Publicado em Deixe um comentário

Antevisão: Futebol e Rugby partilham uma ambição







No inicio do novo milénio, quem dava cartas no futebol nacional universitário era a “geração de ouro” da AAUMinho. Um grupo de atletas que durante um hiato de seis anos conquistou um titulo nacional, dois vice-campeonatos e três terceiros lugares, demonstrando uma enorme regularidade exibicional… e mental.


As gerações que se seguiram, apesar de todo o “teórico potencial”, nunca conseguiram transformar as mais-valias técnicas em títulos. Passados que estão 10 anos sobre a conquista do último título de campeão nacional universitário, a AAUMinho chega a Coimbra como uma das equipas favoritas.


Conjuntamente com a Académica, IPPorto, IPViseu e IPLeiria, estas cinco equipas devido ao seu historial na modalidade e à campanha de qualificação que realizaram, surgem na linha da frente da “bolsa de apostas”.


Aos minhotos apenas se pede humildade e concentração para que possam voltar a levar o nome da AAUMinho aos lugares mais altos do pódio, onde durante muitos anos foi uma “habitue”.


O Rugby de Sevens Feminino surge nos antípodes do Futebol Masculino. Sem história na modalidade, sem títulos, sem uma mais-valia técnica comprovada no campo, as minhotas chegam como umas autênticas “outsiders”. Mas é este facto que as torna perigosas: não têm nada a perder.


O técnico da modalidade está a trabalhar com um lote de atletas, segundo ele, muito ambiciosas e agressivas, que pretendem deixar a sua marca nesta prova.


Frente às fortes equipas da Académica e da UPorto, talvez esta ambição e raça não chegue para equilibrar os pratos da balança, mas contra o IPPorto tudo é possível.


Com um pouco de sorte do seu lado, as minhotas podem provocar uma agradável surpresa e trazer uma medalha para Braga.


Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves





(Pub. Abr/2011)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *