“
A edição deste ano contou com a presença de 92 participantes 74 instituições de ensino superior de 17 países Europeus.
Portugal teve representação da Unviersidade de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade do Algarve, Instituto Politécnico do Porto e Estádio Universitário de Lisboa, além da Universidade do Minho.
Subordinado ao tema de Desafios e Oportunidades para o Desporto Universitário, a conferência foi subdividida nos sub-topicos:
– Serviços de apoio nas Unviersidades;
– Gestão da qualidade;
– Diálogo intercultural;
– Tecnologias IT como ferramentas de apoio a programas de administração e desporto;
– Gestão da qualidade; e
– Serviços de saúde e bem-estar.
A recepção oficial do evento decorreu na Câmara Municipal da Cidade, contando com discursos de responsáveis da Universidade de Basileia, do Governo Local e do Presidente da ENAS, Peter Lynen.
O início dos trabalhos deu-se no dia seguinte e contou logo com o keynote speaker Dr. h.c. Adolf Ogi que foi de 2001 a 2007 Sub-secretário-geral das Nações Unidas e Conselheiro especial para aos Secretários-Gerais das Nações Unidas Kofi Annan e Ban Ki-moon para o Desporto para Desenvolvimento e Paz. O Dr. h.c. Ogi foi duas vezes Presidente da Suíça e é considerado como uma personagem reconhecida a nível mundial e um embaixador do Desporto. De facto não defraudou as espectativas, fazendo uma comunicação no sentido de apelar ao assumir por parte de várias instituições presentes e demais espalhadas pela Europa e pelo Mundo, de responsabilidade na prosecussão dos objectivos nobres do Desporto como uma ferramenta de desenvolvimento e de mudança.
Este primeiro painel contou ainda com a presença do Reitor da UniBasel Dr. Professor Antonio Loprieno que expressou uma mensagem muito cativante e incentivadora. Iniciou com uma breve resenha histórica da Universidade, com cerca de 550 anos de idade, referindo as principais valencias e áreas de intervenção da mesma.
Veiculou uma mensagem de incentivo no que se aplica à prática desportiva generalizada e de competição, assumindo com clareza que entende que o Desporto deva ser um pilar fundamental no desenvolvimento holistico do indivíduo enquanto estudante, centrando inclusivé o ponto de foco no aluno e não na metodologia de ensino.
Referiu que “Estamos convencidos que o desporto universitário continuará a crescer em importância num ambiente envolvente influenciado pela excelencia escolar e científica.”
Universidade do MInho apresenta projectos inovadores
A UMinho teve oportunidade para apresentar os seus mais recentes projectos nas áreas do Desporto, nomeadamente o projecto do Golfe e a BUTE.
Subordinado ao tema de Gestão da Qualidade, a apresentação teve uma resposta positiva por parte dos presentes, atraíndo muitas questões para os intervenientes e interesse particular em melhor conhecer os contornos de concepção, implementação e desenvolvimento dos mesmos.
Fernando Parente referiu “Somos avaliados todos os dias e tudo conta para a avaliação das Universidades. A inovação, o envolvimento dos Departamentos de Investigação e a qualidade oferecida nos Serviços Desportivos também são importantes para o reconhecimento interno e externo da Universidade”.
Programa cultural
O último dia desta 11ª Conferência ENAS estava reservado para o programa cultural, momento sempre importante no sentido de conhecer um pouco a cidade anfitriã.
Foi antecedido pela Assembleia-geral da ENAS que decorreu dentro da normalidade. Aprovadas as propostas e após algum diálogo e troca de ideias, foi então vez do merecido descanso dos quase 100 participantes.
Foi oferecido um passeio pela cidade de Basileia para melhor conhecer a sua história e cenários particulares. Em alternativa, foi organizada uma visita ao fantástico Museu Tinguely , do artista plastico e escultor de arte cinética.
Texto: Paulo Ferreira
paulo_ferreira@sas.uminho.pt
“
paulo_ferreira@sas.uminho.pt