Publicado em Deixe um comentário

Guanos Apes incendiaram o gatódramo







 

A ansiedade pairava no ar e a incerteza também com o medo de algum qualquer imprevisto de última hora. Mas, pouco passava da meia-noite quando objectivas captaram as imagens do grupo alemão divulgando-as nos ecrãs gigantes junto do palco. A voz pujante de Sandra Nasic ecoou pela Alameda do Estádio de Braga e a adrenalina disparou no recinto.

 

Guano Apes entraram em palco com “You can´t Stop me”. De imediato os estudantes libertaram gritos de satisfação, saltaram e acompanharam com palmas. Fez-se moche e berrou-se…muito. Não houve ninguém a ficar parado. Estava consumado o regresso.

 

Cinco anos depois os Guano Apes voltaram a partilhar a música com os fãs. A saudade misturou-se com a alegria e a cumplicidade foi notória entre ambas as partes.  “Obrigado”, dizia Nasic na língua de Camões.

 

“Open Your Eyes”, “You can´t stop me” ou “Big in Japan”, por entre as virtuosas guitarradas de Henning Ruemenapp, foram cantadas até à exaustão pelas 13 mil pessoas que se encontravam vidradas no palco. Ao contrário do que aconteceu no primeiro dia, poucos eram os que circulavam no recinto durante o concerto.

 

“Break the line” foi a última injecção de rock num concerto que por certo vai ficar na história dos Enterros da Gata.

 

Depois disso houve tempo para a banda agradecer ao público que foi brindado com as baquetas do baterista e o casaco da vocalista.  

 

Antes dos germânicos (re)aparecerem, às 22h os Peixe:Avião fizeram as honras de abertura do concerto.

 

Os portugueses conseguiram dominar a plateia e foram felizes ao solicitar – e conseguir – a participação do público.

 

O segundo dia de concertos fica ainda marcado pelas extensas filas nas bilheteiras, já que não faltava gente desesperada à procura de ingresso.

 

Quanto às situações de embriaguez e pequenos desmaios foram resolvidos com a pronta acção das equipas médicas presentes no local.

 

Para hoje espera-se que a chuva não estrague a festa.

 

Os estudantes têm a oportunidade de conhecer os UHF, uma banda de rock português que muito sucesso tem tido de algumas décadas a esta parte.  Os Wraygunn estão também convocados para hoje.

 

Texto: José Carlos Bragança

 

 

Flash Interview – Domingo dia 10





1 – Como está a ser o inicio do enterro para ti?
2 – O que achas do cartaz geral?
3 – O que achas de o regresso dos Guano Apes ser aqui em Braga?
4 – Expectativas para o resto da semana?
5 – E que tal a organização?










Olga Pereira – Mestrado em Marketing e Gestão Estratégica

 

1-      Está a ser bom, agradável, mas tudo dentro do normal. Hoje que é domingo está mais gente, mas está normal. Ontem o atraso foi um bocadinho mau, os concertos duraram até muito tarde.

 

2-      O cartaz está bom, dentro do panorama nacional. Há um ou outro nome mais interessante nos cartazes de Coimbra e Porto, mas o nosso também não está mal servido.

 

3-      Sinceramente, a mim, pessoalmente, não me interessa assim muito, porque não sou grande apreciadora deles. Mas se o fãs ficam felizes e gostam eu também fico.

 

4-      Espero é que corra tudo bem, sem grandes percalços. Que a segurança se mantenha e a Gata da Saúde também corresponda e que eu me divirtam muito.

 

5-      Ontem não correu muito bem no inicio, mas é um pouco normal. Há coisas mal sinalizadas, não há muita informação integral sobre o que se passa, mas no geral vai estando bom.

 






Diogo Francisco – Engenharia de Comunicações

 

1-      Para mim o enterro está a começar bem, está a ser bom, está a correr mesmo bem. Estou à espera dos Guano Apes.

 

3-      O regresso desta banda não podia ser melhor. É uma banda da qual eu gosto, e o regresso aqui na minha terra é muito bom.

 

4-      As minhas expectativas são bastante altas. Vai haver muita festa. Espero que o pessoal se divirta muito.

 

5-      A organização até agora tem sido espectacular. Está tudo a correr muito bem.

 

 






Ana Sofia Gomes – Bioquimica

 

1-     Acho que o Enterro está a ser muito porreiro. Estava à espera de ver os Guano Apes mais depressa.  Já estamos aqui a desesperar um pouco.

 

2-     É sempre positivo, é bastante importante. Até porque se trata de uma banda que marcou uma geração. Acho excelente eles estarem aqui no Enterro em Braga

 

3-     O cartaz é bom. E eu, pessoalmente, estou ansiosa por quinta-feira, para ver Rui Veloso.

 

4-     Acho que esta vai ser mais uma festa magnífica da nossa academia. É o meu primeiro enterro como aluna da Universidade, por isso estou à espera de muita diversão.

 

5-     Pelo menos de tudo o que tenho visto esta tudo a correr muito bem.

 

 






Paulo Vilela

 

1-     Este enterro é diferente em relação aos outros que conheço, mas também é muito interessante, até porque tem umas paisagens muito bonitas. Eu costumo ir ao de Aveiro.

2-      

 

3-     O regresso dos Guano Apes é algo muito bom. Pelo menos eu acho que é.  É sem dúvida uma banda que marcou a minha infância. E não podia ser melhor do que poder assistir ao regresso desta banda.

 

4-     Espero que seja uma semana animada para todos os alunos da Universidade, para mim não vai ser tanto porque só posso estar presente hoje.

 

5-     A organização em geral está bem. Acho que está tudo a correr bem. Não há nada a apontar. As pequenas coisas que possam falhar fazem sempre parte deste tipo de festivais? as filas por exemplo.

 

 






Ricardo  – Medicina

 

1-     Estou a gostar muito deste início do Enterro. Está a ser uma iniciativa muito boa e além disso tem um cartaz muito bom.

 

2-     O cartaz é muito interessante, tem nomes muito bons. Uns melhores que outros. Mas, pelo menos para mim, o cartaz está realmente bom.

 

3-     Acho muito fixe o regresso deles. É uma banda conhecida internacionalmente e o regresso aqui em Braga é algo fantástico.

 

4-     Espero, aliás, acho que vai ser uma grande semana. É uma semana de muita diversão, muita animação. Muita música com qualidade. E muito convívio. Vou divertir-me com certeza.

 

5-     Até ao momento não tive qualquer problema. Acho que está tudo a correr bem. A segurança não está em causa, acho que tem os apoios necessários para os alunos. Claro que há sempre algumas questões que não correm tão bem, mas isso também faz parte deste tipo de actividades.

 

Texto e Fotografia: Francisca Esteves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *