“
Dia 4
Da repescagem até à glória
As basquetebolistas da AAUMinho no jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares venceram as suas rivais da AAUAv por 73-70, conquistando deste modo o bronze. Numa eletrectrizante partida de basquetebol, em que a incerteza no marcador foi sempre uma constante, venceu a equipa que nunca desistiu, que lutou contra tudo e contra todos, desde a repescagem até ao delicioso bronze com sabor a ouro.
La Fontaine, poeta e fabulista francês, escreveu a seguinte frase que assenta na perfeição ao basquetebol feminino da AAUMinho: ”Nenhum caminho de flores conduz à glória”.
Após estar virtualmente afastada das fases finais, como se fosse uma Fénix, o conjunto minhoto renasceu das cinzas e conquistou de forma brilhante a medalha de bronze.
No jogo decisivo, frente à AAUAv, as minhotas mostraram a fibra de que são feitas e após dois prolongamentos venceram as aveirenses por 73-70 numa partida que foi seguramente um dos melhores espectáculos de basquetebol desta prova.
No final da partida, o técnico da UMinho, Alexandre Oliveira, mostrava-se visivelmente satisfeito e enalteceu o esforço e a dedicação das suas atletas, tendo feito inclusive questão de agradecer individualmente a cada uma delas.
Ficam agora aqui o nome destas 12 magnificas: Ana Carvalho – Medicina, Diva Monteiro – RI, Elsa Lima – Quimica, Gisela Rocha – Eng Elec. Industrial, Inês Cunha, Joana Santos – Matemática, Luisa Azevedo – Medicina, Marta Gonçalves – Eng. Biológica, Michelle Pinto – Direito, Paula Cunha, Sara Alpoim – Direito, Soraia Monteiro – Eng. Biológica).
Dia 3
Basquetebol luta pelo bronze
Na meia-final que opunha IPP e AAUMinho, as portistas demonstraram ser mais fortes que as minhotas (84-30) e garantiram desta forma o seu lugar na final. Na outra meia-final a UPorto bateu a AAUAv por 71-43.
Após uma excelente fase de grupos onde obteve um histórico triunfo sobre a Académica (a equipa com mais títulos no basquetebol nacional universitário) que lhe garantiu um lugar nas meias-finais, a AAUMinho iria ter um teste de fogo frente ao super-favorito IPP.
A partida iniciou-se com as do Porto a marcarem um ritmo de jogo muito elevado e que era impossível de acompanhar pelas minhotas. Cesto após cesto, as atletas do Politécnico demonstraram estar num patamar acima das suas adversárias. Foi então com alguma naturalidade que este embate terminou com uma fácil vitória do IPP por 84-30.
Na outra meia-final, a outra super favorita, a UPorto bateu também ela sem grande dificuldade a AAUAv por 71-43.
Na luta pelo bronze a AAUMinho vai então ter pela frente a aguerrida equipa de Aveiro, num jogo que promete incerteza no resultado até ao ultimo segundo.
Dia 2
Alegria e Desilusão em dia de decisões
O basquetebol feminino da AAUMinho venceu (56-29) ontem no jogo do tudo ou nada a AAC, carimbando assim o seu passaporte para as meias-finais. No outro ”mata mata”, na versão masculina, a sorte foi madrasta e os minhotos soçobraram às mãos da AEESTEP por 71-77, dizendo desta forma adeus ao sonho das medalhas.
Basquetebol Masculino
No ano que parecia ser o seu ano, o basquetebol masculino da AAUMinho despediu-se com alguma mágoa desta edição das Fases Finais. Após um bom inicio de prova, os minhotos perderam um jogo que estava perfeitamente ao seu alcance, tendo deixado todas as decisões para o último jogo da fase de grupos.
Ai, frente à AEESTEP, os pupilos de João Chaves não se conseguiram transcender e sofram uma amarga derrota por 71-77 que ditou então o afastamento da AAUMinho nesta modalidade.
Equipa técnica e jogadores mostravam-se visivelmente no final da partida. Nos seus rostos estava bem espelhada a desilusão de quem trabalhou um ano inteiro para este momento, que não passou disso mesmo, um mero e simples momento.
Basquetebol Feminino
No outro extremo estiveram as atletas de Alexandre Oliveira. Após uma já esperada derrota frente à UPorto, as minhotas sabiam que o jogo frente à Académica seria o do tudo ou nada.
Demonstrando que queriam tudo, e nada mais, nem nada menos que isso, as aguerridas minhotas não deram hipótese às de Coimbra e venceram a contenda por 56-29. Com esta decisiva vitória, a AAUMinho vê-se assim mais uma vez nos lugares de disputa do tão desejado metal…
Dia 1
Basquetebol a uma vitória da luta pelas medalhas
As equipas de basquetebol da AAUMinho estão a uma vitória de passarem a fase de grupos e entrarem na luta directa pelas medalhas. O conjunto masculino venceu o primeiro jogo da fase de grupos, tendo perdido o segundo, deixando a decisão para o derradeiro embate frente à AEESTSP. No feminino, após a vitória no jogo inaugural, as minhotas vão ter de defrontar as duas últimas equipas a vencerem o ceptro universitário: UPorto e AAC.
Basquetebol Masculino
O conjunto liderado pelo técnico João Chaves, e que esta época teve uma brilhante performance no seu trajecto até às Fases Finais, entrou nestas da melhor forma, ao bater por AEFCT por 46-43.
Os minhotos entraram melhor que os seus adversários alfacinhas no primeiro tempo, estes equilibraram a balança no segundo, e nos restantes foi a luta sempre taco a taco pela vitória final.
Na segunda partida do dia, a AAUMinho viria a soçobrar às mãos dos seus rivais da AAUTAD. Sem um jogador chave e cometendo alguns erros nas alturas decisivas, os minhotos deixaram desta forma escapar uma vitória que lhes daria logo ali o apuramento para as meias-finais.
O jogo do tudo ou nada para os pupilos de João Chaves será então frente à AEESTSP, onde apenas uma vitória interessa.
Basquetebol Feminino
As actuais vice-campeãs universitárias fizeram jus ao seu estatuto e entraram de forma imperial na partida frente às suas rivais da AEISCAL, dominando por completo as lisboetas. Após abrirem um confortável vantagem no marcador electrónico, as minhotas limitaram-se a gerir a vantagem, que aquando do apito final se cifrava em 37-25.
Nos dois jogos seguintes, e onde se vai decidir entre AAUMinho, UPorto e AAC quem irá subir, as minhotas tem de obrigatoriamente vencer um destes embates para reservar o seu lugar nas meias-finais.
Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves
“