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III RobotParty na Universidade do Minho










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Uma das características principais da RobotParty, é a sua duração. A actividade durou 3 dias seguidos durante 24 horas por dia. É, portanto, semelhante a uma LanParty, mas com robôs, e com um objectivo pedagógico e educacional na área da electrónica. As inscrições foram preenchidas maioritariamente por alunos de escolas secundárias que, cheios de curiosidade, encheram o Pavilhão Desportivo de Azurém para começarem a montar o seu robô.

 

As actividades desportivas e culturais também marcaram presença na festa. A montagem de robôs parou quando, na sexta á noite, todos os participantes tiveram direito a uma sessão de cinema. Ao longo do dia, já tinham tido um concurso de remates de futsal e um torneio de xadrez. No sábado, a pausa nocturna serviu para assistir ao concerto da banda “Dynamite Trust”. Actividades relacionadas com golfe, court soccer, basquetebol e taekwondo também estiveram disponíveis para os participantes no Sábado e no Domingo.

 

Ricardo Leite, participante nas actividades desportivas e na competição de robôs, mostrou-se contente por poder participar numa RobotParty pela primeira vez: “Está a corresponder às minhas expectativas. O ambiente é fantástico e a minha equipa é muito boa, pois faz uso da inteligência e da amizade que todos temos”

 






 

Cheios de confiança, os participantes iam montando as suas máquinas de acordo com os concursos em que queriam participar. A primeira noite foi, por isso, curta demais para as expectativas dos concorrentes. João Tomé, da Escola Profissional de Felgueiras, mostrava-se “cansado, mas cheio de vontade de continuar pela noite dentro a decorar o robô para participar na prova de dança”. O aluno, revelou ainda que “apesar de serem 24 horas sobre 24 horas, o tempo é muito pouco para todas as ideias que se tem”.

 

O Sábado acordou com duas sessões de esclarecimento sobre Engenharia e Robótica, e com a sessão de abertura do certame. Os oradores convidados foram Professora Manuela Veloso, da Universidade Carnegie Mellon, e o Professor Doutor Gerhard Kraetzschmar, da Bonn-Rhein-Sieg University of Applied Sciences.

 


 

A presença do Magnífico Reitor da UMinho, o Professor Doutor Guimarães Rodrigues, e os elogios que este fez à organização e à RobotParty, motivaram os estudantes para o resto do dia que se seguiu. O Reitor afirmou, no seu discurso de abertura, que “a RobotParty já é uma imagem de marca da Universidade do Minho e da cidade de Guimarães, pois para além de incentivar o desenvolvimento da robótica, incentiva o desenvolvimento da competição saudável”.

 

A Directora da Escola de Engenharia, a Professora Rosa Vasconcelos, também se mostrou agradada com a realização da festa de robots. A Professora saudou a participação dos mais jovens no evento: “É extremamente gratificante a presença de adolescentes aqui, dado que é sinal que eles também se preocupam com as suas profissões, e procuram na electrónica uma alternativa para o futuro”. A Directora da Escola de Engenharia afirmou ainda que a RobotParty é positiva para as Engenharias na UMinho, dado que “em especial os alunos do curso de Engenharia Electrónica, podem estar em contacto com outras pessoas e tratar assuntos relacionados com as matérias que dão no dia-a-dia”.

 






 

De Engenharia Electrónica eram também a maioria dos voluntários presentes na organização da RobotParty. No seu total eram mais de cem, e a sua presença visível no Pavilhão Desportivo. O coordenador geral dos voluntários, João Costa, revelou que a participação de todos os voluntários foi “fenomenal”. O coordenador afirmou ainda que a boa disposição, a atitude activa e o espírito de ajuda em equipa contribuíram para fazer do grupo de voluntários um grupo melhor: “Foi graças à acção muito alegre dos voluntários e dos participantes que o meu trabalho ficou facilitado”. Quanto ao público presente, João considerou que a adesão foi a esperada: “É certo que o Pavilhão não encheu, mas o público que veio foi participativo e também está de parabéns”.

 

O último dia de RobotParty era o mais esperado, pois ver-se-ia quem eram as equipas vencedoras. A competição dividia-se em quatro categorias onde os robôs participavam. Na categoria de obstáculos, o objectivo era o robô contornar uma série de obstáculos o mais rápido possível, sem derrubar. A equipa vencedora desta prova foi a “ELECTROMECS”. Na prova de criatividade, a vencedora foi a “RobEsta” e na prova de construção, de cariz mais técnico, venceu a “4bytes”. A derradeira prova era a de dança. Cerca de 2000 pessoas assistiram à dança que coroaria a equipa “Sampaios” como a principal vencedora.

 

Texto: Delfim Machado

 

Fotografia: Nuno Gonçalves

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