Publicado em Deixe um comentário

Futsal – CNUs09







Dia 5




Vice-campeões? de novo

Futsal masculino da UMinho cai diante da Académica

 

No último dia de competição da modalidade, a Académica sagrou-se campeã dos CNU de 2009. AAUMinho agarrou a prata e UBI subiu ao último lugar do pódio.

 

No primeiro jogo da tarde, a equipa da Covilhã disputou o bronze com o Instituto Superior Técnico (IST). Apesar do equilíbrio, a formação de Lisboa seguiu para o tempo de descanso a vencer por duas bolas a zero. No reinício da partida os Lisboetas aumentaram a vantagem e o treinador da UBI arriscou tudo ao colocar a equipa a jogar em 5-4. Os resultados não tardaram a aparecer. A turma da UBI pressionou o adversário e deu a volta ao resultado, vencendo a equipa do IST por 5-3.

 

Na grande final, a AAUMinho, tinha oportunidade de alcançar o título, que lhe foge desde 1995/96. No entanto, foi a Académica, forte táctica e tecnicamente, que agarrou o ouro. Ambas as equipas entraram bem no jogo, e o primeiro sinal de perigo surgiu dos atletas de Coimbra. O primeiro golo da AAC deveu-se a uma perda de bola, por parte da UMinho, em zona proibida. Após um primeiro remate, travado pelo ferro da baliza, o atleta da AAC não desperdiçou o ressalto.

 

Pouco tempo depois novo golo dos Estudantes. A UMinho treme e segue para intervalo a perder por 2-0. Ao abrir a segunda parte a Académica aumentou a vantagem num contra-ataque. A formação minhota ergueu a cabeça e aumentou a pressão sobre os adversários, jogando em cinco para quatro. Em desvantagem, a equipa minhota teimava em acertar nos ferros. Por seu lado, a Briosa pouco errou o alvo.

 

No fim da partida, 4-0 para a Académica. Um resultado exagerado, para a boa exibição da equipa Minhota.  

 

Dia 4





Faculdade de Desporto da UP é campeã de 2009

Está terminada a edição de 2009 do Campeonato Nacional Universitário (CNU), no que diz respeito ao futsal feminino. Na grande final, as atletas da FADEUP venceram a AAUBI, sagrando-se campeãs da modalidade. No jogo que decidia o terceiro lugar do pódio a AAUM foi derrotada pela turma da Maia.

 





 

No primeiro jogo do dia, AAUM e ISMAI disputaram o bronze da presente edição dos CNU?s. Note-se que a turma do Minho já tinha encontrado a formação do ISMAI. Registado o empate a duas bolas, na fase de grupos, ambas as equipas procuraram o ajuste de contas.

 

No final do tempo regulamentar a equipa da Maia saiu a vencer por cinco bolas a três. As atletas da Maia sobem, assim, ao terceiro lugar do pódio. Quanto à equipa do Minho, paira no ar algum inconformismo, pela certeza de ter sido possível chegar mais longe.

 





 

 A grande final da modalidade foi um verdadeiro duelo de titãs. O marcador registava um empate a três bolas quando soou o apito final. O jogo seguia para a marcação de grandes penalidades. No final das contas,  a FADEUP venceu a UBI por 7-6.

 

Minhotos defrontam Académica na final de futsal masculino

No quarto dia de competição jogaram-se as meias-finais do futsal masculino. No primeiro confronto do dia, a AAUM discutiu um lugar na final com a equipa do Instituto Superior Técnico (IST). Ao intervalo o placar registava três golos para cada uma das equipas. Na segunda parte os atletas da UMinho foram melhores, fixando o resultado final em 7-5. Os minhotos seguem assim para a grande final.

 





 

Na outra meia-final a UBI debateu-se com a Académica. Um autêntico jogo de nervos. No fim do tempo regulamentar as equipas estavam empatadas a duas bolas, seguindo-se as habituais grandes penalidades. A Académica esteve melhor e saiu a ganhar por 6-4.

 





 

Para o último dia de competição da modalidade está agendada a grande final entre a Académica e a UMinho. UBI e IST vão disputar o último lugar do pódio.

Dia 3




Minhotas caem frente à FADEUP

No terceiro dia de competição disputaram-se as meias-finais do futsal feminino. UMinho e ISMAI, derrotadas, voltam a encontrar-se no jogo de atribuição do terceiro lugar. Na final, a UBI tem oportunidade de ajustar contas com a equipa da FADEUP.  

 

A primeira meia-final do dia pôs frente-a-frente ISMAI e UBI. Neste confronto a turma da Maia saiu derrotada por quatro bolas a duas. As jogadoras da Covilhã voltam a marcar presença na final desta competição.

 





 

Na outra meia-final AAUM e FADEUP entraram decididas a conquistar um lugar na final. As atletas da UMinho abriram o marcador e noutra jogada reforçaram a vantagem. Mas a equipa do Porto não desanimou e repôs a igualdade no marcador. No fim do tempo registava-se um empate a duas bolas. O jogo seguia para prolongamento e as atletas da FADEUP foram mais felizes ao marcar na primeira parte do tempo extra, atirando a equipa minhota para os 3º/4º.

 

Equipa masculina também alcança meias-finais

Quanto ao futsal masculino, este foi o dia de todas as decisões. Na última jornada da fase de grupos, os atletas da UMinho tinham pela frente a formação do ISEP. Neste jogo decisivo a turma minhota venceu por três bolas a duas, carimbando a passagem às meias-finais. No outro jogo do grupo a UBI bateu a AAUMadeira por 8-4, garantindo lugar na próxima fase da competição.

 





 

AAUM e AAUBI defrontam AAC e AEIST, respectivamente, em busca de um lugar na final.

Para esta quinta-feira, além das meias-finais do futsal masculino, está agendada a final do futsal feminino, assim como o jogo de atribuição do terceiro lugar.

 

Dia 2




Futsal Feminino da UM nas meias-finais – Rapazes adiam decisão para a ultima jornadas

Já se conhecem as equipas de futsal feminino que vão disputar as meias-finais. No fim do segundo dia de competição ISMAI e AAUM ocupam o primeiro e segundo lugares do grupo A, apurando-se para a fase seguinte da competição. No grupo B, UBI e FADEUP levaram a melhor sobre as equipas do IPP e ISCPSI, marcando também presença nas meias-finais.

 

No jogo decisivo para a AAUM, as minhotas tinham pela frente as bicampeãs. Confiantes e a pensar na fase seguinte da competição, as atletas da AAUM estiveram em vantagem por duas vezes, mas por duas vezes viram as jogadoras do ISMAI repor a igualdade. No final do tempo regulamentar o marcador registava um empate a duas bolas. Resultado que atira Ac. Militar e ISCAP para fora da competição. Num confronto em que a passagem já não estava em jogo, as jogadoras do ISCAP golearam a Ac.Militar por oito tentos sem resposta.

 





 

Relativamente ao futsal masculino, neste segundo dia, disputou-se a segunda jornada da fase de grupos. No que respeita ao grupo B, no qual alinha a AAUM, a decisão fica adiada para a terceira jornada. A equipa minhota, derrotada pela UBI na primeira jornada, venceu desta feita a AAUMa por 5 bolas a 3. Por seu lado a UBI perdeu frente ao ISEP (6-5). No final das contas as quatro equipas estão empatadas com 3 pontos. No grupo A, a Académica e o Instituto Superior Técnico, festejaram a passagem às meias-finais, no final da segunda jornada.

 





 

O IPP, equipa anfitriã, vê-se assim fora da competição no que respeita ao futsal.

 

Dia 1




Bola já rola em VNGaia

Foi com bancadas quase vazias (à excepção das equipas que aguardavam a sua vez de actuar), como é já vem sendo hábito neste género de campeonatos, que os candidatos ao título dos Campeonatos Nacionais Universitários de Futsal se estrearam nesta fase final.

 





 

No primeiro dia de competição, no que toca ao futsal feminino, já se pode começar a adivinhar as equipas que passam à fase seguinte. No grupo A, as bicampeãs (ISMAI) venceram os dois confrontos do dia, por 2-0 e 8-2, frente ao ISCAP e Ac.Militar, respectivamente.

 

A equipa da UMinho goleou a Ac.Militar, por 7 bolas a 1. Num jogo que só teve uma direcção, a baliza das militares, as minhotas entraram confiantes e unidas, dando pouco espaço às adversárias. A chuva de golos começou perto dos 4 minutos de jogo, e os tentos foram-se sucedendo naturalmente.

 





 

Na segunda jornada, frente à AEISCAP, a AAUMinho manteve-se em bom nível. Não fossem as dificuldades na finalização as minhotas carimbavam a passagem às meias-finais. As jogadoras do Minho entraram fortes no jogo, mas apesar das várias oportunidades criadas não conseguiam concretizar a sua superioridade. No final do tempo regulamentar, o placar registava um empate a 4 bolas.

 

Relativamente ao futsal masculino, para o primeiro dia estava reservada apenas a primeira jornada da fase de grupos. No que toca ao grupo onde alinha a equpa minhota, os vencedores da última edição da LUF (UBI) quiseram mostrar porque figuram no pódio dos últimos anos nesta modalidade. Frente a uma UMinho bastante determinada, a UBI conseguiu impor-se. Os atletas minhotos conseguiram virar uma desvantagem de dois golos, mas os jogadores da Covilhã souberam aproveitar duas desatenções do adversário, fixando o resultado em 3-4.

 





 

O último jogo do dia foi uma autêntica chuva de golos. A AAUMadeira levou a melhor sobre o ISEP, vencendo o jogo por oito bolas a sete.

 





 

No segundo dia de competição decidem-se as equipas femininas que seguem para as meias-finais. Quanto ao masculino, esta decisão fica adiada para o terceiro dia.

 

Francisca Fidalgo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *