Publicado em Deixe um comentário

Conferência sobre óptica e fotónica traz a Braga 300 cientistas de todo o mundo









A Universidade do Minho e o Melia Braga Hotel & Spa, em Braga, recebem nos próximos dias 3 a 7 de Maio a 1ª Conferência Internacional em Aplicações da Óptica e da Fotónica. A iniciativa, organizada pela recém-criada Sociedade Portuguesa para a Investigação e Desenvolvimento em Óptica e Fotónica (SPOF), vai reunir trezentos especialistas dos cinco continentes em todas as áreas da óptica, lasers, fotónica e ramos científicos associados.


 


Esta conferência internacional conta com 40 oradores de prestígio internacional e representantes das principais sociedades científicas mundiais e de congéneres da Europa, África, Ásia e América. Trata-se da primeira grande iniciativa da SPOF, no seu propósito de promover a visibilidade internacional da investigação portuguesa em óptica e fotónica e de estreitar a cooperação internacional nestes domínios, explica Manuel Filipe Costa, professor do Departamento de Física da Universidade do Minho, promotor da SPOF e presidente da conferência.


 


A óptica, a fotónica e as suas aplicações estão em crescimento acelerado no século XXI, a nível científico, tecnológico e industrial, e com um impacto decisivo no desenvolvimento das sociedades modernas. Por exemplo, nas telecomunicações, nas aplicações em medicina e no aproveitamento da energia solar e das novas fontes de luz. A fotónica (geração, propagação, controlo e detecção da luz) estende-se por áreas como lasers para investigação, processamento de materiais, litografia, aplicações médicas, detecção e medida, iluminação, telecomunicações, armazenamento e leitura de informação digital, sensores, corte e soldadura, conservação e restauro, computadores ópticos, produção de raios-x e uma vasta gama de aplicações, desde a investigação fundamental em laboratórios até aos consumíveis de entretenimento.


 


O que é a SPOF?


 


A SPOF nasceu formalmente no final de 2009 com o objectivo de promover o desenvolvimento da óptica e da fotónica em Portugal, seja nas vertentes de investigação científica e tecnológica mas também da divulgação, formação e educação em óptica pura, aplicada e fotónica. Segundo Manuel Filipe Costa, “a SPOF vai promover actividades de índole científica, pedagógica e cultural, incluindo a edição de publicações, promoção de projectos de investigação, conferências, cursos, entre outros”. A associação foi já aceite como representante de Portugal na Sociedade Europeia de Óptica e é membro fundador da Rede Ibero-Americana de Óptica. A SPOF foi também eleita para organizar em Setembro de 2013, em Portugal, a próxima Reunião Ibero-Americana de Óptica, “VIII Ibero-American Conference on Optics, XI Latin-American Meeting on Optics, Lasers and Applications”.


 


Mais informações em: http://www.optica.pt/aop2011.


 


Contactos


Prof. Manuel Filipe Costa:


Tel.: 253604070 /320


E-mail: mfcosta@fisica.uminho.pt, president@spidof.pt


 


(Pub.Abr/2011)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *