Publicado em Deixe um comentário

Campeonato Nacional Universitário de Bodyboard





 


Mariana Machado foi, sem dúvida, a surpresa deste campeonato, ao remeter para segundo lugar a bi-campeã universitária e campeã europeia de 2009, Marta Fernandes (Escola de Hotelaria do Estoril- AEESHTE). No pódio feminino, lugar ainda para Lara Schenker (terceira), da Universidade do Algarve.


 


Já na prova masculina, a medalha de ouro foi para as mãos de António Cardoso, também da AEFMH, considerado uma jovem promessa no panorama português da modalidade. A prata foi entregue a João Barciela (Lusófona) e o bronze para Guilherme Guerra, da U. Lisboa.


 


A UMinho fez-se representar por sete atletas que não conseguiram nenhum lugar no pódio. Veronique Ramos, a única representante no feminino, ficou em último lugar no ranking, mas conseguiu uma boa pontuação (500 pontos), que ajudou bastante a nível colectivo.


 


Também no masculino a sorte não se fez sentir, sendo o melhor resultado a 25ª posição, atingida pelos alunos Miguel Louro (Eng. e Gestão Industrial) e Paulo Ribeiro (Eng. de Polímeros). Esta é, também, a melhor posição atingida desde sempre nos campeonatos universitários pelos atletas minhotos que conseguiram, pela primeira vez, passar aos oitavos de final da competição.


 






O monitor de bodyboard da UMinho, Bruno Vasconcelos, referiu ao UMDicas que os objectivos foram atingidos, pois a equipa conseguiu “melhorar bastante em relação ao ano anterior, e os Bodyboarders da UM ficaram mais motivados para continuar a surfar e para se apresentarem ainda melhor para o ano”.


 


Bruno Vasconcelos realça que a ausência de condições de treino para os atletas na Universidade condiciona a prestação dos mesmos e que, por isso, o próximo passo é “criar condições para que se possa treinar com alguma regularidade para continuarmos a melhorar”.


 


A competição foi marcada pelas más condições do mar que, segundo a organização, teve apenas uma onda excelente à prática do bodyboard e cerca de 61% de ondas muito más. Para Bruno Vasconcelos este facto prejudicou bastante a prova e os atletas, que não puderam mostrar o auge das suas capacidades.


 


A competição regressa ao mar nos dias 7 e 8 de Maio, para as provas de surf que ficaram, pela primeira vez, separadas das de bodyboard. Segundo Décio Ramos, coordenador da FADU, a separação visa “individualizar cada uma das modalidades no panorama do desporto universitário”.


 


RESULTADOS


 


Feminino


 


1º Mariana Machado, AAUE


2º Marta Fernandes, AEESHTE


3º Lara Schenker, AAUAlg


10º Veronique Ramos, AAUM (Eng. Civil)


 


Masculino


 


1º António Cardoso, AEFMH


2º João Filipe Barciela, AAULHT


3º Guilherme Guerra, U.Lisboa


25º Miguel Louro (Eng. Gestão Industrial), AAUM


25º Paulo Ribeiro (Eng. Polímeros), AAUM


33º João Leiras (LEI), AAUM


33º Nuno Alcobia (LEI), AAUM


49º Leandro Cepa (Eng. Biológica), AAUM


49º Pedro Afonso (Eng. Biomédica), AAUM


 


Colectiva:


 


1º AEFMH (2170 pontos)


2º U. Nova (1720 pontos)


3º U. Porto (1720 pontos)


4º AAUAlg (1540)


5º IPLeiria (1420)


6º AAESSEM (1320)


7º AAUM (1220)


 


Texto: Ana Paula Magalhães





(Pub. Mar/2011)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *