Publicado em Deixe um comentário

UMinho: implementação de Bolonha reconhecida




 


O “ECTS Label” estabelece procedimentos comuns para garantir o reconhecimento académico de períodos de estudo no estrangeiro, permitindo medir e comparar resultados académicos, e transferi-los de uma instituição para outra. O “Diploma Supplement Label” fornece dados independentes que permitem um reconhecimento internacional, académico e profissional, das qualificações dos diplomados, sendo um dos instrumentos fundamentais na implementação de Bolonha e da consequente mobilidade e a empregabilidade ao nível europeu.


 


De entre as 3000 universidades que existem na União Europeia, candidataram-se 63 ao ECTS label, tendo sido aprovadas 22 candidaturas. Ao Diploma Supplement Label candidataram-se 161 instituições, sendo aprovadas 52. Apenas 10 Universidades conquistaram simultaneamente os dois selos de qualidade. Em Portugal, os dois selos foram atribuídos apenas à Universidade de Aveiro e à Universidade do Minho.


 


A excelência da Universidade do Minho na aplicação desses dois instrumentos foi reconhecida na avaliação dos peritos da Comissão Europeia, que entenderam que a aplicação do ECTS Label era excelente e foi apresentada de forma completa, podendo ser considerada um modelo para outros candidatos. No que ao Supplement Label diz respeito, a Comissão Europeia entendeu que a candidatura apresentada pela UMInho foi igualmente modelar.


 


Os dois diplomas foram oficialmente entregues pela Comissão Europeia aos representantes da UMinho numa cerimónia realizada em Bruxelas, no passado dia 11 de Junho de 2009.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *