Publicado em Deixe um comentário

Futsal feminino apresenta candidatura ao título










                                            Fotos disponiveis online na Galeria BIG






 


A AAUMinho, Campeã Nacional Universitária de Futsal Feminino em 2005 na cidade da Guarda, volta a ter passados seis anos uma nova fornada de atletas com toda a legitimidade de reclamar para si o lugar mais alto do pódio.


 


No II Torneio de Apuramento que se disputou na “Cidade Berço”, as minhotas deixaram vincada de forma indelével a sua capacidade de combate e sofrimento que é inerente a qualquer campeão.


 


Colocada no Grupo A com a AACoimbra, AAUAveiro e IPLeiria, as minhotas não foram propriamente bafejadas pela sorte no sorteio desta primeira fase. No Grupo B ficaram colocadas a AAUBI, a AAUTAD, a AAUÉvora e a AAUAlgarve.






 


No jogo de arranque, as minhotas golearam (5-1) sem dificuldade as suas rivais de Aveiro, ganhando assim um capital de confiança para o segundo embate do grupo. Frente à perigosa equipa do IPLeiria, as minhotas apenas se podem queixar da sua falta de pontaria e de uma inspirada guarda-redes leiriense. O resultado final de 3-0 é enganador e apenas demonstra que posse de bola e controlo da partida não é nada sem a tão preciosa eficácia.


 


No jogo do tudo ou nada e que decidiria se a equipa de Anselmo Calais (técnico da AAUMinho) iria às Fases Finais a Coimbra, o querer e a capacidade de sacrifício das suas atletas foi o factor determinante nesta partida. O golo da vitória (2-1) foi alcançado nos últimos segundos da etapa complementar, numa altura em que provavelmente ninguém nas bancadas acreditava neste “volte-face”.


 


Com esta vitória as minhotas qualificaram-se para as meias-finais onde iriam defrontar a aguerrida equipa da AAUTAD. Num jogo de praticamente sentido único até aos 2-0, a AAUMinho manietou por completo a sua adversária, que só após começar a jogar com a guarda-redes avançada (em 5-0) conseguiu equilibrar a posse de bola e encostar a equipa de Anselmo Calais ao seu meio campo defensivo.






 


Apesar de todo o esforço das transmontanas, foram as minhotas que carimbaram o bilhete para a final com um resultado de 2-1.


 


Na outra meia-final a AAUBI bateu o IPLeiria por 4-3.


 


Na final, e frente aquela que é provavelmente a equipa melhor “arranjada” tacticamente, a AAUBI, as minhotas apresentaram-se desprovidas de três das suas pedras basilares. A beirãs assumiram as despesas do jogo, encostaram as minhotas às cordas e estiveram a vencer durante largo período de tempo por 1-0. A AAUMinho ainda conseguiu empatar a contenda a uma bola, levando a decisão para o prolongamento. Ai, de forma justa, a AAUBI acabaria por marca o 2-1 com o qual se viria a fechar esta final.


 






Anselmo Calais fez um balanço “muito positivo” deste TA, onde o principal objectivo “qualificar a equipa para as Fases Finais” foi atingido. O técnico minhoto aponta agora baterias ao “título nacional”, apesar de reconhecer que existe um lote de mais quatro equipas (AAC, AAUBI, AAUTAD e IPLeiria) com iguais argumentos nesta luta.


 


Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves



(Pub. Fev/2011)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *