Publicado em Deixe um comentário

Andebol da AAUMinho rumo ao TRI








Braga, foi o palco escolhido para a realização deste último TA de Andebol F/M. A AAUMinho, bi-campeã nacional universitária (e europeia) no masculino, partia como grande favorita à vitória, e a
três semanas das fases finais dos CNU´s, os minhotos somaram todos os pontos possíveis para se apurar.


 


Os pavilhões da UMinho em Gualtar e o Sá Leite (do ABC de Braga), foram os palcos acolhidos para a última prova da fase de apuramento, a qual decidia quem iria marcar presença na Fase final dos CNU’s. A equipa masculina da AAUMinho não desperdiçou a oportunidade de estar a jogar em casa para fazer a festa, somando mais uma vitória na final, disputada com a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), que terminou em 15-13, assumindo-se uma vez mais como favorita ao título nos CNU’s. 


 


Gabriel Oliveira, o treinador da equipa minhota orgulha-se de ter cumprido o objectivo – a medalha de ouro, mas acima de tudo “de não conhecer o sabor da derrota”.






 


A AAUMinho começou por bater a Universidade da Beira Interior (UBI) por 18-6. Com uma vantagem ainda maior, os minhotos venceram o IPLeiria. Os contra-ataques imbatíveis renderam 13 golos de diferença ao intervalo. A segunda parte começou com a equipa toda renovada, mas a táctica eficaz continuou a mesma. O marcador acabou com 27- 6 para a equipa da casa. O terceiro jogo determinou outra grande vitória para os minhotos que derrotaram a Associação Académica de Coimbra (AAC) por 19-7. Nas meias-finais a AAUM encontrou o Instituto Politécnico de Viseu (IPV). O resultado de 17-8 garantiu a presença dos estudantes do Minho na final. Para Gabriel Oliveira não há dúvidas: “Continuamos invictos”. A equipa já planeia os treinos para continuar a conquistar o título de campeã nacional, desta vez em Coimbra.


 


Equipa feminina fica por cá!




Se equipa masculina enche de alegria o treinador, já a equipa feminina o deixa triste com a prestação neste torneio. As minhotas não conseguiram apurar-se para as fases finais. “É o resultado de uma má época de treino” assume Gabriel Oliveira.




 


As estudantes do Minho começaram por ganhar às vencedoras do I TA – o IPLeiria, por 15-14, num jogo bem disputado até aos segundos finais. Mas as derrotas com o Instituto Politécnico do Porto (IPP) por 13-15, e com a AAC por 11-20 impediram a AAUM de passar às meias-finais e de se apurar para a fase final em Coimbra.


 


Para o treinador, a prestação no primeiro jogo “foi muito boa”. No segundo jogo, frente ao IPP a diferença por dois golos desanimou as atletas. Na derrota frente a AAC, a AAUM estava fisicamente desgastada e com algumas lesões dos jogos anteriores, “estávamos só com nove atletas e uma lesionada com gravidade” lamenta Gabriel Oliveira, “temos de subir no ranking para não ficarmos nos grupos com as equipas mais fortes”.


 


 


Texto: Laura Camacho




Fotografia: Nuno Gonçalves





(Pub. Mar/2011)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *