Publicado em Deixe um comentário

1º TORNEIO DE BRAGA DE BOCCIA










                                                        Fotos disponiveis online na Galeria BIG




 

A iniciativa que partiu dos alunos do Curso Tecnológico de Desporto (12º Q) da Escola Carlos Amarante, surge no âmbito da responsabilidade social que é incutida a estes alunos durante os três anos do curso e com este tipo de actividades demonstram o interesse e preocupação em termos sociais e de inclusão de pessoas com deficiência.

 

Para além desta actividade e no âmbito do curso, segundo o responsável da Escola e coordenador desta actividade, o Prof. Pedro Pires “Existe uma tradição de realizar competições de Boccia mas também outras actividades, como por exemplo organizamos também uma prova adaptadas a invisuais, estes alunos têm-se mostrado muito empenhados nestas questões”.

 






 

Presentes estiveram 12 atletas, do Futebol Clube do Porto (FCP), Sporting de Braga (SCB), Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães (APCG), Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral do Porto (CRPCP), Núcleo de Boccia da Escola Secundária de Matosinhos (ESM). A final muito disputada, pôs frente a frente José Macedo (SCB) e José Rodrigues (FCP), partida que o primeiro acabaria por vencer, sagrando-se campeão do 1º Torneio de Braga de Boccia.

 






 

José Macedo pratica Boccia desde 92, já foi duas vezes campeão paralímpico e vice-campeão do mundo, o seu curriculum conta já com muitas medalhas, a nível nacional e internacional, o atleta tem levado o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo.

 

No final José Macedo evidenciava grande satisfação pela vitória “Foi a primeira vitória para o Braga e para mim enquanto seu atleta e claro uma vitória de todo o grupo. Foi o primeiro torneio de Braga e foi muito bom começar com o pé direito”.

 

Este 1º Torneio de Braga de Boccia serviu essencialmente para a preparação destes atletas para as provas federadas que vão começar ainda neste início de Fevereiro, e segundo o responsável pela Secção de Desporto Adaptado, o Prof. Luís Marta “o objectivo é dinamizar o desporto adaptado, há muitos atletas a fazerem Boccia e muitos a quererem fazer”.

 






 

Os SASUM, através do Departamento Desportivo e Cultural, é, sempre que possível um aliado destas acções, segundo Luís Marta “sabemos que temos na UMinho uma casa que está sempre aberta para este tipo de iniciativas, ao longo dos anos tem acolhido sempre as nossas actividades, há aqui sensibilidade para dar espaço a este tipo de organizações”.

 

A modalidade, ainda não tão divulgada como seria desejável, tem campeonatos regionais e nacionais e este ano realiza-se ainda em Portugal o Campeonato da Europa de Boccia, a decorrer na Póvoa de Varzim.

 






 

A classificação final ficou assim distribuída: 1ºJosé Macedo (SCB), 2º José Rodrigues (FCP), 3º Domingos Vieira (APCG), 4º Joaquim Soares (APCG), 5º Fernando Pereira (CRPCP), 6º Eunice Raimundo (SCB), 7º Mário Peixoto (SCB), 8º Tiago Dias (ESM), 9º Carlos Clemente (FCP), 10º Ricardo Silva (APCG), 11º Ângelo Costa (ESM), 12º Ângelo Pimenta (APCG).

 

 

 

Texto: Ana Marques


 

Fotografia: Nuno Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *