“
1ª edição de concurso iberoamericano de novos talentos invade as universidades portuguesas.
Com o objectivo de estimular e ressalvar a criação e o talento musical dos jovens universitários nos géneros Rock, Pop, Hip Hop eElectrónica, e permitir que a comunidade virtual os escute, valorize e qualifique, a rede Universia acaba de lançar, em Portugal, um estimulante e surpreendente concurso online, com duração de três meses, que finaliza no dia 1 de Setembro. Chama-se U>Rock e irá dar que falar. É o 1º Concurso de Bandas Universitárias que se realiza no país.
Trata-se de ?um registo inédito de captação de talentos que contará com a participação de estudantes de mais de 1,100 universidades dos 14 países da Ibero-america que integram a rede Universia. Portugal não é excepção?, diz, visivelmente satisfeito, Pedro J. Monteiro, Director Geral do Universia Portugal.
O Universia Portugal aposta numa forte campanha. O U>Rock vai ser progressivamente divulgado na imprensa escrita e falada, outdoors, Internet, SMS, Salas Universia e redes sociais, MSN, Facebook, e Twitter.
Parcerias da Indústria e Media Partners.
Estabelecer parcerias com empresas e marcas da indústria da música em Portugal, que partilham o mesmo público, ao mesmo tempo que angariar, o financiamento necessário à realização deste projecto, de parceiros empresariais, é um dos objectivos do Universia Portugal.
?Aderiram à iniciativa, a Editora Valentim de Carvalho e fortíssimos Media partners, o caso da Agência Lusa, Antena 3 e o Blitz, que ajudarão ao incremento e promoção dos novos talentos musicais no país?, revela Pedro J. Monteiro que adianta uma novidade ?A cargo da Valentim de Carvalho, está a gravação e edição dos temas do grupo vencedor e promoção do trabalho final deste mesmo grupo?.
Como concorrer. Prémios aliciantes.
Na plataforma online do U>Rock (www.universia.pt ), será possível consultar toda a informação sobre o Concurso e condições de participação , e fazer o upload das maquetes. Mas, para já, o requisito indispensável deste festival é a apresentação, ao concurso, de temas inéditos e originais, e um dos critérios é de que, pelo menos, um dos membros do grupo seja estudante universitário.
O sistema de voto é online, sendo que os cibernautas podem votar até ao até dia 1 de Setembro, altura em que termina o prazo de inscrição de maquetes e são escolhidas as dez bandas mais votadas pelo público.
Um júri, ligado à indústria portuguesa, onde se inscreve a Valentim de Carvalho, Antena 3 e o Blitz, decidirá sobre a banda vencedora.
O vencedor será anunciado no dia 15 de Setembro.
O grupo vencedor, a par do prémio instituído pela Valentim de Carvalho, competirá ainda com os vencedores dos restantes países Universia, 14 no total, no Festival U>Rock que terá lugar em Madrid.
Os conteúdos U>Rock serão integrados na plataforma Ouve Universia, Cidade da Música, o projecto sucedâneo do U>Rock.
“