“
No mesmo fim-de-semana que em Paris se realizava uma das maiores provas mundiais de Judo (o Open de Paris), Portugal apresentou-se com os seus judocas de ponta (Telma Monteiro, João Neto, João Pina). Mais a norte na Europa, Rui Bragança, Nuno Costa e José Fernandes apresentaram-se a título individual (isto é, a custas próprias) no Open da Suécia de Taekwondo, prova pontuável para o ranking mundial.
Se em Paris apenas a “inevitável” Telma Monteiro conseguiu uma medalha de bronze – tão noticiada pelos media nacionais – a conquista de duas medalhas de ouro e uma de prata por parte dos atletas do ABC e da UMinho passou um pouco despercebida, tendo tido apenas algum destaque na edição online do Record.
Estas, são situações para as quais a Federação Portuguesa de Taekwondo deve estar mais atenta se um dia quiser estar ao nível da sua congénere.
De volta à prestação dos alunos da UMinho, esta vem no seguimento de um rigoroso plano de trabalho que tem vindo a dar frutos de uma forma contínua, como se comprova pela prata de Nuno Costa em Manchester e pelo ouro de Rui Bragança em Jerusalém. De salientar o também o regresso de José Fernandes após uma longa paragem de mais de meio ano devido a lesão. Este atleta surgiu muito forte e apenas foi travado na final pelo alemão Daniel Manz (actual Campeão do Mundo Militar).
Nunca antes num Open deste nível tantas medalhas foram conquistadas por atletas portugueses.
Texto: Nuno Gonçalves
(Pub. Fev/2011)