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Aproveitamento Escolar na UMinho










 

O Gabinete de Avaliação e Qualidade do Ensino  (GAQE) tem promovido a realização de estudos que procuram a melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem. Para tal, servem de base os dados fornecidos pelos Serviços Académicos, recurso ao software de análise estatística SPSS, através dos quais foi feita a análise do aproveitamento escolar para 2007-08.

 

Algumas das medidas adoptadas neste sentido, que podem explicar o sucesso escolar na UMinho, que se tem vindo a verificar, com maior relevância desde a implementação do Processo de Bolonha, ou seja, desde 2004. Estas relacionam-se com, a monitorização das taxas de aproveitamento escolar; desenvolvimento de competências de aprendizagem; acções de formação pedagógica dirigidas a docentes.

 

 Para a monitorização das taxas de aproveitamento escolar (ano lectivo 2007/08), os resultados foram obtidos a partir do cálculo dos rácios aprovados/avaliados, aprovados/inscritos e avaliados/inscritos, disponibilizados posteriormente aos Directores de Cursos, Presidentes de Conselhos de Cursos, Escolas e Conselho Académico no início de 2009.

 

Uma das preocupações da UMinho reflecte-se no aperfeiçoamento de competências de aprendizagem autónoma e de construção sobre o conhecimento adquirido, cada vez mais necessários no percurso académico, e mais tarde, no futuro profissional dos estudantes. De encontro a esta preocupação existe o Programa CAPA (destinado a estudantes do 1º ano), visando o desenvolvimento destas competências na perspectiva de construção de conhecimento, sendo este programa dividido em quatro módulos: competências de leitura e escrita; competências de apresentações orais; competências de gestão de estudo e de aprendizagem e competências de estudo e de auto-regulação. Cada um dos módulos tem uma duração de 3 horas. A frequência aos quatro módulos garante a obtenção de um certificado emitido pela UMinho.  

 






 

Por outro lado, também o Conselho de Cursos de Engenharia deu continuidade às actividades que tem vindo a desenvolver junto dos alunos do 1º ciclo, do Campus de  Azurém, com vista à aquisição de competências que potenciem o envolvimento activo do estudante face à aprendizagem.

 

A Associação Académica da UMinho (AAUM) tem colaborado com o GAQE neste objectivo, tendo desenvolvido actividades de Educação Não Formal, dirigidas aos estudantes do 1º ano, e que se desenvolvem durante os dois primeiros semestres, preparando os estudantes para o novo ambiente de estudo, conferindo-lhes as competências transversais necessárias para o seu desenvolvimento pessoal e académico no âmbito do Processo de Bolonha. Desde o início, o estudante tem todo um rol de ferramentas que lhe vai permitir enfrentar os desafios ao longo do curso, tendo como meta o sucesso final.

 

Também desde 2004, a UMinho tem vindo também a promover acções de formação pedagógica dirigidas a docentes nas áreas de Metodologias do Ensino/Aprendizagem; Técnicas de Preparação e Utilização de Meios Audiovisuais; Relacionamento Social e Organizacional e Técnicas de Comportamento e Comunicação.

 

Todos estes aspectos têm vindo a contribuir para a melhoria das medidas de apoio ao aluno e, por outro lado, para que o nível de aproveitamento e sucesso escolar na UMinho tenha vindo a crescer, é de vital importância a equipa docente. Como tal, com o intuito de promover as boas  práticas e o empenho nas actividades académicas, lançaram-se, pela primeira vez, em 2009, os Prémios de Mérito de Docência, atribuídos a um docente por cada uma das Escolas que colaboraram nesta iniciativa, e um Prémio de Mérito à Investigação, atribuído a um investigador cujo trabalho desenvolvido se destacou no ano de 2008, tendo estes sido entregues no 35º aniversário da UMinho.

 

Em síntese, a UMinho como Instituição de Ensino Superior, qualificada e dinâmica tem trabalhado arduamente para que no fim o sucesso seja sempre um objectivo cumprido, por alunos e docentes.

 

Texto: Adriana Ferreira

 

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