Publicado em Deixe um comentário

A química do amor e os prémios Nobel em destaque nas Jornadas da Química






O programa prevê a realização da palestra “A Química do Amor”, apresentada, às 11h30, pelo professor Paulo Ribeiro Claro, da Universidade de Aveiro.


Esta intervenção tem como objectivo abordar o amor romântico do ponto de vista da química. Apesar de o amor ser frequentemente visto como algo místico e espiritual, o docente explica que este é um fenómeno neurobiológico complexo, baseado em actividades cerebrais de confiança, crença, prazer e recompensa, que envolve um número elevado de mensageiros ou actores químicos. De que forma as substâncias que actuam no organismo e no cérebro são responsáveis pelas sensações e comportamentos associados ao amor? Esta é uma das questões que Paulo Ribeiro Claro se compromete a responder.


As jornadas encerram com a exibição de filmes sobre “O papel da Química e do Químico”, prevista para as 14h30. A iniciativa conta até sábado, dia 2 de Abril, com a exposição “10 Passos na Química…”, que percorre a vida e a obra de dez químicos laureados com o prémio Nobel. Estas actividades realizam-se no âmbito do Ano Internacional da Química e visam divulgar a licenciatura de Química e despertar o interesse dos alunos e da comunidade académica para esta área. 







Contactos


Prof. Maria Isabel Neves


Tel.: 253604057 | E-Mail: ineves@quimica.uminho.pt


 


(Pub.Mar/2011)



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *