“
Entre os presentes, estiveram, para além dos membros eleitos, investigadores, docentes, funcionários e alunos que assistiram a um momento único, tal como referiu Guimarães Rodrigues “Abriu-se hoje um novo livro, o registo das investiduras dos membros de Conselho Geral”.
O Conselho Geral será, como disse o Reitor “um dos actores chave do novo modelo de governação”. Durante um longo período de tempo a academia assistiu a uma intensa campanha, que terminou no passado dia 2 de Março, com a eleição dos membros agora empossados.
A Academia pronunciou-se em torno das ideias, dos programas, das 3 listas de docentes e investigadores, da única lista de não docentes e não investigadores e das 3 listas de estudantes que concorreram, elegendo pelos Professores e Investigadores: António Augusto Magalhães da Cunha, Licínio Carlos Viana da Silva Lima, Rui Manuel Costa Vieira de Castro, Maria Margarida dos Santos Proença de Almeida, Maria Eduarda Ferreira Coquet, Pedro Nuno Ferreira Pinto de Oliveira, Jorge Manuel Rolo Pedrosa, Lúcia Maria Portela de Lima Rodrigues, Graciete Tavares Dias, Ana Paula Pereira Marques, António Cândido Macedo de Oliveira, Manuel Joaquim da Silva Pinto.
Pelos Estudantes: Pedro Daniel de Sousa Couto Soares, Ana Rita Bastos Ribeiro, Alexandra Maria Marques Fernandes, Luís Miguel Ferreira da Silva Rodrigues. Pelos trabalhadores não docentes e não investigadores: Maria Fernanda Teixeira Ferreira.
Na sua intervenção, Guimarães Rodrigues referiu ainda que a participação e actuação deste novo órgão “está sob escrutínio da academia”, sendo que o professor catedrático mais antigo dos eleitos, a Prof. Margarida Proença, será o elemento que conduzirá o processo que tem como etapas a convocação dos seis nomes externos e eleição do presidente do Conselho Geral.
A cerimónia terminou que o desejo de sucesso a este novo órgão, por parte do Reitor e ainda com umas breves palavras do Prof. Licínio Lima a todos os presentes.
Texto: Ana Marques
Fotografia: Nuno Gonçalves