Publicado em Deixe um comentário

Hóquei em Patins atinge 4º lugar no I TA da FADU







O Professor Ricardo Almeida liderava um grupo de dez jogadores, composto por Ângela Gameiro (Sociologia), Rodrigo Azevedo (Eng. Electrónica Industrial e Computadores), João Soares (Tecnologias e Sistemas de Informação), Ricardo Guerra (Ciências da Computação), Ricardo Vilas Boas (Eng. Informática), José Soares (Eng. Biomédica), João Celso Silva (Eng. Gestão Industrial), Tiago Pereira (Eng. Eng. Gestão Industrial), Pedro Mata (Biologia – Geologia) e Jorge Costa (Eng. Civil).

 

O TA era composto por dois grupos, um de quatro equipas, outro de três. Os dois primeiros classificados de cada grupo jogariam, no dia seguinte, as meias-finais do torneio. O grupo da equipa minhota era composto pela AAUAv (Aveiro), Instituto Superior Técnico (Lisboa) e ISMAI (Maia). O outro grupo era formado por Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e Universidade Nova de Lisboa.

 






 

O primeiro adversário da AAUMinho foi a equipa do Instituto Superior Técnico. Em jogo que a formação nortenha poderia ter goleado, o resultado acabou por se fixar em escassos 2 – 0 a seu favor, muito por culpa do guarda-redes adversário. Os marcadores de serviço foram José Soares e Pedro Mata.

 

Já durante a tarde, seguiu-se o ISMAI. Em jogo bastante equilibrado, ficou a sensação de que quem marcasse, levaria os três pontos. Marcou a formação da Maia, vencendo assim por 1 – 0 e conseguindo um resultado que a deixava na liderança do grupo.

 

Para o final da tarde ficava então o jogo decisivo. As equipas da AAUMINHO e da AAUAv encontravam-se, sabendo que estavam empatadas, com três pontos. Quem vencesse o jogo, carimbava a passagem às meias-finais. Começaram pior os minhotos, chegando o marcador a mostrar 4 – 2 para a equipa da casa. A partir daí, deu-se uma grande recuperação, ficando o resultado final em justos 8 – 6 para a AAUMinho. Os golos foram apontados por José Soares (5) e Pedro Mata (3). Estava assim atingido o objectivo principal, a passagem às meias-finais.

 






 

A equipa do Minho ficava em segundo lugar do grupo, ultrapassado apenas pelo ISMAI. No outro grupo, IPP, em primeiro, UP, em segundo, garantiam também o acesso à fase seguinte.

 

O primeiro finalista foi encontrado no jogo entre o ISMAI e a UP. Os portuenses venceram por 3 – 2.

 

O adversário da AAUMINHO foi o IPP. Num jogo de grande equilíbrio, a equipa minhota vencia por 1 – 0 ao intervalo, com um golo marcado por Pedro Mata. Mas uma segunda parte de grande nível da equipa portuense deixou o resultado em 5 – 1 a seu favor. Estava encontrado o segundo finalista.

 

Na atribuição do 3º e 4º lugar, novamente o ISMAI surgiu no caminho da AAUMinho. Nova vitória dos maiatos por um golo, desta feita por 4 – 3.

 

No final do torneio, o treinador Ricardo Almeida mostrava-se satisfeito. “O 4º lugar estava dentro do previsto, o nosso objectivo era atingir a fase seguinte. No que diz respeito à organização, acho que foi razoável, mas é necessário ter um critério mais rigoroso na selecção dos árbitros. Deviam ser seleccionados árbitros de segunda divisão, pelo menos. Há aqui jogadores de primeira divisão, o que gera problemas, pois os árbitros não estão ao nível dos atletas.”

 

Pode dizer-se que há muito talento nesta equipa da AAUMinho, precisando agora de tempo para ganhar nível competitivo, que lhe permita lutar pelos primeiros lugares.

 

Texto: João Nogueira Dias      

 

Fotografia: Manuel Soares/FADU

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *