“
Fotos disponiveis online na Galeria BIG
Os do Porto levaram para casa o prémio de melhor equipa do ano através da turma de andebol feminino e de atleta feminina do ano com a nadadora Sara Oliveira. Já os de Coimbra arrecadaram o prémio para melhor atleta masculino com André Sousa jogador de futsal e de treinador do ano. Nesta categoria Alfredo Robalo treinador de basquetebol foi o vencedor.
A festa contou com a presença de cerca uma centena de pessoas. Quem não faltou à chamada foi o comandante do comité olímpico de Portugal (COP), Vicente Moura.
O líder do COP apresentou-se bem disposto e feliz pela iniciativa levada a cabo pela FADU. Moura afirmou ao UMdicas que esta gala “representa um evento importante porque é sempre bom quando se homenageiam jogadores, treinadores e dirigentes que ao longo do ano dão o seu máximo em prol do desporto universitário” referiu. E, o desporto universitário é visto com bons olhos por ele, já que e como confidenciou “a prática desportiva universitária é muito importante e nessa medida merece todo o respeito e carinho de todas as entidades responsáveis deste pais”, aferiu.
Questionado sobre a realização do evento, Vicente Moura pede que “esta tradição se mantenha, porque estes eventos são bons a dar um contributo forte ao associativismo, uma vez que as pessoas reúnem-se, falam dos problemas e simultaneamente conhecem-se mais de perto”.
Numa noite de gala as dificuldades em conciliar a prática desportiva com os estudos dominaram as conversas. É que em alta competição os estudos são normalmente a parte mais frágil e que acaba por ser negligenciada. Por esse motivo, Vicente Moura vê de bom grado o programa TUTORUM da UMinho e julga que isso é importante pois “mais que tudo os alunos desportistas são símbolos da universidade e do pais”.
O presidente do COP deixou ainda uma mensagem de incentivo aos alunos, para que estes pratiquem desporto, pois e como diz: “é bom para a saúde, é bom para ocupar os tempos livre e além de tudo permite compreender as regras, a ética e no mundo real”, rematou.
A Gala do Desporto foi a festa escolhida para encerrar o ano de competição. E num momento de balanço, o presidente da FADU, André Couto mostrou-se satisfeito com o evento. “Um marco importante na vida da FADU e uma homenagem justa e que deve ser feita mais vezes” foi desta forma que o dirigente caracterizou a gala.
Também André Couto vê com bons olhos o programa TUTORUM da UMinho e não esconde que este programa “é uma luz ao fundo do túnel no panorama universitário, sendo o futuro” acrescentou. Para o presidente da FADU “a UMinho optou e bem por esse caminho” e deixou claro que “é pena que outras academias não lhe sigam o exemplo”.
Um dos homenageados da noite foi o seleccionador nacional de Futsal, Orlando Duarte, que no discurso de agradecimento lá foi dizendo e em jeito de incentivo a todos os desportistas que “as coisas são mais fáceis quando o grupo se sobrepõe ao individual”, atirou.
Na noite de festa foi ainda anunciada a próxima academia a receber os campeonatos universitários (CNU). Desta feita, em Abril o encontro será da responsabilidade do Instituto Politécnico do Porto.
Embora destinada a galardoar os desportistas que mais se evidenciaram na senda universitária, na noite houve espaço para projectar o desporto universitário na agenda politica.
Preparada com requinte e aguçado o apetite semanas antes com a divulgação dos nomeados, o resultado acabou por não suscitar surpresas quanto aos vencedores.
Na gala de entrega dos prémios não faltou a animação e Glamour de algumas personalidades do desporto universitário português.
Texto: José Carlos Bragança
Fotografia: Nuno Gonçalves
“