Publicado em Deixe um comentário

A Gata voltou à Praia



 


 




A Gata na Praia é uma actividade de carácter, maioritariamente, desportivo, sendo, portanto, organizada pelo Departamento Desportivo da AAUM em parceria com o Departamento Desportivo e Cultural (DDC) dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM). Segundo Luís Rodrigues, presidente da AAUM: “Esta parceria é, precisamente, um dos grandes motivos do sucesso desta actividade. Os SASUM, nomeadamente, o DDC, são co-organizadores desta actividade há já dez anos e são, sem dúvida, o parceiro ideal. Uma vez que esta actividade tem, maioritariamente, um cariz desportivo, todo este apoio técnico e logístico que os SASUM prestam é fundamental”.


 


Mas apesar da vertente competitiva, a Gata na Praia é uma actividade que se destaca pelo convívio entre um grupo tão amplo de jovens universitários.


 


Assim sendo, alguns nomes sonantes da Academia Minhota fizeram questão de marcar presença nesta actividade, nomeadamente, o Provedor do Estudante da UMinho, Prof. António Paisana, o Administrador dos SASUM, Eng. Carlos Silva, o responsável pelo DDC dos SASUM, Dr. Fernando Parente e o director da Rádio Universitária do Minho (RUM), e também antigo presidente da AAUM, Vasco Leão.






 


Carlos Silva encontrava-se de férias com a família e aproveitou para dar um salto à Gata na Praia. O Administrador dos SASUM veio comemorar com a AAUM o décimo aniversário desta actividade e reafirmar o forte papel que o DDC tem neste evento. Na sua opinião é importante viver e perceber o espírito desta actividade que envolve cerca de 500 estudantes. Carlos Silva aproveitou, ainda, para congratular a Associação Académica: “É uma actividade muito interessante a nível do desporto, do convívio, da criação de relações entre os estudantes e, sem dúvida, que a Associação Académica está de parabéns”.


 


Apesar do tempo nem sempre ter ajudado, lá se foram realizando os jogos que estavam previstos na Praia da Batata e, nos últimos dias, houve ainda oportunidade para ir a banhos no mar algarvio. De resto, deram-se muitos mergulhos na piscina do Aparthotel Aqualuz, onde os participantes ficaram instalados.


 


Afastados dos trabalhos e do estudo por uma semana, o ambiente era de descontracção. Todas as noites havia uma festa temática diferente e os minhotos chegavam à discoteca Duna Beach sempre vestidos a preceito. Os temas eram os mais variados, começou-se com a festa Sunglasses, seguiu-se a Noite Azeiteira, a festa Flower Power e, por fim, a já mítica Noite Branca. As noites foram sendo sempre animadas pelo DJ oficial da Gata na Praia, Sérgio Moura. Na última noite contou-se com a presença especial do DJ Miguel Rendeiro.






 


Para que tudo corresse da melhor maneira, o staff foi-se dividindo para fazer várias rondas ao longo das cinco noites passadas no Aparthotel Aqualuz, de forma a garantir o bem-estar de todos os participantes e, também, que os outros hóspedes do Aqualuz não seriam incomodados pela presença dos universitários do Minho.


 


A Gata na Praia é uma actividade que faz muito sucesso entre os estudantes minhotos mas, também, entre os alunos Erasmus da UMinho. Na Praia da Batata puderam ouvir-se outras línguas para além do português, nomeadamente, o espanhol. Foram, sobretudo, os espanhóis que aderiram a esta iniciativa e garantiram que é muito boa e que em Espanha não há nada do género. Outro povo que também esteve muito bem representado em Lagos foi o brasileiro.


 


O balanço final desta actividade é positivo, tanto na opinião dos participantes como do staff, uma vez que tudo correu dentro do previsto.






 


André Pinheiro é o vice-presidente do Departamento Desportivo da AAUM e, portanto, o principal responsável pela organização da Gata na Praia 2011. Concluída a actividade, mostra-se satisfeito com os resultados: “Faço um balanço muito positivo. A comitiva era de 530 pessoas e levar tantas pessoas até ao Algarve e manter tudo controlado não é fácil mas, ainda assim, tudo correu bem. A parceria com o DDC continua a ser um sucesso”.


 


Os dias passados na Praia da Batata e as noites no Duna Beach vão deixar saudades, é essa a opinião geral, tanto que, muitos dos participantes manifestaram já a sua vontade de voltar a inscrever-se na Gata na Praia no próximo ano.


 


Texto: Maria João Quintas


          Iolanda Lima



Fotografia: Nuno Gonçalves


nunog@sas.uminho.pt



(Pub. Abr/2011) 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *