Publicado em Deixe um comentário

Troféu Reitor 09 – Noticias diárias






Dia 1



Troféu Reitor: Estudantes da UMinho entram ”em acção”

 

A maior competição desportiva interna da Universidade do Minho (UMinho) já está em acção. A prova, que conta este ano com mais de 600 estudantes e funcionários inscritos, arrancou ontem, e vai decorrer até ao próximo mês de Junho nos complexos desportivos de Gualtar, em Braga, e de Azurém, em Guimarães. Em disputa estão 10 troféus nas categorias de Futsal masculino e feminino, Basquetebol, Voleibol, Badminton, Squash, Ténis, Ténis de Mesa, Xadrez e Court Soccer.

 

Das 10 modalidades, no primeiro dia apenas duas já entraram em prova: Futsal masculino e Basquetebol.

 

No futsal masculino, os primeiros jogos, relativos à fase de grupos, em que estiveram em prova equipas dos grupos A, B e C, já trouxeram a ”palco” algumas equipas, que demonstraram qualidades e se assumem desde já como candidatas ao título no ano de 2009.

 





 


O primeiro jogo pôs em prova os campeões em título (Administração Pública – AP) que não deixaram os seus créditos por ”pés” alheios e entraram com o ?pé direito?. Com um triunfo categórico frente a Biologia/Geologia por 7-3, AP demonstrou ser de novo um dos grandes candidatos.

 

No segundo jogo do dia, defrontaram-se as equipas de Negócios Internacionais e Ciências da Comunicação, duas equipas muito equilibradas, e que o resultado final é disso demonstrativo, a partida terminaria com um 4-4 final. O jogo seguinte seria entre Eng. Biológica e Sociologia, um jogo muito bem disputado, que terminou com um empate a três bolas.

 

A partida entre Relações Internacionais (RI) e Gestão foi um jogo recheado de golos, onde o caminho da baliza esteve sempre na ”mira”. A equipa de Gestão venceu sem grandes dificuldades, impondo uma derrota por 9-4 à equipa de RI.

 






No penúltimo jogo entraram em campo as equipas de OCV e Química. E para demonstrar mais uma vez que todas estão nisto para vencer, a luta foi renhida e porque o dia estava propenso a empates, estas equipas acabariam por fechar a partida com um empate a 3 golos.

 

O último jogo, e para fechar este primeiro dia de competição, entraram em campo as equipas de Direito e Medicina. Uma partida onde Direito demonstrou mais qualidade, com algumas individualidades que fizeram a diferença no resultado final. O jogo terminaria com um 6-2 favorável a Direito.

 

No Pólo de Azurém

 


No primeiro jogo do dia defrontaram-se Miemat e Eng. Mecânica. Como é já normal neste torneio, as surpresas acontecem. Na abertura, o curso de Miemat, que o ano passado fez uma carreira de ”sucesso”, sendo melhores equipas do pólo de Azurém, e por isso foi uma das cabeças de serie de grupo para o sorteio, entrou a perder no primeiro jogo. Foram duas equipas bastante equilibradas ate aos momentos finais, mas a vitória haveria de sorriu aos de mecânica, que fecharam a partida com um 5-3 final.

 

O outro jogo do grupo pôs frente a frente Ltsi e Eng. Civil. Duas equipas que demonstraram alguma disparidade de valores entre si, demonstrada pelo resultado final, 8-1 favorável a Ltsi. Esta foi uma equipa mais organizada e mais coesa, com alguns bons valores, prometendo que está cá para lutar e fazer uma boa caminhada este ano.

 


Para amanha, entrarão em campo as equipas, de Economia frente a Eng. Biomédica, a Associação de Antigos Estudantes da UMinho (AAEUM) vs LEI, AP vs Negócios Internacionais, Ciências da Comunicação vs Biologia Aplicada e Sociologia vs Relações Internacionais.

 

No final do primeiro dia, o melhor marcador com 5 golos é Bruno Teixeira, do curso de Gestão.

 





 

Na modalidade de Basquetebol, no primeiro dia apenas foi disputado um jogo. Os anfitriões da prova foram Eng. Biológica e LEI, partida que os informáticos venceram por 28-26.

 

Dia 2





Voleibol entra em acção no Troféu Reitor

 


As equipas de Voleibol pisaram pela primeira vez o areal do Troféu Reitor. Tendo lugar neste primeiro dia, a realização de três partidas.

 

A equipa de Eng. Biológica venceu por 2-1 a turma de Engenharia Informática. Já Engenharia de Comunicações venceu a sua partida contra os Funcionários da UMinho, por 2-0. Os Engenheiros de Comunicação só precisaram de dois sets para arrumar com a questão. Na terceira partida da tarde a turma de Mestrado venceu Direito desta feita por 2-1.

 

Futsal Masculino

 


Neste segundo dia de prova, no pólo de Azurém, as primeiras equipas a pisar o terreno de jogo foram Eng. Têxtil e Geografia de Planeamento (outro cabeça de serie). Este apresentou uma equipa madura com caras já conhecidas, a equipa de têxtil também já com alguma experiencia nestas andanças, trouxe algum sangue novo á mistura. Duas equipas que mostraram estar bastante fortes, num jogo bem disputado e equilibrado. Apesar disso, geografia tirou proveito de uma maior experiencia e venceu a partida por 4-2.

 





 

O outro jogo, foi pôs frente a frente LECOM e Arquitectura. Os arquitectos, estreantes no torneio, não tiveram uma estreia agradável, encaixando uma derrota pesada, fruto da sua inexperiência. LECOM com um bom jogo, ganhou com tranquilidade os seus primeiros três pontos. 5 -0 foi o saldo final.

 

No pólo de Gualtar, o destaque no Futsal Masculino vai para a equipa de Ciências da Comunicação que bateu uma frágil turma de Biologia Aplicada (BA) por uns contundentes 9- 0. A equipa de BA ainda resistiu os primeiros minutos da partida mas, a supremacia dos de Comunicação foi notória e no final do encontro o placard espelhava bem a diferença entre ambas as equipas. No outro jogo do dia, Economia venceu frente a Engenharia Biomédica por 4-3. Num jogo equilibrado, o resultado final acabou por ser inesperado, isto porque Biomédica é candidata ao título e não esperava encontrar tantas dificuldades no embate com os economistas. Já a equipa de Engenharia Informática (LEI) venceu sem dificuldades o seu jogo contra os Antigos Estudantes (AAEUM) por3-0.

 





 

Na partida que colocou Administração Pública (AP) contra Negócios Internacionais (NI) há a registar um empate a quatro bolas. Um jogo equilibrado, onde os de NI tiveram de correr atrás do prejuízo ao longo da partida, mas foram mais eficazes na marcação de livres de 10metros.

 





 

O jogo entre Sociologia e Relações Internacionais (RI), foi um ”Jogo caricato”. Sociologia que podia ter vencido por larga vantagem, foi perder por 3-2. Na hora de rematar à baliza os de Sociologia foram muito perdulários e em alta competição académica isso paga-se caro e foi o que acabou por suceder. No final os de Sociologia ainda tentaram remendar os erros mas tiveram pela frente a oposição de um guarda-redes, improvisado de RI, que defendeu tudo que lhe apareceu pela frente.

 

Na última partida do dia, EPL defrontou Eng. Polímeros. Um jogo com pouca história, onde a bola só conheceu quase um sentido, o da baliza de Estudos Portugueses e Lusófonos. Polímeros nao deu hipótese e por dez vezes a bola ”furou” as redes da equipa adversárias. O jogo terminou com um 10-0.

 

 

Dia 3






Troféu Reitor- Squash já tem campeão

 

A modalidade de Squash do Troféu Reitor já encontrou o seu campeão de 2009, com vinte e um atletas inscritos, Rui Silva sagrou-se campeão da modalidade ao bater na final Bruno Dias.

 

Na terceira posição ficou Carlos Pereira que venceu o jogo de atribuição do 3º e 4º lugar frente a José Ramalho.

 





 

A final entre Rui Silva e Bruno Dias mostrou dois atletas com qualidades muito similares e o equilíbrio foi notório durante toda a partida. Rui Silva, mais forte, venceu todos os sets disputados (11/9-11/7-13/11), mas Bruno Dias demonstrou que estava ali para lutar taco-a-taco, e não deu facilidades até final. Rui Silva que o ano passado saiu derrotado na final frente a Carlos Pereira, este ano foi mais forte que o seu adversário e sagrou-se campeão da modalidade no Troféu Reitor 2009.

 

Na atribuição do 3º e 4º lugar, Carlos Pereira e José Ramalho fizeram uma partida digna de uma final. O 3-1 registado no final, dando a vitória a Carlos Pereira começou com o set ganho por José Ramalho (8/11), que não deu a vitória de ”mão beijada”. Nos outros sets Carlos Pereira foi mais forte e venceu por 11/4-11/7 e 11/6.

 

Futsal Masculino

Na modalidade de Futsal, apenas se disputou um jogo. A Associação de funcionários da Universidade do Minho (AFUM) levou a melhor sobre Filosofia por 6-4. Este foi um jogo em que as equipas deram o seu melhor para arrecadarem a vitória, mas os funcionários, com mais experiencia e alguns ”trunfos” que fizeram a diferença, acabaram por ser mais fortes e arrecadar os três pontos.

 





 

Nesta altura do campeonato, Deógenes Pina de Negócios Internacionais e João Santos de Ciências da Comunicação são os melhores marcadores ex equo com 7 golos cada.

 

Para amanha estão marcados sete jogos, cinco em Gualtar e dois em Azurém. Gestão irá defrontar Historia/Arqueologia, Medicina jogará com a AFUM, Eng. Biomédica vs AAEUM, Direito vs Química, LEI vs estudo Portugueses e Linguísticos (EPL), Miemat vs LTSI e Eng. Civil vs MIEGI.

 

Dia 4






Troféu Reitor entra na quinta jornada

 

À partida para a quinta jornada do futsal masculino, as equipas já se começam a destacar. Gestão, LEI, Economia e LTSI são as quatro formações melhor colocadas, com seis pontos amealhados, venceram todos os jogos disputados até ao momento.

 






 

Na quarta jornada, o primeiro confronto da noite pôs frente-a-frente a equipa de Gestão e a turma de História-Arqueologia. Gestão, que tem vindo a fazer um excelente torneio, saiu de mais um jogo com sinal mais. A bola teve quase sempre a mesma direcção, a baliza dos atletas de história. No final o marcador registava oito bolas a duas para Gestão que mais uma vez somou os três pontos.

 

No segundo embate subiram ao palco Medicina e AFUM (Associação de Funcionários da Universidade do Minho). Um jogo bastante repartido que terminou com um empate a duas bolas. A equipa dos funcionários entrou melhor e marcou primeiro, mas os futuros médicos reagiram e empataram o jogo já muito perto do final.

 

A segunda goleada da noite teve como protagonistas as equipas de Eng. Biomédica e AAEUM (Associação de Antigos Estudantes da Universidade do Minho). Num jogo em que os Engenheiros estiveram quase sempre melhor que os antigos estudantes, o resultado fixou-se em 7-1.

 






 

Seguiu-se o jogo entre Direito e Química, e o segundo empate da noite. Ao intervalo o marcador registava um empate a duas bolas. Direito entrou melhor mas Química reagiu sempre em contra-ataque. No final do tempo regulamentar, o marcador registava, além de um elevado número de faltas, quatro tentos para cada lado.

 

No penúltimo jogo da noite, os atletas de LEI não deixaram qualquer dúvida ao vencer a turma de EPL por sete tentos sem resposta. Um resultado que mostrou a desigualdade entre as equipas.

Economia e Eng. Polímeros foram as duas últimas equipas a entrar em campo. Ao intervalo os “economistas” venciam por 2-1, tendo marcado, num lance caricato, um auto-golo que abria a contagem da turma de Polímeros. No segundo tempo os “engenheiros” reagiram à vantagem da equipa de economia, mas não conseguiram superiorizar-se. No final Economia saiu a vencer por cinco bolas a três.

 






 

Nas duas partidas disputadas em Azurém, estiveram frente a frente MIEMAT e LTSI. MIEMAT que vinha de uma derrota, teria de impor se quisessem aspirar com alguma tranquilidade à segunda fase do torneio, e a equipa de LTSI se ganhasse este jogo já podia começar a pensar na fase seguinte. Este jogo mostrou-se bem disputado e equilibrado, mas a equipa de LTSI pôs-se em vantagem ainda na primeira parte, a equipa de MIEMAT não baixou os braços e na segunda parte aproveitou uma situação de superioridade numérica e igualou o marcador, só no final a equipa de LTSI encerrou o marcador em 2 a 1 a seu favor. Já no jogo entre Eng.Civil e MIEGI (Gestão Industrial), civil entrou a ganhar no jogo, só permitindo a igualdade do marcador na segunda parte. Este terminaria com uma igualdade a 2 golos.

 

Na modalidade de Basquetebol, tiveram início as provas do grupo de Azurém, onde se opuseram no primeiro jogo, a equipa da EEI (Electrónica) contra a AFUM. Um jogo onde EEI entrou bem, mas antes do fim da primeira parte os funcionários equilibram e mostraram porque são umas das equipas fortes do torneio, indo para o intervalo a perder por 1 ponto de diferença. A partida terminaria com 39 – 33 a favor dos de electrónica.

 






 

No segundo jogo do dia a equipa dos antigos de estudantes (AAEUM) mostraram como se ganha um jogo com tranquilidade aos “novatos” de Geografia. A AAEUM sempre comandou o marcador não deixando os geógrafos aproximar-se demasiado, acabando o jogo com uma vitória de 38 – 33 para a AAEUM.

 

No terceiro jogo do dia e segundo para os funcionários, já com algum cansaço foram “Cilindrados” por Arquitectura, quase com os dobros dos pontos, pode-se dizer que estes meninos riscaram e desenharam o jogo como quiseram desde o inicio. Ao intervalo constavam 13 para os funcionários e 24 para os arquitectos, no final acabou 27 para AFUM e 42 Arquitectura.

 

No último jogo, Arquitectura mediu forças contra Geografia. Neste jogo os arquitectos já não tiveram tantas facilidades e o jogo foi equilibrado, estando ao intervalo, 20 – 16 para os arquitectos. No segundo tempo os geógrafos andaram sempre na calha dos adversários, mostrando que queriam ganhar o jogo, mas na recta final o talento dos jogadores de arquitectura veio ao de cima ganhando o jogo por 40 contra 35 de geografia.

 

 

Dia 5





Futsal Feminino inicia amanha

 

A competição feminina de futsal do Troféu Reitor tem início amanha, com cinco equipas em prova, OCV e Ciências da Comunicação são as primeiras a entrar em palco.

Ainda no mesmo dia, Química e Direito fazem também a sua actuação neste que é o torneio interno de maior prestígio da UMinho.

 

Na competição de futsal masculino, o dia apenas deu lugar a um jogo, entre as equipas de Filosofia e OCV. Partida que os de Optometria venceram pela margem mínima, 2-3. Um jogo muito equilibrado, onde os optometristas foram mais fortes, conseguindo vencer a partida.

 

Na modalidade de basquetebol, houve muitas emoções neste terceiro dia de competição. Com a qualificação do Grupo A em jogo, estiveram, em campo as equipas de Sociologia, LEI, Ciências da Comunicação, Direito e LECOM.

 





 

O primeiro jogo opôs os Engenheiros Informáticos à equipa de Sociologia. Com uma boa entrada na partida, cedo os atletas de LEI se adiantaram no marcador, chegando ao intervalo com uma vantagem confortável. A formação de Sociologia ainda tentou recuperar da desvantagem mas não conseguiu. LEI acabaria por vencer por 37-30.

 

No segundo jogo estreavam-se em competição as equipas de Direito e Ciências da Comunicação. Ao terceiro minuto de jogo já os atletas de Ciências da Comunicação venciam por 12-0. Como teria um jogo imediatamente a seguir, a equipa de Comunicação fez descansar alguns dos seus melhores jogadores e isso reflectiu-se. A larga vantagem de que dispunham, no final a diferença foi apenas de dois pontos, 23-21.

 

Quase sem descanso, os jogadores de Ciências da Comunicação tinham uma nova partida pela frente, desta contra Sociologia. Com uma entrada muito forte na partida, cedo Sociologia se adiantou no marcador. Ao intervalo a diferença era de 20 pontos. Ainda assim, e face à estratégia de fazer descansar alguns dos seus melhores jogadores, Sociologia perdeu qualidade e Comunicação aproveitou. Contudo, não chegou para dar a volta ao marcador e o resultado final marcava 38-27 para Sociologia.

 





 

O jogo com mais pontos estava marcado para o fim. A também estreante LECOM jogaria contra LEI. O porte físico dos atletas de LECOM não assustou os Engenheiros Informáticos, que começaram bem e em vantagem uma partida que foi sempre equilibrada. No entanto, o cansaço físico proveniente do primeiro jogo que haviam realizado contra Sociologia fez-se sentir e os Engenheiros de Comunicação conseguiram a vitória, naquele que foi o jogo com mais pontos de todo o torneio até agora, 51-48.

 





 

Na modalidade de Voleibol de Praia e quando falta apenas uma jornada para terminar a 1ª fase da prova, disputaram-se quatro jogos muito equilibrados. No tudo ou nada para a passagem aos quartos de final, as equipas não queriam dar margem. Todos os jogos terminaram com a vantagem mínima de 2-1. LEI vence Direito, LECOM vence Química, Mestrado vence Eng. Biológica e AFUM vence Gestão.

 


Dia 6






Voleibol de Praia a uma jornada dos quartos-finais

 

À partida para a última jornada da 1ª fase, no Voleibol de Praia jogou-se o encontro em atraso da 1ª jornada, entre Química e Gestão. Com um pé nos quartos, as equipas melhores colocadas são Mestrado e LECOM, ambas com dois jogos e outras tantas vitórias.

 

O jogo entre Química e Gestão foi um encontro bastante disputado, entre duas equipas de grande valor. Apesar do equilíbrio, Gestão foi mais forte e venceu a partida por 2-1, com os parciais de 21-15, 12-21 e 7-15.

 





 

No futsal masculino, o dia foi lotado, ao disputarem-se oito jogos. No primeiro jogo do dia estiveram frente a frente Biologia Aplicada e A. Publica. Uma partida que teve o domínio completo de AP, onde os adversários apenas em lances fortuitos conseguiam chegar à baliza. Este terminaria com um 3 – 7 favorável a AP.

 





 

Na outra partida encontraram-se Negócios Internacionais (NI) e Biologia Geologia. Os biólogos procuravam a sua primeira vitória, mas NI não lhe fez a vontade. Num jogo muito bem disputado NI acabaria por vencer por 6-4.

 

No terceiro jogo do dia, Historia Arqueologia e Sociologia proporcionaram uma partida com muito pouca história, mas muitos golos. Sem dar qualquer hipótese, Sociologia meteu nove, ainda que permitisse o golo de honra aos adversários.

 





 

No outro embate Relações Internacionais e Eng. Biológica, propiciaram um jogo equilibrado, com a posse de bola muito repartida. Mas na altura de rematar Biológica era muito mais eficaz e objectiva, vencendo a partida por 3-9.

 

Direito e OCV ofereceram aos presentes um jogo taco-a-taco, ambas as equipas queriam ganhar, mas Direito assente principalmente na qualidade individual de alguns jogadores, que mais experientes tiveram mais calma e eficácia nos momentos ”chave”, ganhando de forma justa por 3 – 0.

 

A última partida disputada em Gualtar, colocou em campo LEI e Eng. Polímeros, estes sempre superiores, com dois ou três atletas que faziam a diferença, tiveram sempre a iniciativa, fazia pressão no adversário, ou seja, foram mais equipa. A partida terminaria com a vitória justa de Polímeros por 3-0.

 





 

Nos jogos disputados em Azurém, encontraram-se Geografia e MIECOM, equipas que saíram com vitórias na primeira jornada, e por isso esperava-se um jogo emocionante. O Jogo começou equilibrado mas a equipa de Comunicações adiantou-se no marcador chegando ao intervalo a vencer. O jogo continuou emocionante com Geografia a fazer a despesas da casa tomando conta do jogo e relegando os adversários a defender a sua baliza, mesmo assim MIECOM mostrou-se uma equipa perigosa nos seus contra-ataques, quase sempre em superioridade numérica, mas sem aproveitamento, até que em dois lances seguidos de bom futebol Geografia passa para a frente do marcador. MIECOM não baixou os braços e num lance individual de? Luizinho? consegue o empate já nos momentos finais do encontro, acabando o jogo com uma igualdade a 2 bolas.

 

O segundo jogo opôs a equipa de Electrónica a Arquitectura, esta chegou ao intervalo a perder por 3-0. Na segunda parte Arquitectura veio com vontade de jogar e emocionaram o encontro chegando mesmo a igualdade no marcador (3-3), o jogo foi disputado ate ao ultimo segundo, havendo mais golos para ambas as partes, acabando o jogo com um resultado a 5 ? 4 a favorável a Electrónica.

 





 

No basquetebol, nos dois jogos disputados, LECOM não deu qualquer hipótese a Ciências da Comunicação, e o resultado demonstra bem o que se passou em campo, a partida terminou com um 46 -12. No outro jogo, Eng. Biológica fez tudo para ganhar a partida e frente a uma equipa de Sociologia que não esteve no seu melhor, conseguiu arrecadar a vitoria final por 32-14.

 





 


Dia 7






Futsal Masculino com a maior goleada até ao momento

 

Na última jornada de futsal masculino do Troféu Reitor, o destaque vai para a equipa de Engenharia Biomédica que goleou por 16-1 o curso de Estudos Portugueses e Lusófonos (EPL) e para o bom jogo que Comunicação e Administração Pública (AP) proporcionaram aos presentes.

 

Ainda o sol não tinha caído e na nave de Gualtar a bola já rolava. Frente-a-frente a equipa dos funcionários (AFUM) contra os alunos de Química. Este jogo terminou com a vitória da AFUM por 7-4. Duas equipas que para além de um bom jogo, proporcionaram muitos e bons golos.

 





 

No segundo jogo do dia a equipa de EPL sofreu uma pesada derrota por 16-1 contra a turma de Engenharia Biomédica. Feridos no seu orgulho após derrota na passada semana, frente a Economia, os de Biomédica voltaram a golear. Eles que já na segunda-feira tinham vencido por 7-1 os Antigos Estudantes. A derrota frente a Economia parece já fazer parte do passado.   

 

Já Economia voltou a vencer o seu jogo, desta feita frente aos Antigos Estudantes por cinco bolas sem resposta.

 





 

O jogo mais equilibrado da noite foi aquele que colocou frente-a-frente os campeões em título (AP) aos jogadores de Comunicação. No final o placard espelhava bem o equilíbrio a assinalar três golos para cada lado. Num jogo muito táctico, cedo se percebeu que nenhuma das equipas queria dar o mínimo erro. Mas a táctica não foi inimiga do bom futsal e os muitos adeptos, que ambas as equipas arrastaram à nave, puderam assistir a um bom jogo. Ninguém conseguiu antever um desfecho no jogo que acabou por dar empate.

 

Quanto ao jogo que colocou cara-a-cara Biologia Aplicada (BA) contra Biologia Geologia (BG) a sorte acabou por sorrir a BA que venceu por 6-5. Este foi um jogo muito pobre, saldando-se apenas os golos. Duas equipas sem alma, onde o crer falou mais alto do que o saber. Houve muitos erros na hora do remate à baliza e falta de acerto nas trocas de bola.

 






 

O dia em Gualtar terminou com um bom jogo entre Filosofia e Medicina que ditou a vitória para os filósofos por 5-3. Muita entrega, muita disputa de bola, muitos e bons golos, assim se conta a história deste jogo.

 

Em Azurém, realizaram-se mais dois encontros. A primeira partida ficou marcada pela ?queda? da primeira equipa. MIEMAT (Materiais) jogava o tudo ou nada neste jogo, e ate começaram por abrir o marcador, mas MIEGI (Gestão Industrial) não queria facilitar as coisas pois já mostraram que são equipa para disputar os lugares de passagem a próxima fase, e deram a volta ao resultado, mas ao acabar o primeiro tempo MIEMAT restabeleceu a igualdade a 2-2. Na segunda parte MIEMAT entrou com vontade de decidir o jogo a seu favor, mas a sorte caiu para MIEGI que voltou para a frente do marcador ficando o resultado final em 3-2, para desespero da equipa de Materiais, que assim disse adeus ao torneio, sem qualquer ponto somado até ao momento.

 

Ao contrário do primeiro jogo, no segundo encontro conhecemos a primeira equipa a carimbar a passagem à 2ª fase. LTSI vence Mecânica e soma três vitórias em três jogos. Apesar de ter chegado ao intervalo a ganhar por 4-0, a segunda parte, LTSI fez um festival de golos falhados, Mecânica aproveita uma falha defensiva e reduz a diferença. Ficando o jogo em 4-1 para LTSI.

 





No voleibol de Praia, realizaram-se mais um conjunto de jogos. Lei, Lecom, Engenharia Biológica e AFUM foram os vencedores do dia. Lei precisou apenas de dois parciais para vencer a turma de Mestrado (23-21 e 21-19). Também os de Engenharia das Comunicações (Lecom) apenas necessitaram de dois parciais para arrumaram com Gestão (21-18 e 28-26). No terceiro jogo, que Eng. Biológica a Direito só se conheceu um vencedor após três parciais. Acabou por vencer Biológica por 2-1 (19-21; 21-19 e 15-12). Por último os Funcionários (AFUM) venceram Química também por 2-1 (18-21; 21-19 e 15-11).

 





 

No Ténis jogaram-se os oitavos-de-final da prova. Luís Carvalho venceu João Soares pelos parciais de 4-0; 3-5; 4-1. Alexandre Oliveira venceu Diogo Murteira por 5/4; 1-4; 4-0. Hugo Ramos venceu Renato Gonçalves por 4-0; 4-1. Nuno Castro venceu Daniel Soares: 4-2; 4-0. Ricardo Azevedo venceu Nélson Gonçalves: 0-4; 4-1; 4-2. Bruno Maia venceu Nuno Ferreira: 4-0; 4-1.Paulo Paulos venceu Valter Cerqueira: 4-0; 4-1.

 



Dia 8



Troféu Reitor – Futsal Feminino iniciou competição

 

Decorreu hoje o primeiro encontro de futsal feminino a contar para o Troféu Reitor 2009. Cinco equipas estão na corrida pelo tão almejado “ceptro” de campeã, que irá coroará a melhor.

 





 

No primeiro jogo, estiveram em campo as equipas de OCV e Ciências da Comunicação. OCV “brilhou” e demonstrou o porquê de já ser a tri-campeã em título.

 

Frente a Ciências da Comunicação, as optometristas demonstraram que estão num nível superior ao das suas adversárias e iniciaram com esta goleada, a sua caminhada, rumo ao tetra.

 





 

Apesar das futuras profissionais da comunicação tentarem remar contra a maré, e da boa exibição da sua guarda-redes, o seu jogo assente numa estratégia de contra-ataque, raramente surtiu efeito contra uma equipa de OCV que funcionou como um bloco.

 

Efectuando uma troca de bola fluida, com boas combinações e denotando entrosamento entre as suas peças chaves, OCV, que é a espinha dorsal da equipa universitária da AAUMinho, cilindrou por 8-0 Comunicação.

 





 

Sandrinha, uma das capitãs da equipa universitária, voltou a demonstrar que é o motor desta equipa de futuras optometristas, ora acelerando, ora pausando o jogo, a nº9 de OCV foi peça fundamental neste arranque soberbo em direcção à conquista do título.

 


Dia 9



Optometria e Ciências da Visão confirmam favoritismo

 





 

As equipas femininas de futsal de OCV e Direito realizaram uma partida que foi a reedição da final do ano passado, OCV voltou mais uma vez a mostrar que muito dificilmente alguém irá parar a sua marcha em direcção à renovação do título de campeã do Troféu Reitor.

 





 

Apesar de ambas as equipas entrarem de forma calculista e a respeitarem-se mutuamente, OCV dava claros sinais de ser a equipa mais forte e com mais ambição. Apesar da pressão de Direito, OCV fazia boas trocas de bola, com as suas jogadoras chave a resolverem individualmente sempre que o colectivo não funcionava. OCV voltaria mais uma vez a “cilindrar” quem se atravessou à sua frente e no final, o 6-2 acabou por ser um resultado justo e demonstrativo da superioridade das campeãs em título.

 





 

No futsal masculino, o primeiro jogo do dia foi entre Sociologia e Gestão. As duas equipas do Grupo B realizaram um encontro emotivo com um ritmo muito elevado. Sociologia, mais eficaz nas oportunidades teve sempre o controlo da partida. Num jogo onde as duas equipas atingiram as 5 faltas, Sociologia venceu por 8-5.  

 

No outro jogo, Eng. Biológica entrou muito bem na partida frente a História e Arqueologia, impondo o ritmo de jogo, e foi com alguma naturalidade que inaugurou o marcador.Com o passar dos minutos, o score foi aumentando para os 4-0. Foi então que os engenheiros adormeceram e deixaram que os seus adversários operassem uma notável recuperação até aos 4-4. Biológica acordou, e voltou a colocar o pé no acelerador, impôs o seu futsal e chegou ao final a vencer por 9-4.

 

O terceiro jogo foi um duelo entre experiencia e vigor físico, acabando por vencer a experiência. A partida entre OCV e AFUM foi sempre jogada num nível elevado, com OCV a usar da sua melhor condição física para causar problemas aos funcionários. Estes por sua vez, e graças à maior valia individual de alguns dos seus elementos (3 deles já jogaram futsal ao mais alto nível) iam segurando as pontas e causando desequilíbrios sempre que conseguiam trocar a bola, apesar do pressing de OCV. A AFUM esteve a vencer por 2-0, OCV reduziu para 2-1, procurou o empate, mas o elevado número de faltas efectuadas foi fatal. Num livre de 10 m os funcionários através de uma bomba do seu guarda-redes colocaram o resultado em 3-1, que viria a ser o score final. Vitória justa da equipa mais experiente e compacta.

 

Química e Medicina disputaram um jogo com objectivos diferentes (Química ainda sonhava passar a fase de grupos e Medicina procurava a sua primeira vitória). Química entrou melhor na partida, liderou-a durante largo período de tempo, mas no fim, a imaturidade de alguns dos seus elementos (um deles foi expulso, e bem, diga-se de passagem) e algum desgaste físico, deitaram tudo a perder. Medicina acreditou sempre, e mesmo nos últimos instantes acabaria por marcar o golo que lhes deu a sua primeira vitória por 4-5.

 

O jogo seguinte foi um duelo entre antigos vencedores do Troféu Reitor. Biomédica que é uma das grandes favoritas à vitória final nesta edição 2009, sentiu muitas dificuldades em levar de vencida uma renovada e aguerrida equipa de LEI. Os Eng. Informáticos, longe dos tempos em que eram favoritos, com uma equipa assente em atletas de futsal e futebol com grande experiência, mostraram ter valor, mas não o suficiente para levar de vencida a experiente e virtuosa equipa de Biomédica. Apesar da primeira parte do jogo ter sido equilibrado e o resultado ter ficado em 1-0, no segundo tempo, Eng. Biomédica teve um maior acerto na finalização e foi com alguma naturalidade que marcou mais três golos, sofrendo apenas um. No final, esta vitória por 4-1 não sofre qualquer tipo de contestação.

 





 

Direito e Filosofia disputarem o último jogo da noite, com a vitória a cair para Direito. Filosofia precisava de vencer para ainda acalentar alguma esperança de passar à fase seguinte, mas Direito controlou sempre a partida e a vantagem no marcador. Direito e AFUM repartem ambos com 10 pontos a liderança do grupo C.

 

Em Azurém realizaram-se mais dois jogos. O primeiro jogo opôs Electrónica a Geografia. Este demonstrou ser mais um passeio para geografia, que controlou a seu belo prazer. Um jogo pobre que valeu pelos golos. O jogo terminaria com uns 7-0 a favor dos geógrafos. A outra partida entre MIECOM e Eng. Têxtil foi um jogo equilibrado que terminou com um justo resultado a duas bolas, já que nenhuma merecia perder.

 

No basquetebol decorreram mais cinco jogos. No primeiro jogo entre Arquitectura e Electrónica, o próprio resultado final fala por si. Arquitectura simplesmente não deu hipóteses de Electrónica discutir o resultado, ao intervalo já contava com 26-7 para Arquitectura, o qual terminou com uns 45-13 a seu favor.

 





 

No outro jogo, AAEUM as AFUM fizeram um jogo onde os antigos estudantes controlaram de inicio ao fim. No final ficou 47-30 a favor dos antigos estudantes. Os antigos estudantes voltaram a entrar em jogo para defrontar Electrónica e foi com facilidade que a levaram de vencida num expressivo 40 -9.

 

A AFUM também fez o seu segundo jogo frente a Geografia. O jogo mais equilibrado da noite que obrigou mesmo a prolongamento. A sorte haveria de cair para os funcionários com um renhido 49-48.

 

A outra partida entre Direito e LEI, demonstrou duas equipas que tinham muita vontade de ganhar, mas os Informáticos, mais fortes haveriam de sair vitoriosos, vencendo por 48-27.

 

Dia 10





 


Voleibol de Praia na Final

 





 

Após uma meia-final em que as equipas tudo fizeram para marcarem presença na final da modalidade de Voleibol de Praia, as grandes finalistas são, Eng. Biológica e a Associação de Funcionários (AFUM).

 





 

Numas meias-finais renhidíssimas, LEI defrontou Eng. Biológica e LECOM fez frente à AFUM. Pode dizer-se que estas eram realmente quatro grandes finalistas e que pela meia-final que fizeram todas eles podiam e mereciam um lugar na final. LEI foi uma adversária à altura e Eng. Biológica teve que estar no seu melhor para conseguir o lugar de finalista. Biológica começou por vencer o primeiro set, mas LEI não se deixou abater e venceu o segundo, no terceiro set Biológica voltou a ganhar e carimbou o passaporte para a final. A segunda meia-final, a AFUM precisou apenas de dois sets para ter lugar na final, apesar da boa oposição de LECOM, a AFUM, mais experiente soube gerir as vantagens conseguidas e venceu por 2-0. Assim a final será entre Eng. Biológica e a AFUM.

 

Futsal entra na fase decisiva

Neste dia, o futsal masculino tem a registar as vitórias expressivas de Comunicação, História e Engenharia Biomédica.

 

No primeiro jogo da tarde Biomédica puxou dos galões e venceu a equipa de Engenharia de Polímeros por 5-1. A equipa de Biomédica foi mais forte durante os 40m de jogo e foi sem surpresa que os golos foram aparecendo.

 

O resultado mais dilatado do dia estava reservado para o jogo que pôs frente-a-frente Comunicação a Biologia Geologia: 12-3. Rápidos, directos e com sentido de baliza, os de Comunicação não deram qualquer chance.

 

Biologia Aplicada (BA) e Negócios Internacionais (NI) defrontaram-se num jogo interessante e com muitos golos. A vitória haveria de ser dos alunos de NI por seis a três.

 






 

Entre jogos de futsal masculino houve tempo para um jogo entre mulheres: Engenharia Biológica frente a Direito. Num jogo com ritmo baixo há registar um empate a duas bolas. As Engenheiras estiveram a vencer quase até final, mas nos derradeiros segundos a guarda-redes de Engenharia deixou a bola fugir num monumental ”frango” e ofereceu a Direito a repartição de pontos.

 

O último jogo foi para cumprir calendário entre História e Relações Internacionais, o qual ditou a vitória de História por 7-3. Sem possibilidades de passagem à próxima fase este jogo acabou por mostrar a razão pela qual ambas as turmas ficam pelo caminho. Sem rotinas de jogo, defesas macias e ataque perdulário cedo se percebeu que a equipa menos ”trapalhona” levaria a vitória. Acabou por ser História. Este fica ainda marcado pelas expulsões, três no total, duas para RI e uma para História. Num festival de bolas perdidas, este jogo ganhou sobremaneira pelo forte apoio que ambas as equipas receberam da bancada.    

 

Em Azurém, o primeiro encontro foi um jogo que não decidia nada para a equipa de Materiais mas podia alimentar o sonho de Civil na passagem à fase seguinte. Um jogo pouco emotivo onde a equipa de civil entrou a ganhar mas com a pressão de ganhar o jogo deixou que a equipa de materiais dessa a volta ao resultado. Sem virar a cara, a equipa comandada por Hugo Silva (Marrocos) partiu para cima do adversário e estabeleceu o resultado final em 5-2 a favor dos Engenheiros Civis.

 





 

A partida entre Eng. Mecânica e MIEGI era o tudo por tudo, quem perdesse ficava de fora dos lugares que dão acesso a passagem. Foi demasiado fácil para os rapazes de Gestão Industrial que deram 11 a 2.

 

Geografia apanhou pela frente uma equipa de arquitectura que procura a sua primeira vitória no Torneio, os geógrafos não perdoaram e carregaram os arquitectos com 10 bolas a 2, em evidência esteve Francisco Silva que marcou 5 golos e se relançou na luta pelo prémio de melhor marcador.

 

O jogo mais equilibrado da noite opôs têxtil a electrónica, as duas equipas discutiam a possibilidade de um lugar de acesso a fase seguinte. A sorte caiu para electrónica, já que têxtil mais uma vez deu festival de golos falhados, deixando cair a possibilidade de passar à fase seguinte. O resultado final foi de 3 a 1 a favor de EEI.  

 


Dia 11



Voleibol de Praia já tem campeão

 

O Voleibol de Praia do Troféu Reitor 09 já tem campeão, Eng. Biológica arrecadou o titulo de campeã depois de na final derrotar a equipa da AFUM por 2-1.

 





 

Os finalistas, AFUM e Eng. Biológica proporcionaram aos presentes uma final emocionante, entre duas equipas muito equilibradas, que demonstraram que mereciam ali estar e qualquer uma poderia arrecadar o ”ceptro” de campeã. Duas formações muito fortes que só na ”negra” decidiram a vencedora. A AFUM começou por vencer o 1º set, mas Biológica não se deixou esmorecer e no 2º set ganhou logo uma vantagem confortável que soube manter até final. O jogo foi para a ”negra”, um set muito renhido onde Nuno Azevedo, jogador de Biológica fez a diferença, atacou, bloqueou, foi um elemento decisivo na vitória do set e na vitória final da equipa que assim arrecadou o título de campeã de Voleibol de Praia do Troféu Reitor 2009.

 





 

Futsal masculino nos oitavos de final

 

Depois de uma fase de grupos onde 31 equipas deram o seu melhor para seguirem em frente no Troféu Reitor, apenas 16 equipas conseguiram o feito. Com presença assegurada nos oitavos de final da prova estão as equipas, de Ciências Comunicação, Direito, LTSI, Geografia Planeamento, Sociologia, Economia, AP, Eng. Biológica, Gestão, MIEGI, Medicina, Negócios Internacionais, AFUM, Eng. Civil, Eng. Biomédica e LECOM.

 





 

Nos últimos jogos da primeira fase, alguns cruciais para as equipas conseguirem passar esta fase, a AFUM empatou frente a Direito nos minutos finais do encontro. As duas equipas conseguiram assim a passagem à fase seguinte.

 

Medicina venceu OCV por 6-3 e conseguiu o seu lugar nos oitavos. LEI perdeu frente a Economia por 3-6, com isto Economia passa deixando LEI pelo caminho.

 

Os antigos estudantes (AAEUM) foram vencer frente a EPL por 3-0, vitória que de nada serviu pois nenhuma das equipas conseguiu lugar nos oitavos.

 

Gestão foi perder frente a Eng. Biológica, o que não impediu os gestores de passarem esta etapa do torneio. Química presenteou a jornada com uma goleada, 10-3 frente a Filosofia, a qual não foi suficiente para seguir em frente, as duas equipas ficaram pela fase de grupos.

 





 

Civil cilindrou Mecânica por 14 a 1 e seguiu em frente. No jogo entre MIEGI e LTSI disputava-se o primeiro lugar do grupo, LTSI já com a passagem carimbada deu a responsabilidade do jogo a Gestão Industrial, um jogo equilibrado onde a vitória surgiu para a equipa de LTSI por 3- 2, o qual deixou MIEGI a fazer contas, mas que mesmo assim conseguiu a passagem.

 

Arquitectura e Eng. Têxtil fizeram um jogo que nada decidia em relação à passagem à fase seguinte. Têxtil impôs o seu jogo e levou de vencida a equipa de arquitectura que assim se despedem. 4-8 foi o resultado.

 

O jogo entre EEI e MIECOM decidia o segundo lugar do Grupo F, para Electrónica bastava um empate para, já Comunicações tinham de vencer para seguir. MIECOM controlou o jogo, acabando com uma vitória por 5 a 1, arredando electrónica da fase seguinte.

 

Dia 12



Futsal e basquetebol passam aos quartos-finais do Troféu Reitor

 


A prova masculina de futsal caminha a passos largos para o final do troféu reitor, das 31 equipas que iniciaram o torneio restam as oito já apuradas, que irão disputar os quartos-finais da prova.

 





 

Nos oitavos de final podemos assistir a autenticas finais antecipadas. Neste nível as equipas em competição eram todas muito fortes, a vontade de seguir em frente era muita e todas entraram em campo para ganhar, o que conduziu alguns jogos às penalidades para se saber quem seguia em frente.

 

O jogo entre Ciências da Comunicação e Gestão, foi um dos exemplos de duas equipas fortes que tudo fizeram para estar na fase seguinte. Um jogo muito disputado só decidido nas penalidades. Ao final do tempo regulamentar as equipas estavam empatadas a 5 golos. Na marca das grandes penalidades a sorte caiu para o lado de Ciências da Comunicação que terminou a partida vencendo por 9-8.

 





 

Direito e MIEGI fizeram uma partida onde Direito teve sempre o controlo do jogo. No final MIEGI ainda conseguiu meter algum medo, mas Direito acabou por ganhar o encontro por 6-4.

 

AFUM jogou frente a Sociologia e este mostrou-se um jogo fácil para os sociólogos. Apesar do equilíbrio inicial, os funcionários cometeram alguns erros e a perder por 2-0 começaram a jogar num esquema de 5-0, o que permitiu a sociologia aproveitar melhor as falhas e ampliar a diferença no marcador. A partida terminaria com um 7-3 final.

 


 

A partida entre Economia e Eng. Civil, foi um jogo bastante disputado, os engenheiros acabaram por ganhar por 5-2, eliminando uma das sensações do troféu reitor.

 

O jogo mais esperado da noite, foi aquele que opôs AP a Eng. Biomédica, as duas grandes candidatas ao título que se encontraram nesta fase e por isso foi uma autêntica final antecipada. Um jogo muito emotivo e disputado que o tempo regulamentar não conseguiu decidir. Na lotaria das grandes penalidades a sorte sorriu a AP terminando em 8-7.

 





 

LECOM defrontou Eng. Biológica. Os de Comunicações tiveram sempre o controlo do jogo, apesar da boa oposição de Biológica que não foi suficiente para parar as frequentes investidas dos seus opositores. LECOM acabaria por vencer por 4-6, apurando-se para os quartos.

 

Nesta fase do torneio onde as falhas se pagam caras, LTSI defrontou Medicina. Um jogo aparentemente fácil para LTSI, mas Medicina mostrou o porque de ter chegado ao oitavos de final, discutindo o resultado ate ao apito final. O resultado ficaria em 4-3 a favor de LTSI que assim está nos quartos.

 

Geografia e Negócios Internacionais foram duas equipas com uma boa campanha ate ao momento, onde cada uma contava com dois dos melhores marcadores da prova.

 






Geografia entrou bem no jogo e chegou ao intervalo a ganhar por duas bolas a zero, na segunda parte quis apenas controlar a vantagem mas NI mostrou que estava para discutir a passagem, dando a volta ao resultado para 2 – 3 a seu favor. O mister de Geografia ?Nuno Remy? pediu um desconto de tempo, alterou a equipa e lançaram-se para os últimos 5 min. de jogo com vontade de dar a volta ao resultado, e assim aconteceu acabando o encontro com 4 a 3 para os Geógrafos.

 

Estão assim nos quartos de final, Ciências Comunicação, Sociologia, Direito, AP, LTSI, LECOM, Geografia Planeamento, Eng.Civil.

 

Futsal feminino

No único jogo de futsal feminino, estiveram frente a frente as equipas de Química e Direito. Um jogo muito equilibrado onde Direito esteve sempre à frente do marcador e  tentou controlar sempre o ritmo do jogo, apesar de Química tentar sempre dar a volta ao resultado.  Nos minutos finais Química tentou o forcing final para chegar ao empate mas Direito conseguiu segurar a diferença de um golo e vencer por 3-4.

 

Basquetebol

No basquetebol disputaram-se as duas últimas partidas que apurariam a ultima equipas que fechariam o grupo que passaria aos quartos de final.

 

Geografia e Electrónica fizeram um jogo muito equilibrado do inicio ao fim, sendo decidido só ao apito final e por lances livres dando a vitória a geografia por 32- 33 e respectiva passagem. No outro jogo estiveram AAEUM e Arquitectura. As duas equipas já com a passagem garantida, iam disputar a 1º posição do grupo. Arquitectura esteve sempre na frente do marcador mas com os antigos estudantes sempre na calha, o resultado acabaria por ficar em 27-30 para os Arquitectos.

 

Nos quartos estão as equipas de: LECOM, Geografia Planeamento, Arquitectura, Sociologia, AAEUM, Eng. Biológica, LEI, AFUM.

 

Dia 13



Bruno Maia vence Troféu Reitor em ténis

 

A modalidade de Ténis já conheceu o seu campeão, na final entre Paulo Paulos e Bruno Maia o segundo foi mais forte vencendo por dois a zero o seu adversário. Com este resultado Bruno Maia sagra-se campeão de ténis do Troféu reitor 09.

 





A partida mostrou algum desequilíbrio entre os dois atletas, Bruno Maia mostrou a sua superioridade ao bater nos dois sets (6-1 e 6-3) o seu opositor.

 

Futsal masculino está nas meias-finais

O futsal masculino do Troféu Reitor disputou os quartos de final da prova conhecendo-se já as quatro equipas que vão estar nas meias-finais, Ciências Comunicação, AP, LTSI e Eng. Civil.

 

No primeiro jogo Ciências da Comunicação defrontou sociologia. Um jogo em que os de Comunicação controlaram desde o inicio, obtendo uma vitoria fácil por 6-1.

 

O Jogo mais emocionante foi entre AP e Direito. AP são os campeões em título e Direito esteve à altura. Direito esteve melhor durante o jogo, mas AP teve a sorte do seu lado. Só nos últimos segundos se soube quem seria o vencedor. O lance capital foi a expulsão do atleta de Direito e com mais um jogador em campo AP acaba por vencer o jogo por 3-2.

 





 

O terceiro jogo opôs LTSI a LECOM. Apesar dos muitos esforços de LECOM, LTSI acabou por ganhar o jogo confortavelmente por 5-2.

 

No último jogo dos quartos, Geografia encontrou-se com Eng. Civil. Civil marcou cedo, limitando-se depois a gerir o resultado ainda que curto, acabando a partida por 1-0.

 





 

Equipas femininas de futsal nas meias-finais

Decorreram os dois últimos jogos da 1ª fase de futsal feminino do Troféu Reitor. OCV venceu Eng. Biológica por 8-1 e Ciências da Comunicação venceu Química por 4-3. OCV mostrou mais uma vez que é imbatível e prepara-se para marcar presença na final.

 






 

Dia 14




Basquetebol já tem finalistas

 

A modalidade de basquetebol do Troféu Reitor já encontrou as duas formações que vão disputar a final. Após umas meias-finais em que as quatro equipas tudo fizeram para chegar à finalíssima, LECOM e LEI derrotaram os seus adversários, alcançando a presença na final. Biológica e Sociologia vão agora disputar o 3º e 4º lugar.

 





 

No primeiro jogo desta meia-final estiveram frente a frente as equipas de LECOM e Eng. Biológica. Um jogo emotivo e discutido até ao fim, mas nem sempre bem jogado. Ambas as equipas demonstraram algum nervosismo e obtiveram  percentagens de lançamento muito baixas. Durante toda a partida as defesas foram sempre superiores aos ataques. LECOM acabou por ser mais consistente e no final venceu por 6 pontos de diferença. 26-20 foi o resultado final.

 

Na segunda partida LEI defrontou Sociologia. A equipa de LEI entrou determinada a não facilitar e logo nos minutos iniciais ganhou vantagem para nunca mais deixar a liderança. Os sociólogos ainda tentaram reagir com lançamentos longos, mas rapidamente os informáticos ajustaram a sua defesa e controlaram o jogo totalmente, acabando por vencer facilmente por 22 pontos de diferença. 52-30 foi o resultado.

 





 

A final a decorrer no próximo dia 22, no qual se realizará também o encerramento do Troféu Reitor, espera-se um jogo bem disputado entre duas equipas que encaixam na perfeição. A equipa de LEI tem mais experiência nestas andanças e tem como maior trunfo o seu jogo rápido e o forte uso do contra-ataque. Por sua vez LECOM apresentou uma equipa forte neste último jogo e muito coesa defensivamente. Vai certamente ser uma grande final e um bom espectáculo de basquetebol.

 

Dia 15




Futsal Troféu Reitor já tem finalistas

 

As equipas masculina e feminina de Futsal do Troféu Reitor 09 já encontraram os seus finalistas, LTSI e AP no masculino e Ciências da Comunicação e OCV no feminino vão agora discutir o troféu entre si e um deles será o campeão de 2009.

 

Para estarem na grande finalíssima as equipas tiveram de ultrapassar os seus adversários das meias-finais.

 

No masculino AP deixou para trás a equipa de Ciências da Comunicação (CC). Este foi um jogo muito equilibrado, uma autentica final antecipada, onde as duas equipas mostraram que tinham qualidade para ir à final. AP, campeã em título, ainda assim mostrou mais qualidade, principalmente a nível individual com alguns elementos a sobressaírem. CC apostava mais no colectivo, um oponente difícil que a perder por 1-0 tentou o tudo por tudo até ao final. A 3 minutos do fim CC começa a jogar em 5-0 mas desperdiça uma oportunidade flagrante de empatar a partida e levar o jogo para os penalties. AP acaba por vencer por 1-0.

 





 

A segunda meia-final, LTSI relegou também o seu opositor (Eng. Civil) para os 3º e 4º, vencendo por 3 bolas a 1. Eng. Civil entrou melhor no jogo  abrindo o marcador logo no inicio da primeira parte. Após o golo sofrido, LTSI tomou conta do jogo e com alguma naturalidade acabou por dar a volta ao resultado. O jogador nº8 de LTSI marcou a diferença no jogo marcando os dois primeiros golos, civil ainda tentou empatar e proporcionou grandes defesas ao guarda-redes de LTSI. Os informáticos acabariam por vencer a partida por 3-1.

 





 

No feminino, Ciências da Comunicação e Eng. Biológica realizaram um excelente jogo, com oportunidades de parte a parte e com um ritmo muito intenso. O equilíbrio foi a nota dominante, com períodos de ligeiro ascendente de Eng. Biológica. Quando toda a gente já pensava nas grandes penalidades para decidir a primeira equipa finalista do Troféu Reitor 09, eis que Comunicação Social a escassos 23 segundos do término da partida faz o golo, o único da partida que lhe daria a vitória e consequentemente o acesso à final.

 





 

Na segunda meia-final OCV acabou por vencer com naturalidade a equipa de Direito. Com o resultado a não sofrer alterações na primeira parte, no segundo tempo OCV acabou por demonstrar toda a sua superioridade, principalmente e nível individual, criando mais oportunidades e controlando a partida, acabando por vencer por 4-0.

 

Dia 16






Modalidades individuais do troféu Reitor já têm campeões

 

As modalidades de Ténis de Mesa, Badminton e Xadrez disputaram o título do Troféu Reitor 2009, sagrando-se campeões Tiago Abreu, Nuno Sá e Ângela Leite e Orphe Bolharo, respectivamente.

 

Na modalidade de Ténis de Mesa, Tiago Abreu (Gestão) foi o vencedor da modalidade ao derrotar Rui Silva (Mestrado Informática) e João Ribeiro (Medicina). Em segundo lugar ficou Rui Silva, que na partida de atribuição do 2º e 3º lugares bateu João Ribeiro por 3-2.

 

No xadrez, Orphe Bolharo sagrou-se campeão ao derrotar na final Rui Azevedo. Horbach Yuriy na atribuição do 3º e 4º lugares derrotou o seu adversário Paulo Mourão, arrecadando o último lugar do pódio.

 





No Badminton, no masculino Nuno Sá e Jorge Carvalho encontraram-se na final. Jorge Carvalho entrou melhor e venceu o primeiro set (15-21), nos restantes sets, Nuno impôs-se e foi mais forte, conseguindo vencer os outros dois sets por 21-6 e 21-12. No jogo para atribuição do 3º e 4º lugares estiveram frente a frente Nelson Peixoto e Manuel Lopes. Nelson demonstrou estar em melhor forma e venceu os dois sets disputados (12-15 e 10-15).

 

Na vertente feminina, Ângela Leite discutiu a final com Ana Costa. Ângela não deu qualquer hipótese à sua adversária e só precisou de dois sets para se sagrar campeã (15-6 e 15-9). Carla Guimarães e Filipa Marques discutiram o jogo dos 3º e 4º lugares, do qual saiu vencedora Carla Guimarães com o triunfo nos dois sets (15-7 e 15-12).

 

Redacçao

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *