Publicado em Deixe um comentário

Atletismo – CNUs09








 

No último dia de competição dos CNUs deste ano realizaram-se as provas de Atletismo, esta  que é das modalidades mais importantes na definição do ranking da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) teve na turma da UPorto uma das mais fortes equipas em  competição.

 

A expressão de domínio portuense na modalidade foi tanto maior ao conquistar a maioria das medalhas em disputa.

 

Já a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) arrecadou quatro medalhas. Uma de ouro, uma de prata e duas de bronze no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de pista ao ar livre, que decorreu no dia 25 de Abril, em Vila Nova de Gaia.

 

Na prova a contar para o calendário da FADU a AAUMinho apresentou-se na pista do Complexo Desportivo de Pedroso, Gaia, com 22 atletas inscritos. O vento que soprou com alguma intensidade durante a tarde não afectou os corredores que viajaram do Minho e quando pelas 15h00 tiveram inicio as provas o toque de alarme soou nas pernas e braços dos minhotos para o assalto as medalhas. E, efectivamente os estudantes da Universidade do Minho (UM) Filomena Costa, Ercília Machado, Paulo Ferreira e Miguel Ribeiro fizeram esse assalto acabando por obter boas prestações nas provas que realizaram ao ponto de trazerem na bagagem o metal valioso.

 

Filomena Costa foi medalha de ouro nos 3000m femininos, Ercília Machado foi prata nos 1500m, Paulo Ferreira foi terceiro nas provas de 110m barreiras. Já Miguel Ribeiro trouxe também o Bronze mas nos 3000m masculinos.

 

Com presença prevista nas provas do meio fundo, a atleta olímpica Jessica Augusto (UM) acabou por se ver afastada devido lesão.

 

Quanto a José Silva, este foi quinto nos 1500m masculinos enquanto Cláudia Coelho e Joana Duarte ficaram com o 5º e 6º lugar, respectivamente, nos 100metros planos femininos.

 

No Dardo 600g Filipa Marques e Cláudia Coelho arrecadaram o nono e décimo lugar, respectivamente.

 

Os restantes atletas da AAUMinho tiveram uma participação esforçada mas mais modesta nestes CNU´s: Fábio Viana, Nuno Vieira, João Coelho e David Melo, Bruno Vasconcelos, André Silva, Joana Costa, Bruno Martins, Tatiana Queiroz, Joana Baptista, Sylvia Pereira, Nuno Alcobia, Fabio Viana, Bruno Marques e Sandra Queiros, Ashley Novais.

 

Ao UMdicas, no final do CNU, o responsável de Atletismo da AAUMinho, Miguel Caldas fez um balanço positivo. Caldas mostrou, contudo a sua tristeza por não terem sido atingidos os objectivos colectivos.

 

Para o responsável  fica a sensação “de que algo mais podia ter sido feito, nomeadamente em termos colectivos onde um lugar no pódio era a meta, o que infelizmente não foi possível, talvez pela ausência de alguns dos nossos atletas mais “pontuáveis”, mas também pelo nível apresentado pelas equipas adversárias, especialmente por este ser um ano de universíadas”, explicou Miguel Caldas.

 

Mas para o treinador de atletismo da AAUMinho o trabalho que tem sido realizado tem sido positivo pelo que este resultado menos bom deve servir como momento de aprendizagem para o futuro:”A satisfação é algo que se consegue quando tudo corre na perfeição, no meu ponto de vista. A ausência de alguns dos nossos melhores atletas, a ausência do pódio colectivo e a possibilidade de melhorar sempre alguns aspectos, não me podem deixar satisfeito, aspectos estes que têm que ser melhorados na próxima época desportiva”, assegurou.

 

Por fim Miguel Caldas deixou um reparo ao espírito de grupo:”A equipa tem pernas para andar. Todos os anos tem sido renovada com novos atletas com muito valor que têm vindo estudar para a UM. Na minha perspectiva falta criar um espírito de grupo bastante forte para que todos queiram participar nos CNU’s, algo que tem sido difícil de conseguir, especialmente junto dos principais atletas” atirou.

 

Texto: José Carlos Bragança

Fotografia: Nuno Gonçalves

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *