Publicado em Deixe um comentário

Henrique Castro em segundo lugar no I TA de Xadrez










                                                        Fotos disponiveis online na Galeria BIG





 

O sistema do Torneio, conhecido no Xadrez como o “sistema Suíço”, ditava que cada jogador tinha de jogar seis jogos de 20 minutos para cada jogador. O vencedor somava um ponto, sendo que o empate valia meio ponto e a derrota zero pontos. Henrique Castro até começou bem, conquistando o ponto do seu primeiro jogo, mas o sorteio quis que o favorito à vitória jogasse contra o seu monitor, Rui Azevedo, também em prova. Henrique perdeu esse jogo e terminava as três sessões da manhã com apenas dois pontos. Nesta altura o seu monitor ia na frente com três pontos.

 






 

À tarde as coisas mudaram e Henrique apenas cedeu meio ponto. Isto totalizou, no final da competição, quatro pontos e meio. A mesma pontuação tinha André Viela. O primeiro critério de desempate era o confronto directo, mas no seu jogo os atletas empataram. Então o segundo critério de desempate, denominado de “bulchoz”, no Xadrez, ditava que seriam comparados os resultados dos dois jogadores empatados com os seus adversários em comum. Neste critério Henrique foi colocado no segundo lugar. O terceiro lugar foi para João Costa (UP). Os restantes participantes da Uminho foram Rui Azevedo (4º), Orphe Bollari (7º), Paulo Silva (11º), Yuri Horbach (12º) e Bruno Medeiros (17º).

 






 

Não houve mulheres da UMinho a participar. A única mulher em prova era da AAUAv e é a vice-campeã nacional feminina da Federação Portuguesa de Xadrez. Ana Ferreira não se sentiu mal por ser a única mulher, mas disse que “gostava que participassem mais mulheres”. Ana classificou como “negativa” a sua prestação no TA – ficou em 16º lugar. O monitor da equipa da UMinho revelou no final que a participação da equipa minhota foi “positiva”. Rui Azevedo disse ainda que os jogos “são muito equilibrados e dependem muito do momento do jogador”.

 

Texto: Delfim Machado

 

Fotografia: Nuno Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *