“
Organizado pela Direnor, os Galardoes ”A nossa Terra” visam o reconhecimento público ao mérito de cidadãos e entidades que se tenham vindo a destacar em acções de relevo em prol da comunidade, do concelho, da região ou do país, nos seus diversos sectores de actuação, contribuindo, desse modo, para uma maior dignificação e prestígio do bom nome de Braga. Este evento enquadra-se no inovador conceito de divulgação regional.
Com o PEB cheio, o espectáculo teve actuação de intérpretes do concelho, de áreas diversas, contribuindo, desta forma, para a promoção do que melhor Braga pode oferecer a este nível. A Formação Desportiva de Ginástica da Escola Secundária de Alberto Sampaio iniciou o espectáculo, ao qual se seguiu o Coro Gregoriano de Braga e a Rusga de S. Vicente de Braga – Grupo Etnográfico do Baixo Minho. Para além destas actuações, mais dois grupos subiram ao palco do PEB, fazendo as delícias do imenso público presente, foram eles a versátil e original formação ”Ensemble Fermata” e a Gatuna – Tuna Feminina Universitária do Minho.
Porque era o ”Mérito” que a Gala iria distinguir, foram galardoados nas diversas categorias a concurso, a nível Individual: Altruísmo: Manuel Lomba; Artes e Cultura: António Durães; Artes Tradicionais e Populares: José Machado; Associativismo: Abílio Vilaça; Carreira: Tomé Gonçalves; Ciências e Educação: João Formosinho; Desporto: Eduardo: Juventude: Bárbara Passos; Música: Joana Gama; Personalidade: António Guimarães Rodrigues; Saudade: Renato Feio. A nível colectivo: Associação Cultural e Recreativa: Tin.Bra; Associação Desportiva: Associação de Futebol de Braga; Empresa Sector Comércio/Serviços: Braga Parque; Empresa Sector Hotelaria/Pastelaria/Restauração: Café Vianna; Empresa Sector Industrial: Recauchutagem Ramôa; Entidade: Theatro Circo; Entidade Área Ensino: Escola Profissional de Braga; Evento: FITU; Instituição de Solidariedade Social: Patronato Nossa Sra. da Torre; Junta de Freguesia: Palmeira; Organismo Serviço Público: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
Nas categorias de mérito individual e mérito colectivo, atribuídos por votação dos leitores dos jornais, Correio do Minho e Diário do Minho foram para António Salvador e a Universidade Católica respectivamente.
Ana Marques
“