“
À partida para esta competição, os atletas minhotos encontraram um cartaz recheado de fortes candidatos à vitória, como Tiago Santos, do Instituto Superior Técnico, Celso Cardoso, da UPorto, ou Tang Chi Hin, da ULisboa. É sabido que a China tem uma grande tradição no ténis de mesa, o que deixava este atleta, logo à partida, como o adversário provavelmente mais temível para os atletas minhotos.
O sorteio da competição não foi favorável a Tiago Abreu. Ao atleta da AAUMinho “saiu a fava”, ou seja, saiu o chinês como adversário, deixando-o com uma tarefa muito complicada e que acabou mesmo por resultar na sua eliminação. Já o seu colega Rui Silva, depois de ter passado a primeira eliminatória, teve o mesmo destino: eliminação frente ao chinês, nos oitavos-de-final. Jóni Sousa, por sua vez, conseguiu atingir as meias-finais, onde foi encontrar Tang Chi Hin. E aí, mais do mesmo: eliminação de um atleta da AAUMinho por conta do atleta da ULisboa. César Abreu foi eliminado na primeira eliminatória, enquanto que João Lourenço ficou pelos oitavos-de-final. Restava Carlos Fernandes.
O atleta da AAUMinho foi eliminando adversários do Instituto Politécnico de Viana, da ULisboa, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Universidade Fernando Pessoa, até atingir a final, onde veio a ter por adversário Tang Chi Hin, aquele que eliminara três dos seus companheiros de equipa. E, desta feita, sorriu um atleta minhoto, que assim conseguiu não só vencer o torneio, como também, como “cereja no topo do bolo”, vencer aquele que tinha atirado para fora do torneio três atletas da AAUMinho.
No que diz respeito à competição feminina, dado que apenas se apresentaram quatro atletas, o torneio disputou-se numa espécie de campeonato e não por eliminatórias. Cristina Real, a representante da academia minhota, classificou-se em segundo lugar.
Na análise à prestação da equipa minhota, Jóni Sousa revelou estar satisfeito. “Podemos considerar que a participação da AAUMinho foi positiva, tendo em conta que ganhou a prova masculina e vários atletas já conseguiram pontos muito importantes para atingir a qualificação para os Campeonatos Nacionais Universitários.”
Com esta prestação, pode bem dizer-se que a delegação da AAUMinho não deixou os créditos por mãos alheias, conseguindo bons resultados, que deixam a expectativa em alta para o resto da época, nomeadamente para os Campeonatos Nacionais Universitários. O segundo Torneio de Apuramento realizar-se-á na Covilhã, no próximo dia 11 de Março.
Texto: João Nogueira Dias
Foto: Manuel Soares/FADU
“