Publicado em Deixe um comentário

Serão artístico com música chinesa na UMinho





Realiza-se, dia 21 de Novembro, um serão artístico composto por um conjunto de iniciativas culturais: um espectáculo de pintura, música e projecção 3D, a decorrer no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, pelas 21h30. Esta sessão, aberta a toda a comunidade, enquadra-se nas comemorações dos 300 anos da morte de Tomas Pereira SJ.



“No séc. XVI os jesuítas europeus tinham que passar por Lisboa para, depois de uma viagem de porventura mais de um ano, chegarem a Pequim. No séc. XXI os nossos alunos e professores têm que passar por Frankfurt para, em 10 horas, chegarem a Pequim.


 


O evento cultural que celebra os jesuítas na corte dos imperadores Qing encerra no mínimo duas mensagens.


 


Um apelo à juventude no sentido de lhes avivar o espírito de aventura para estudar chinês e ir passar longos períodos da sua vida na China. Afinal, o que é isso comparado com a imensa aventura dos nossos antepassados do séc. XVI. Lembremo-nos que uma carta do nosso Tomás Pereira para a Corte Portuguesa poderia demorar um ano a chegar. Agora, um simples e-mail para os pais ou o namorado pode ser lido em tempo real.


 


Outra mensagem é a da inter-culturalidade e da inter-disciplinaridade. Tecnologias multimédia, cravo bem temperado a interpretar música chinesa, singelas canções interpretadas por amadores, profissionais da música e da pintura, tudo isto releva de uma experiência que se pretende viva e inovadora.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *