Publicado em Deixe um comentário

Ténis de Mesa arrecada 6º lugar Europeu








A equipa minhota arrecadou o 6º lugar na competição por equipas masculinas. Este foi o melhor resultado de sempre alcançado por uma Universidade Portuguesa num Europeu Universitário de Ténis de Mesa. É de realçar ainda que, a equipa minhota ficou em segundo lugar do grupo, atrás da equipa inglesa da London Metropolitan University que se sagrou Campeã Europeia e perdeu nos quartos de final contra a equipa Russa da Russian State University of Physical Education, Sport and Tourism que foi Vice-Campeã Europeia. Na competição por equipas femininas, venceu a equipa polaca da Jan Dlugosz University in Czestochowa.


 


Para Joni Sousa, esta classificação é motivo de enorme orgulho. ”É uma classificação que me deixa naturalmente feliz. Nunca nos tinha passado pela cabeça ficar em 6º lugar porque sabíamos que o nível era muito elevado. É muito bom em termos de futuros campeonatos da Europa, porque subimos no ranking e isso facilita-nos a vida em termos de sorteio no próximo europeu”, refere o tenista minhoto.


 


Na competição de Singulares Masculinos, Joni Sousa foi o melhor português alcançando os 1/16 de final. No entanto, o aluno de Psicologia da UMinho refere que ”não seria impossível ter passado mais uma eliminatória”. ”Acho que correspondi ao que era esperado, tendo em conta que este ano a 1ª fase da prova individual não foi disputada por grupos como habitualmente. Tendo em conta que eram eliminatórias sinto-me satisfeito com a classificação obtida”, conclui o atleta.


 






O grande vencedor desta competição foi Jiang Changhhong da London Metropolitan University. Carlos Fernandes, Tiago Abreu e Tiago Ferreira (Universidade do Porto) ficaram-se pela primeira ronda.


 


Nos singulares femininos, Portugal foi representado por Mafalda Lima da Universidade do Porto que não conseguiu passar a primeira ronda. A russa Prokhorova Julia da Russian State University of Physical Education, Sport and Tourism alcançou o título europeu nesta competição.


 






 


Na competição por pares masculinos, a dupla Joni Sousa e Carlos Fernandes foi incapaz de vencer a partida e passar à próxima fase quedando-se apenas pela 1ª ronda. A London Metropolitan University voltou a arrecadar mais uma medalha, desta feita por Jiang Z. e Ashley V.


 


Na competição de Pares Mistos, a dupla da Universidade do Porto, Mafalda Lima e Tiago Ferreira alcançou os 1/16 de final. Mais uma brilhante participação da delegação portuguesa neste europeu. Nesta competição em particular foram novamente os russos a vencer, desta feita por Barchatov E. – Fetyukhina M. da St. Petersbourg University.


 






 


No final da competição, o campeão nacional universitário de ténis de Mesa, Joni Sousa era uma pessoa satisfeita. ”De uma maneira geral acho que foi uma participação positiva. Tanto a minha prestação como a de todos os atletas que integraram esta delegação foram claramente superiores às nossas expectativas”.


 


O atleta madeirense da UMinho refere ainda que ”as maiores dificuldades tiveram a ver com a má organização da prova, em que por vezes não havia água para os atletas e os horários não eram cumpridos. Isto impossibilitava a preparação dos jogos da melhor maneira, visto que por vezes havia dois jogos imediatamente um a seguir ao outro, não havendo assim tempo para descansar.”


 


Texto: Alexandre Carvalho


alexsousacarvalho@gmail.com


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *