Publicado em Deixe um comentário

Futsal vence Final Four e garante Fases Finais










                                                Fotos disponiveis online na Galeria BIG





 

Após o fim da Liga Universitária de Futsal (LUF), modelo competitivo que vigorou durante alguns anos, e que para muitos era mais justo que o actual, o futsal da AAUMinho vê-se de regresso às Fases Finais dos CNUs (este ano vão ser no Porto), onde já foi campeão.

 

Esta Final Four de apuramento, de onde sairiam três equipas com bilhetes para a Invicta, colocava frente a frente quatro equipas que nos últimos quatro anos já se haviam sagrado por mais que uma vez, campeãs ou vice-campeãs nacionais universitárias: Associação Académica de Coimbra (AAC), Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria).

 

Na meia-final que opôs minhotos e leirienses, e que é provavelmente o clássico mais emotivo do futsal universitário, tornou a haver, como tem sido apanágio dos embates entre estas equipas, emoção até ao último segundo.

 

A AAUMinho, procurando sempre ter a iniciativa de jogo foi a equipa mais perigosa, fazendo uma pressão alta mal o IPLeiria sai com a bola controlada. Oportunidade após oportunidade desperdiçada, os minhotos tiveram de sofrer para garantir a passagem à final da Final Four.  

 

Com o apito final do árbitro, o marcador indicava um enganador empate a três bolas, que castigava a medíocre capacidade de finalização dos minhotos.

 






 

No prolongamento, mais sofrimento, mais lances de golo desperdiçados e outro empate (5-5) que leva tudo para as grandes penalidades. Ai, o guardião da UMinho brilhou ao defender um penaltie e ao marcar outro. O resultado final e que colocaria os minhotos na final e nas Fases Finais, ficou estabelecido nuns impressionantes 10-8!

 

Na outra meia-final, a AAC foi mais forte que a equipa da casa, a AAUBI, e juntou-se aos minhotos na final.

 

A final, que foi uma reedição da final da LUF de 2006, haveria de ter como vencedora a AAUMinho, que após ter tido uma vantagem de dois golos (3-1), viu no ultimo segundo da partida, e com o placard electrónico a marcar 3-2, uma bola embater estrondosamente na trave da baliza.

 

No jogo de vida ou morte, o IPLeira viu-se afastado das Fases Finais e consequentemente da luta pelo titulo, ao ser eliminado (5-2) pela AAUBI.

 

Numa Final Four em que todas as equipas se apresentaram algo desfalcadas dos seus melhores jogadores, e em que o futsal praticado não foi o mais espectacular, fica uma nota para as péssimas arbitragens que em alguns casos, deixaram marcas.

 

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *