Publicado em Deixe um comentário

VI Congresso Nacional da APLC – Associação Portuguesa de Literatura Comparada


Neste Congresso, que reúne a 6ª Edição do Congresso Nacional da APLC – Associação Portuguesa de Literatura Comparada

– e a 10ª Edição do Colóquio de Outono do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, foram convidados os membros da APLC, assim como os investigadores nacionais e internacionais em estudos comparatistas para três dias de reflexão e discussão.

 

As discussões previstas para este evento, para o qual se esperam cerca de 300 participantes,  versarão essencialmente sobre:

1 – As cumplicidades comparatistas, os limites e as fronteiras da disciplina; a redefinição de novas estratégias e cumplicidades outras que esta vem desenvolvendo no contexto de um mundo em crescente globalização cultural e económica; os desafios e as formas de resistência encontradas face ao multiculturalismo, às novas literaturas, à rápida falibilidade de paradigmas críticos e da crença em discursos totalitários e homogeneizantes.

2 – A Literatura Comparada enquanto disciplina aberta à permanente autointerrogação do seu campo de estudos e dos seus limiares através da contaminação/polinização com outras disciplinas e outras metodologias hermenêuticas.

3- A “morte anunciada” da disciplina nos discursos de resistência face à crescente desterritorialização do pensamento crítico, à multidisciplinaridade e ao estabelecimento do conhecimento em rede.

A sessão de abertura contará com a presença do Professor Acílio Rocha, Vice-Reitor da Universidade do Minho; da Professora Maria Eduarda Keating, Presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas; da Professora Ana Gabriela Macedo, Directora do Centro de Estudos Humanísticos; da Professora Cristina Cordeiro, Presidente da Associação Port. de Literatura Comparada e do Professor Vítor Manuel Aguiar e Silva.

A estrutura do programa prevê:
1- Sessões plenárias
2- Sessões temáticas/ workshops sobre os seguintes tópicos:
a) Comparatismo: cumplicidades e rupturas
b) A Vanguarda numa perspectiva histórica e transversal
c) Tradução e Comparatismo
d) Género/Arte/Performance
e) Estudos Pós-coloniais, Literatura de Viagens e discursos de resistência
3- Mesas-redondas e exposições

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *