Publicado em Deixe um comentário

Alunos de Direito da UMinho em destaque no European Law Moot Court Competition




É o mais prestigiado concurso universitário de tribunal simulado na UE e um dos principais do mundo no género 


A equipa, designada “Schiller, Beethoven & Associates”, foi uma das 48 seleccionadas para esta edição, sendo a única representante de Portugal nos últimos anos, o que confirma a excelência do ensino do Direito da UE na UMinho.


Na final regional realizada no Tribunal Criminal de Dublin, Irlanda, a equipa portuguesa obteve 19 valores (numa escala de 0 a 25) pelas suas alegações escritas, ainda assim insuficientes para ser a melhor das 12 participantes e poder passar à finalíssima, que decorre em Abril no Tribunal de Justiça da UE, Luxemburgo. A sessão teve equipas de cidades-referência na área, como Washington, Boston (ambas dos EUA), Heidelberg (Alemanha) e Leiden (Holanda). Além de Dublin, houve finais regionais em Heidelberg, Barcelona (Espanha) e Zagreb (Croácia), tendo em cada uma concorrido 12 equipas.


O grupo minhoto foi formado pelos alunos Virgílio Pereira (coordenador), Ana Silva e Domingos Miranda, todos do 3º ano da licenciatura em Direito, bem como Filipe Guerra e Sophie Perez (treinadora), ambos do mestrado em Direito da UE. A participação teve apoio do Centro de Estudos em Direito da União Europeia (CEDU), dirigido pela professora Alessandra Silveira, pela Associação de Estudantes de Direito (AEDUM) e pela Associação Académica da UMinho.


“O nível de participação em 2011 foi muito alto, com muitas equipas a apresentar trabalho de grande qualidade. Prova disso é que o nível médio das equipas candidatas foi de 15.5 valores”, referiu a organização. Para Alessandra Silveira, este facto “revela a excelência do ensino do Direito da União Europeia nos 1º e 2º ciclos na UMinho e que os alunos estão preparados para competir ao mais elevado nível de exigência internacional, merecendo por isso um vigoroso aplauso”. A equipa portuguesa teve três meses de árduo trabalho para estudar mais de cem acórdãos do Tribunal de Justiça da UE, que foram referidos na resolução de um caso com elevada complexidade. As línguas oficiais no European Law Moot Court Competition foram o inglês e o francês.


Mais informações


Profª. Alessandra Silveira – asilveira@direito.uminho.pt


Profª Sophie Perez – d4648@direito.uminho.pt


Virgílio Pereira – vergilio-pereira@hotmail.com


 


(Pub.Fev/2011)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *