“
No primeiro dia da competição jogou-se a fase de grupos. Apuravam-se os dois primeiros classificados de cada grupo, para disputar as meias-finais.
No grupo A, a equipa do IPL entrou na competição com um empate a uma bola, frente à AAUTAD. E ao vencer os jogos frente à AAC e AAUAv, ambos por 2 bolas a 1, garantiu passagem à fase seguinte. Por seu lado, a turma de Vila Real, só afiançou a passagem às meias-finais após derrotar a académica por 3-2, pondo fim ao sonho da turma da cidade dos estudantes.
Para surpresa geral, a equipa da Associação Académica de Coimbra, vencedora do I TA, voltou para casa no final do dia. Também a equipa da Veneza Portuguesa ficou pela fase de grupos.
Apuraram-se também para as meias-finais a AAUBI, em primeiro lugar do grupo, e a AAUM. A equipa da Covilhã venceu os jogos frente ao IPC e a AAUM, por 6-1 e 4-2, respectivamente. Cedendo pontos, apenas, frente ao IPB, num jogo sem golos. As equipas do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) viram-se assim fora da competição.
AAUM disputa lugar nas meias-finais
No seu primeiro jogo, a equipa do Minho demonstrou algum nervosismo e alguma falta de entrosamento entre as jogadoras. Apesar do equilíbrio entre as duas equipas, a AAUM foi para intervalo a perder por 1-0, golo marcado na conversão de uma grande penalidade. No reinício do jogo a AAUM repôs a igualdade, marcando ainda no primeiro minuto. Num jogo marcado pela quantidade de faltas, a AAUM deu a volta ao marcador, convertendo um livre de 10m, que castigava a quinta falta cometida pelas adversárias. O IPB aumentou a pressão mas a turma da AAUM segurou bem o resultado. Houve ainda tempo para a exibição da cartolina vermelha a uma atleta do conjunto de Bragança.
Frente à AAUBI, adivinhavam-se mais dificuldades. Ao intervalo o marcador registava três tentos sem resposta para a turma da Covilhã, que soube aproveitar algumas distracções da equipa do norte. O tempo de descanso trouxe novo alento à equipa minhota que procurou sempre chegar ao golo. Em duas boas jogadas a AAUM marcou, reduzindo a desvantagem à margem mínima. Quando se adivinhava novo golo da turma do Minho, a AAUBI elevou a vantagem, num contra-ataque explosivo, fixando o resultado final em 4-2.
No seu último jogo do dia, a AAUM tinha pela frente a turma do IPC. As minhotas dependiam apenas de si para alcançar as meias-finais. Vencendo o confronto por 3-1, atiraram a segunda equipa de Coimbra para fora da competição.
Minhotas carimbam passagem aos CNUs
Na manhã do segundo dia de competição disputaram-se as meias-finais. No primeiro jogo, a AAUM discutia um lugar na final com o IPL. As meninas da cidade do Lis entraram melhor no jogo, mas foi a equipa do Minho que se adiantou no marcador. Num jogo caracterizado pelo equilíbrio, a AAUM destacou-se ao marcar dois golos. A turma de Leiria arriscou o 5 para 4, mas a equipa do Minho soube controlar os minutos que restavam para o apito final, mantendo as redes da sua baliza invioláveis.
No final do tempo regulamentar as minhotas celebravam não só a passagem à final, mas principalmente o apuramento para os CNUs.
A segunda meia-final punha frente a frente a equipa da AAUTAD e a turma da AAUBI. Adivinhava-se um jogo bastante disputado. Ao intervalo, o marcador registava um empate sem golos. No decorrer do segundo tempo a AAUBI chegou primeiro ao golo, mas no lance seguinte, as meninas de Vila Real igualavam a partida, na conversão de um livre. O jogo manteve-se empatado a uma bola até ao apito final, seguindo assim para a marcação de grandes penalidades. Convertidos os dois primeiros penalties, seguiu-se uma série de grandes penalidades não convertidas. No final das contas, as jogadoras da Covilhã falharam um golo a mais nas contas, cedendo a passagem à final à equipa da UTAD.
O jogo dos terceiros e quartos teve sempre um sentido: a baliza da equipa do IPL. Mas as jogadoras da AAUBI só chegaram ao golo no último segundo da primeira parte. As meninas da Covilhã abriram o segundo tempo voltando a marcar nos minutos iniciais. Confirmando assim o terceiro lugar da competição.
Na grande final a AAUM e AAUTAD disputaram o jogo de igual para igual. As jogadoras de Trás-os-Montes entraram mais ofensivas no jogo, mas as jogadoras do Minho conseguiram travar as investidas, mantendo o 0-0 até ao intervalo. Na segunda parte, a equipa da AAUTAD aproveitou bem uma falha na defesa minhota e num momento seguinte a AAUM marcava golo, mas na sua própria baliza, doando à turma de Vila Real o primeiro lugar no torneio.
No final do torneio subiram ao pódio as equipas da AAUTAD, AAUM e AAUBI. Estas duas últimas festejaram o apuramento para os CNUs, que disputarão em Abril, no Instituto Politécnico do Porto.
Pairava o sentimento de dever cumprido entre a equipa do Minho. Sandra Silva frisou que o objectivo era “conseguir o apuramento para os CNUs”. Sobre o nervosismo da equipa a jogadora disse que sentiram “algumas dificuldades”, mas “acreditámos sempre. E os CNUs ninguém nos tira”, afirmou Sandra.
Texto e Fotografia: Francisca Fidalgo