“
1. o Peer instruction – desenvolvido para ensinar física em contexto de grandes auditórios (e entretanto aplicado em outras disciplinas);
2. O Inquiry Based Learning – desenvolvido para o ensino das ciências em geral ;
3. O Problem Based Learning – desenvolvido para ensinar medicina e entretanto aplicado em variadas disciplinas).
O curso foi desenhado com o objectivo de apresentar, num único menu, as três estratégias interactivas. A ideia base é experimentá-las e analisar como operam, para aproveitar o melhor de cada uma. O objectivos é trazer sugestões práticas para os que estão à procura de soluções de problemas associados a processos de Bolonha. Talvez se venha a confirmar que a melhor estratégia de ensinar é a que junta elementos de sucesso de todas as outras e os adapta ao contexto local…
O workshop será interactivo e focará exemplos práticos, em contextos de sala de aula.
Para finalizar, os facilitadores. Teremos connosco:
? Patangi Rangachari: da Escola de Medicina de McMaster (onde nasceu o PBL) que a conhece quase desde a origem, investigador na área de transporte iónico através de biomembranas epiteliais (fisiologia e farmacologia) e vencedor de prémios pela sua actividade Docente (a mais recente este ano – 3M National Teaching Fellowships da Society for Teaching and Learning in Higher Education and 3M Canada) ? o Prof. Rangachari é um adepto convicto e praticante do ?Inquiry Based Learning?;
? Janine Handerson e John Lewis – clínicos que leccionam, responsáveis pela implementação e formação para a aplciação de PBL na ?Hull York medical School?, uma escola médica inglesa mais jovem do que a nossa e que adoptou o PBL;
? Nathaniel Lasry, da Universidade de Harvard, um físico, Doutorado em ?Cognition & Instruction? pela Universidade de McGill por, colaborador do grupo de Física óptica do Prof. Eric Mazur, que inventou o método de ensino para grandes audiências com sistemas de “televoto”.
Esperando que tenha despertado o vosso interesse, poderão aceder a mais informação na página do curso :
Instruções de inscrição e outras informações estão na págna do curso: mais informação : Ana Lídia sec-pg@ecsaude.uminho.pt
Agradece-se a divulgação possível.
Com os melhores cumprimentos,
Manuel João Costa
Organizador
(Prof. Auxiliar, Escola de ciências da Saúde, Universidade do Minho)
“