“
O torneio serviu para a integração de novos jogadores já que a equipa passa, neste momento, por uma fase de rejuvenescimento, como destaca o treinador da equipa Ricardo Almeida.
No final do da competição o treinador minhoto mostrava-se satisfeito com a prestação dos atletas pois “os jogadores apresentaram-se bem e corresponderam ao que esperava”, salientou.
Apesar da boa prestação, que “abre boas perspectivas para os campeonatos universitários” como garante o técnico minhoto, este espera, contudo, contar com a equipa na sua máxima força. E, na máxima força significa ter na equipa o hoquista Daniel Coelho, estudante de Ciências da Comunicação actualmente a jogar em Espanha e o atleta André Centeno do Hóquei Clube de Braga.
O técnico minhoto sabe, para já, do esforço que o departamento de desporto e a associação académica têm feito para que ambos possam dar o seu contributo.
O filme dos dois dias
Á partida as expectativas eram boas, mas o percurso da AAUminho não começou da melhor maneira.
No primeiro dia, disputavam-se as fases de grupo, os do Minho perderam o primeiro jogo com os anfitriões da UP por 5-1.
Mas, no segundo jogo, tudo foi diferente. Perante os atletas da Universidade Nova de Lisboa, os minhotos venceram por 6-5, num jogo muito disputado, onde a espaços o nervosismo da equipa de Lisboa se espelhou na forma agressiva com que abalroavam os jogadores da AAUMinho. Mas, os minhotos fizeram da calma um trunfo a seu favor em campo e venceram o jogo.
Com a vitória a formação da AAUMinho ficou em segundo lugar do grupo com direito a disputar as meias-finais.
As meias-finais que realizaram-se no segundo dia de prova.
Aqui os da AAUMinho perderam por 3 bolas a zero frente aos atletas do IPP, num jogo equilibrado onde o resultado não demonstra o que em campo se passou.
Numa manhã inspirada do guarda-redes portuense do IPP, os jogadores minhotos bem tentaram por enumeras vezes fazer o golo, mas não foram felizes. Por sua vez os atletas do IPP com saídas rápidas para o ataque acabaram por fazer três golos à equipa do Minho.
Com este resultado os minhotos viram-se obrigados a disputar o jogo dos terceiro e quarto lugares com a equipa de Aveiro, que perdeu nas meias-finais contra os atletas da UP também por 3 a zero.
No jogo onde se discutia o terceiro lugar no torneio os minhotos “limparam” por 7-2 a equipa de Aveiro.
Neste jogo as diferenças de ritmo competitivo foram evidentes e os minhotos não tiveram grandes dificuldades para arrancar uma boa exibição recheada com muitos golos.
No final dos dois dias de competição os sorrisos entre a comitiva minhota eram mais que muitos dado o trabalho realizado.
Os jogadores e o técnico alinhavam, de resto, pelo mesmo tom: “o torneio foi muito útil para medir em que patamar estamos, mas é preciso reunir condições para que possamos treinar mais vezes juntos até ao início dos CNU´s”, algo que tem sido impossibilitado quer pelos clubes dos atletas quer mesmo pelos horários escolares que não são muito coincidentes” rematam.
Texto: José Carlos Bragança
“