Publicado em Deixe um comentário

Judo dá bronze na luta pelo ouro








                                                        Fotos disponiveis online na Galeria BIG

Ano após ano, combate após combate, os judocas da AAUMinho tem sido dos atletas mais regulares na conquista de medalhas para a academia minhota.


Com um lote de 5 atletas, distribuídos por apenas duas categorias (-81kg e +90kg), e sem qualquer representante no escalão feminino, os minhotos apresentavam-se como potenciais candidatos às medalhas apenas na categoria “da pesada”.

 

Nos -81kg, o número de atletas a competir é sempre mais elevado e com um nível técnico mais elevado, o que reduz substancialmente as hipóteses da conquista do metal precioso.

 

Organizada pelo Instituto Politécnico de Coimbra, esta prova com início marcado para as 11h00 começou com cerca de 40 minutos de atraso. Pela AAUMinho, coube a Nuno Gonçalves e a Bruno Araújo nos +90kg iniciarem “as hostilidades”.

 


 

Frente a frente, os dois judocas da AAUMinho realizaram o primeiro combate da Poule A. Este embate, que foi bastante rápido, terminou com a vitória de Nuno Gonçalves por ippon (vantagem máxima no judo). Após uma boa defesa de Bruno a um ataque executado em Soto Makikomi, este não haveria de resistir a um segundo ataque quase de seguida, mas desta feita através um Ippon Seoinage.

 

Bruno e Nuno iriam cada um realizar mais dois combates nesta poule. Enquanto o primeiro perdeu ambos os combates, Nuno após sofrer uma derrota, venceu o terceiro e derradeiro combate, obtendo assim o passaporte para as meias-finais.

 

Nas meias-finais, e face a uma adversário 30kg mais pesado, Nuno entrou bem, ainda conseguiu dois bons ataques, mas a diferença de peso impediu que estes fossem eficazes. No final, o atleta da AAUMinho haveria de perder por Ippon, tendo-se de contentar com a medalha de bronze.

 

Na outra poule, André Moreira que era a grande esperança da AAUMinho para as medalhas, haveria de sofrer uma derrota devido a um erro de arbitragem no primeiro combate. No segundo, o seu adversário foi superior e venceu pela vantagem mínima: yuko. Arredado da luta pelas medalhas e a ressentir-se de uma lesão na coluna, André desistiu no terceiro combate, tendo apenas entrado na área de combate para saudar o seu adversário.

 


 

Nos -81kg, Ricardo Pereira e Tiago Magno não tiveram melhor sorte e foram eliminados logo nas rondas iniciais. Ricardo ainda conseguiu vencer um combate por submissão, mas não foi suficiente para chegar a um lugar de luta pelas medalhas.

 

A prestação da AAUMinho neste CNU apesar de não ter tido o brilho de outros anos, pode-se considerar positiva. Sem atletas nas categorias femininas e num ano de Universiadas, o que implica sempre um aumento do nível competitivo e do número de atletas, esta medalha de bronze acabou por ser um prémio ao trabalho de um grupo de atletas que ano após ano suam e lutam, e por vezes derramam algum sangue, pelas cores que orgulhosamente representam.

 

Resultados Oficiais CNU Judo 2009



 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *