Publicado em Deixe um comentário

UMinho promove ciclo de seminários sobre ciência política e relações internacionais



Oradores vêm da Finlândia, Bélgica, Espanha e Portugal.

A iniciativa é financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e tem parceria do mestrado em Relações Internacionais e do mestrado internacional em Políticas Comunitárias e Cooperação Territorial.



As oito sessões vão ter lugar no salão nobre da Escola de Economia e Gestão, no campus de Gualtar, Braga, tendo início às 15h e entrada livre.


Esta sexta-feira intervém Giuilo Mattiazzi, da Universidade de Coimbra, com o tema “Participação política e qualidade da democracia”. A 8 de Abril, Piotr Kaczynski, do Centro Europeu de Estudos Políticos (Bélgica), aborda “A UE sob as regras do Tratado de Lisboa”, uma semana depois, Luís Leitão Tomé, da Universidade Autónoma de Lisboa, explica “O complexo de segurança na Ásia Oriental” e, a 29 de Abril, Paulo Vila-Maior, da Universidade Fernando Pessoa, incide na “Zona Euro e a crise da dívida soberana: uma análise político-económica”.


A 6 de Maio é a vez de Lassi Heininen, da Universidade Lapland (Finlândia), reflectir sobre “Segurança Ambiental” e, a 27 desse mês, Rui Serôdio, da Universidade do Porto, explica “O efeito da comparação social entre-partidos na gestão de identidades e atitudes políticas”. O ciclo termina em Junho, com Constantino Cordal, da Universidade de Vigo (Espanha) a debruçar-se no dia 3 nas “Euroregiões – que vantagens comparativas na União Europeia?” e, no dia 17, o compatriota Rafael Garcia Peres, da Universidade Santiago de Compostela, apresenta “A política de segurança da UE face ao novo conceito estratégico da NATO e as relações transatlânticas”.


Mais informações:


Profª Isabel Estrada Carvalhais (directora do NICPRI)


Tel.: 253604520, 253601920 | E-mail: isabelestrada@eeg.uminho.pt


 


(Pub.Mar/2011)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *