Publicado em Deixe um comentário

Conferência “Gravidade, relatividade e humildade”



A sessão, a ter lugar pelas 17h15, na Sala de Actos do Instituto de Letras e Ciências Humanas, insere-se no âmbito da Licenciatura em Filosofia, concretamente, da disciplina de Filosofias Orientais.
 

“Gravidade, relatividade e humildade”

A evolução das ideias e dos conceitos permitiu que a humanidade alcançasse níveis de conforto e de desenvolvimento tecnológico impensáveis até há pouco tempo.
 
Propõe-se, nesta conferência, falar um pouco de algumas das ideias fundadoras da civilização tecnológica, de que temos, hoje, o privilégio de fazer parte, realçando que na base da aceitação e consequente aplicação dessas e de posteriores ideias está um movimento fundamental de deslocação duma parte do fulcro da nossa atenção: outrora a Terra era o centro do Universo, hoje não faz sentido pensar nesse centro.
 
Permanece, contudo, outra parte: o Homem ainda é o centro das nossas preocupações e, sobretudo, das nossas vaidades.

 

 

Professor Mário Almeida

 

Nasceu em Castelo Branco, tendo feito os estudos, até ao 9º ano em Manteigas e o Ensino Secundário, em Electrotecnia, em Viseu. Licenciou-se em Física ? Ramo Científico, pela Universidade de Coimbra, em 1990, tendo concluído o Mestrado em Física Tecnológica, em 1994. É docente no Departamento de Física da Universidade do Minho desde 1993, onde obteve o doutoramento em Ciências, na área da Física Computacional, em 2003.

Tem trabalhado, desde então, em acções de divulgação de ciência e da Física, em particular, participando, entre outras actividades, nos projectos “Fascinating World of Science – 2004” da Escola de Ciências; “Fisicum 2005”, programa no âmbito das celebrações do Ano Internacional da Física, desenvolvido pelo Departamento de Física e “Sentidos da Ciência”, da Escola de Ciências, cujas realizações públicas decorreram entre Fevereiro e Junho de 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *