Publicado em Deixe um comentário

Patente concedida à Universidade do Minho


A patente (PT103663), desenvolvida no Departamento de Engenharia Mecânica pelos professores Jorge Martins e José Pimenta Claro, protege um motor de combustão interna a 2 tempos dotado de uma válvula rotativa no topo da janela do escape. Enquanto que as válvulas rotativas existentes não variam a sua geometria nem a extensão de abertura da janela de escape, cortando totalmente o fluxo, a presente invenção consiste numa válvula  que roda 360º continuamente e é formada por duas metades que se podem desfasar uma relativamente à outra, permitindo manter as condições de eficiência máxima e reduzir a emissão de gases de efeito de estufa (CO2).


Esta é a segunda invenção nacional que o professor Jorge Martins tem protegida por patente. A primeira, concedida em 2008 e que desenvolveu juntamente com o professor Bernardo Ribeiro, consiste num motor de combustão interna de ignição controlada que pode operar quer como um motor em ciclo normal quer como motor em ciclo sobre-expandido com taxa de compressão efectiva fixa. Também esta invenção tem como objectivo optimizar a eficiência do motor e reduzir a emissão de poluentes, nomeadamente gases que promovam o efeito de estufa.


Com a necessidade premente de procura de soluções que reduzam a pegada ecológica na área dos transportes, esta é uma área de investigação com um grande potencial, onde a TecMinho, além do apoio que forneceu durante o processo de patenteamento dos resultados de investigação da Universidade do Minho, irá apoiar a valorização da tecnologia de forma a ter um real impacto no mercado.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *