram-nos suar bastante para conseguir ganhar.”

 

Em relação ao resultado tão equilibrado, o treinador afirma que foi por culpa dos seus jogadores, ”entrámos muito nervosos. Talvez o meu discurso de que não ia ser fácil os tenha assustado. A táctica de trocar os elementos defensivos, também não foi bem conseguida pela equipa. Felizmente demos a volta, mas houve maus momentos no jogo, com falhas técnicas, que atletas deste nível não podem cometer.”

 

No final segundo o treinador foi ”um bom jogo. Dou os meus parabéns aos atletas da FADEUP, mas em especial aos meus jogadores. Em três anos é a terceira final no Campeonato Nacional Universitário. Sem dúvida que a equipa merece o reconhecimento que tem.”

 

Prognósticos para a final contra o ISMAI, Gabriel Oliveira mostra-se confiante, ”vai ser um jogo bastante forte, disputado e com emoções fortes. Como é óbvio espero ganhar!”

 

O melhor marcador do jogo, Gueorgui Nikolov da AAUM, também foi convidado a analisar o jogo. ”Hoje entrámos nervosos no jogo, sofremos muitas exclusões no início, mas depois equilibramos e controlamos o jogo.” Mas como já tinha sido dito pelo treinador, ”facilitamos e fomos um bocadinho abaixo. Valeu-nos a garra da equipa! Estamos todos de parabéns e espero conseguir o bi – campeonato nacional.? Antevê para o dia seguinte, ”um jogo complicado, mas temos grandes jogadores e um grande espírito de equipa.”

 

A formação da AAUM alinhou com José Teixeira (2 golos), José Freitas (5 golos), João Ferreira (4 golos), João Gonçalves (4 golos), Jorge Pinto (1 golo), Eduardo Sampaio (6 golos), Gueorgui Nikolov (10 golos), Filipe Magalhães (2 golos), Diogo Matos, Nuno Pires, Pedro Silva e João Gonçalves.

 

Pela FADEUP jogaram Rui Silva (4 golos), Gustavo Silva (7 golos), Bruno Maia (9 golos), Rui Silva (1 golo), Fábio Torres (3 golos), António Ferreira (4 golos), João Ferreira, Alexandre Tamanes e João Faria.

 





 

1º Dia

 


Andebol masculino da AAUM no caminho para mais um título

 

O Campeonato Nacional Universitário de Andebol masculino, que este ano se realiza em Aveiro, não começou com grande competitividade para a equipa da AAUM (Associação Académica da Universidade do Minho), que ganhou por falta de comparência no primeiro jogo do grupo B.

 

A equipa adversária, a AAULHT (Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias) além de desfalcada, não chegou a tempo de realizar o jogo. Os minhotos ainda esperaram mais de 30 minutos, no pavilhão S. Bernardo, mas a organização atribuiu-lhes a vitória por 15-0.

 

A mesma narrativa não teve o segundo jogo do dia para os minhotos. Eram 17:00 horas quando o árbitro apitou para o início do jogo contra a AEISEP (Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto). Esta não se mostrou um adversário fácil nos primeiros minutos, apesar da AAUM ter inaugurado o marcador. De salientar o guarda-redes dos engenheiros do Porto, Luís Coutinho, com 2,07 metros, que fechou bem a baliza.

 

Durante todo o jogo foi notória a superioridade do Minho, que ganhou muitos contra ataques, mostrou-se mais coesa a defender e conseguiu além de eficazes, bonitas concretizações.

 

No início da segunda parte, o marcador já contava com 10 golos da AAUM contra 6 da AEISEP, vantagem esta que se alargou no decorrer do jogo. No final ficou uma partida bem disputada, e um jogo ganho com mérito dos minhotos por 18-12.

 

Em conversa com o UMDicas, o atleta do AEISEP, Luís Isidoro manifestou-se triste com o resultado, mas ainda assim considerou justo. ”Na primeira parte conseguimos manter um nível igual ao adversário, mas na segunda revelamos desgaste físico e veio ao de cima a fragilidade de uma equipa menos habituada a competir”. Ainda assim está esperançado, ”Não ganhamos este jogo, mas passamos aos quartos de final e estamos confiantes no jogo de amanhã.”

 

Já Gabriel Oliveira, treinador da AAUM confessou que ”O jogo só teve uma direcção, como todos viram. Fomos superiores, entramos com uma excelente atitude, uma atitude de campeão. Consegui rodar a equipa toda, e deixar que todos brilhassem. Em relação aos quartos de final, o técnico mostra-se confiante, ”Conquistamos o que queríamos, o primeiro lugar no grupo, para assim amanhã, jogarmos com uma equipa teoricamente mais acessível”.

 

O jogo não teve problemas disciplinares graves, nem dificuldades de maior que pusessem em causa a dupla de arbitragem, Alberto Alves e Luís Cardoso.

 

A formação da AAUM alinhou com José Teixeira, José Freitas, João Ferreira, João Gonçalves, Eduardo Sampaio, que se destacou com o número de golos marcados (7), Filipe Magalhães, Diogo Matos, Nuno Pires, Gueorgui Nikolov, Pedro Silva, Jorge Pinto e João Gonçalves. Os técnicos que organizam e lideram esta equipa são Gabriel Oliveira e Eduardo Fernandes.

 

A equipa da AEISEP apresentou-se com Diogo Augusto, Mário Soares, Luís Coutinho, Tiago Bernardes, Adelino Amaro, António Leitão, que foi considerado pela equipa o jogador mais eficaz com 4 golos marcados, Nuno Alves, Luís Isidoro e Pedro Ferreira. O treinador que acompanhou a formação foi Pedro Monteiro.

 

Espera-se um segundo dia de competição com bons jogos e mais pessoas nas bancadas, agora que as formações femininas de andebol se vão juntar ao desafio.

 

 

Texto: Marina Mota

Fotografia: Nuno Gonçalves
    “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *