Publicado em Deixe um comentário

Seminário Interconexões: família, saúde e políticas públicas


O Centro de Investigação em Ciências Sociais, no âmbito do projecto “O contributo (in)visível. A gestão familiar dos cuidados saúde”, promove no dia 27 de Outubro, o Seminário Inter conexões: família, saúde e políticas públicas.

 

Procura-se neste seminário, que conta com a intervenção de especialistas, reflectir sobre um conjunto de questões, de modo a tornar mais inteligíveis os contributos da família, e das políticas públicas em matéria de saúde.

 

A gestão da saúde faz parte do quotidiano, integrando-se na administração da vida individual, familiar, social e política e mais concretamente na articulação entre estas dimensões. Convém, por um lado, ter presente que a nebulosa original da saúde não se reduz às vertentes do corporal e do medicinal: contém aspectos familiares, jurídicos, morais, éticos, culturais, intelectuais, ideológicos e…, que o “reducionismo” sanitário tende a escamotear.

Por outro, há tensões que atravessam hoje o domínio da saúde: a relação entre o físico e o cívico, o bem e o direito, a patologia e a norma, a racionalidade e o valor, o individual e o colectivo e, enfim, o técnico e o político.

Trata-se, então de uma tipologia já conhecida que põe em relação o corpo individual, o corpo social e o corpo político, sabendo que o primeiro é, em si mesmo, um corpo social e político.

 

Assim, neste seminário, contando-se com oradores especializados e resultados de investigação que abrangem também o concelho de Caldas da Rainha, pretende-se analisar as interconexões que se estabelecem estas três vertentes fundamentais do viver humano: família, saúde e políticas públicas.

O colóquio é constituído por três conferências, e por duas mesas redondas.

 

No que concerne às conferências: uma é da autoria da Profa. Engrácia Leandro (professora catedrática da Universidade do Minho responsável pelo projecto de investigação que leva a cabo a realização deste colóquio) “O trabalho (in)visível no contexto de saúde em Portugal”, outra do Prof. Hélder Machado “A integração do conceito de família na prática dos cuidados de saúde” e a última é da autoria da Profa. Ana Fernandes e Dra. Ana Girão “Do envelhecimento aos cuidados continuados e familiares”.

Os temas debatidos nas mesas redondas são as reformas na saúde e as desigualdades e recursos locais de saúde.

 

Mais informações em: http://www.cics.uminho.pt/site/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *