Publicado em Deixe um comentário

Selecção Brasileira de Futsal terminou estágio na UMinho










A actual vice-campeã mundial iniciou o seu estágio no passado dia 12 de Agosto, terminando no passado dia 22  com a deslocação da equipa para o pequeno país do Leste Europeu, onde está a tentar tal como nos últimos mundiais, chegar à final e desta vez tornar-se o campeão mundial da modalidade.

 

Durante a sua estadia no nosso país e tendo como palco principal o Pavilhão Desportivo da UMinho, a selecção Brasileira para além dos treinos diários realizou três jogos. Nas três partidas disputadas, a selecção brasileira não foi feliz tendo perdido dois dos encontros e empatado um. Frente à Fundação Jorge Antunes a Selecção do Brasil empatou a quatro bolas. No segundo jogo, frente à AD Fundão, os brasileiros perderam por 2-3. No terceiro embate os canarinhos foram derrotados pela selecção nacional por 4-2.

 






 

Apesar disso e na opinião do Chefe da Delegação brasileira, Alberto Simão ”a preparação da equipa foi satisfatória”, não dando muita importância aos resultados conseguidos ”os jogos serviram para darmos entrosamento e ritmo aos jogadores”.

 

A selecção brasileira partiu com as expectativas em alta. Na bagagem levaram a certeza que a medalha é um objectivo alcançável, pois como dizem ”a cultura Brasileira é muito cruel no desporto, ou se ganha o ouro ou não vale a pena nada. Mas esta selecção está preparada para lutar pelo campeonato”.

 






 

Para a comitiva, este estágio foi o ponto forte da sua preparação. ”Encontráramos na UMinho uma estrutura fantástica, que propiciou à Selecção canarinha desenvolver um estagio de alto nível”. O intercâmbio é muito importante a este nível, estagiar em Portugal permitiu uma adaptação aos fusos horários europeus, representando uma maior qualidade na preparação.

 

Este estágio surgiu através da parceria entre a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), que é acima de tudo uma parceria de desenvolvimento desportivo e humano.

 


Selecções Nacionais Universitárias de Futsal em força para o CMUF

As selecções nacionais universitárias de futsal masculina e feminina irão também disputar os Campeonato Mundial Universitário de Futsal (CMUF). A FADU em parceria com a Federação portuguesa de Futsal (FPF) tem vindo a promover a preparação das equipas nacionais.

 

A selecção masculina tem viagem prevista para amanhã, dia 22 de Agosto, tendo ficado no grupo C com as selecções da Ucrânia, Eslováquia e Quirguistão. Segundo o responsável da FADU, Estêvão Cordovil ”Tudo é possível. A selecção masculina tem boas hipóteses de conseguir um resultado muito interessante. Conforme foi demonstrado pelo resultado de 4-2 frente aos Vice Campeões do Mundo (Brasil), está claro que temos uma equipa forte, coesa e equilibrada, pronta para lutar”. Portugal vai assim para a Eslovénia lutar para vencer o Campeonato.

 

A preparação da equipa nacional decorreu em três semanas distintas, uma primeira semana de estágio em Baião entre os dias 4-8 de Agosto com 15 atletas pré-selecionados, dos quais foram escolhidos 12, pelo seleccionador nacional Orlando Duarte. A segunda semana decorreu na vila Baionense entre os dias 11-15 de Agosto também com treinos bidiários e a estreia em jogos de preparação contra a equipe local, a A. D. Baião, cujo resultado final foi 10-0. Na última semana de estágio antes da partida para a Eslovénia, a delegação esteve alojada na academia Dolcevita em Coimbra, fazendo alguns jogos de preparação, um dos quais frente à selecção brasileira.

 

Para a selecção feminina este será o primeiro mundial da modalidade, que decorrerá na cidade de Vitória, no Brasil, entre os dias 7 e 13 de Setembro, a viagem está marcada para o dia 5 de Setembro.




Selecção Brasileira de Futsal estagia na UMinho

 

A Selecção Nacional Universitária Brasileira de Futsal está em Portugal para preparar a sua participação no 11º Campeonato Mundial Universitário de Futsal (CMUF) que vai decorrer em Koper (Eslovénia) de 24 a 31 de Agosto. A Universidade do Minho (UM) foi o palco escolhido para este estágio que iniciou no passado dia 12 de Agosto e termina dia 22 com a partida da equipa para a Eslovénia.

 


 





A equipa brasileira escolheu o nosso país e a Universidade do Minho para o seu estágio para procurar ambientar a equipa ao fuso horário do velho continente e assim minimizar efeitos negativos no rendimento da equipa nesta importante competição. Recorda-se que a selecção brasileira é actual vice-campeã mundial, tendo perdido a final à dois anos para a selecção da Rússia.

 

Para além dos treinos diários, estão agendados quatro jogos para esta fase de preparação, um dos quais frente à selecção nacional universitária portuguesa que decorrerá em Coimbra. Os restantes encontros terão como palco o Pavilhão Desportivo Universitário da UMinho, onde a entrada é livre para todos os que queiram assistir às partidas.

 

O primeiro jogo foi contra a equipa da Fundação Jorge Antunes que milita na 1ª divisão nacional. O resultado final registou um empate 4-4 que, segundo o responsável técnico brasileiro, Marco António Batata, este jogo “serviu mais para soltar a equipa e tentar afastar o jet leg ainda presente”.

 






 

O próximo encontro será contra a Associação Desportiva do Fundão no próximo Sábado dia 16 de Agosto pelas 17h00. No dia 19 de Agosto o jogo será contra Portugal em Coimbra pelas 17h30. No encerramento deste estágio a equipa brasileira ainda fará um último jogo de preparação, de novo frente à Fundação Jorge Antunes, partida que decorrerá 5ªfeira dia 21, pelas 18h00.

 

A equipa voará rumo a Koper dia 22, fechando a sua estadia no nosso país. Na bagagem levam a vontade de melhorar a prestação no Mundial anterior. As expectativas são boas dada a qualidade da equipa, referenciada como tendo mais valor, homogeniedade e experiência.

 

No Campeonato Mundial Universitário de Futsal vão participar 16 países divididos por quatro grupos. Portugal fará parte do Grupo C com as selecções da Ucrânia, Quirguistão e Eslováquia. O Brasil ficou colocado no grupo B com a Malásia, Republica Checa e Israel.

 

 

Ana Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *